terça-feira, 31 de agosto de 2010

O IMPERIO DO EGOÍSMO

Vivemos numa sociedade na qual a regra máxima chama-se EU. Atentar para si, viver para si, buscar prazer para si... Ou junto a quem lhe convier.
As crianças e os jovens estão sendo criados no espírito de competição, da busca de prazer, da total autonomia e do tempo, dos bens, do estudo para si mesmo.
É impressionante tudo a que assistimos na rua, vendo as barbaridades que os motoristas de carros e motos praticam, menosprezando as outras pessoas e apenas pensando em si mesmos. É uma ausência de educação, de civismo, de respeito. O que vale sou Eu.
O que falar a cerca do metrô ou da condução que nos leva ao trabalho e de volta para a casa? Não se respeita o outro. O mais velho, o mais frágil, a criança e nem a grávida, sem falar dos deficientes. São poucos os que cedem o lugar com respeito. A maioria senta-se nos lugares garantidos por lei para os mais frágeis (deficientes, crianças, grávidas, anciãos, etc), baixa a cabeça, finge dormir e não dá o seu lugar para aqueles que carecem dele.
Presencio isso todos os dias, pois ando de metrô e de ônibus. Pessoas, na maioria jovens, passam à frente dos outros, desrespeitam a saída de quem está dentro do metrô ou ônibus, impurram quem está à sua frente, deixando-os para trás.
Nos bancos, no supermercado e em lugares como tais, apesar da fila, muitos descaradamente passam a frente.
Vivemos, em todas as áreas do viver, inclusive na família, o "espírito do egocentrismo" ou o "domínio do eu". Menosprezar, ir contra, contrariar uma pessoa, em especial criança ou jovem, é "abrir fogo" de disputa e criar um caos.
O pior é que esse espírito também existe entre cristãos, nas igrejas as mais diversas, negando o verdadeiro Espírito de Cristo, que, com esvaziamento, humildade e espírito de serviço, expressou o seu viver e missão.
Lamentamos que esse espírito tenha passado a estar presente nos grupos religiosos, denominações, etc. Somente a minha posição é certa! A minha doutrina que é correta! O meu modo de louvar e adorar é o adequado! A minha forma de orar é que agrada a Deus! Todas as pessoas devem ser como eu!
Multiplicam-se as " igrejas " e "grupos religiosos" devido a vários fatores, dentre eles o egoísmo. Funciona assim: Eu não concordo com isso ou aquilo que está na minha igreja ou denominação. Terei que abrir a "minha igreja". Ou: eu tenho a visão divina correta...Recebo dele a revelação e autoridade (missianismo), desprezando a palavra divina, a historia da igreja e a tradição histórica. O egoísmo religioso tem nos levado ao "fundamentalismo extremado". O resultado são as divisões, crises e, em âmbito universal, conflitos e guerras injustificáveis.
Faltam educação, consideração, tolerância, delicadeza, respeito, gestos nobres entre as pessoas nos relacionamentos e nos acontecimentos do dia a dia.
Paulo nos afirmou em 2 Coríntios 5:14-15: "O amor de Cristo nos constrange [...] Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos (quebra do egoísmo), mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou".
A presença da graça de Cristo em nossa vida, quando verdadeira e real, quebra o egoísmo e nos leva a viver para Ele, levar em conta as outras pessoas e o bem de todos, em especial a glória de Deus.
O próprio Paulo afirmou, agora em Gálatas 2:20 "Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim". Sei que não é fácil vivenciar essa realidade. Somos humanos, frágeis e limitados. Mas a presença de Cristo em nós, pelo Espírito Santo, quebra o nosso egoísmo e nos leva a viver para Ele e para o próximo.
Vamos avaliar os nossos impulsos, nossos relacionamentos, nossas relações pessoais e interpessoais, nossa vivência no lar. Verifiquemos as nossas motivações, atitudes, apreciações e comportamento. São eles dominados pelo egoísmo?
A crise relacional, em todas as esferas da vida, está fundada no domínio do egoísmo. Abaixo esse espírito e estilo de vida que contraria o Evangelho de Cristo.

Texto de Nelson Luiz Campos Leite
Fonte: No Cenáculo
Guia Devocional Diário - Edição julho/agosto-2010
http://www.editoracedro.com.br/
-------PROJETO RESTAURAR LUTANDO PELAS FAMÍLIAS ...............
"...pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra [...] os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais da maldade..." (Efésios 6:12). São estas forças do mal que têm plantado em cada núcleo familiar a semente do egoísmo, fazendo com que cada membro da família cuide de si mesmo, dos seus próprios interesses, com amor excessivo ao bem próprio, sem atentar pelas necessidades dos demais.
Precisamos matar em nossos lares a semente maldita do egoísmo, abrindo as janelas da alma para o Espírito Santo, para que Ele faça brotar em nossos corações, o seu fruto, e tenhamos: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, , mansidão e domínio próprio.
Seu irmão em Cristo. Adolpho Salgado
Contato:
ministeriorestaurandofamilias@gmail.com

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O QUE É NECESSÁRIO PARA VENCER A CRISE NO CASAMENTO?

1- Constate a crise sem medo, não adianta fazer de conta que ela não existe. (Efésios 4:15)

2- Busque falar com seu cônjuge sem espiritualidade falsa. Diga a verdade em amor. Quem está na crise não precisa de juiz, mas sim de um amigo, não precisa de um professor, mas sim de uma presença.

3- Verifique se o chão da sua família está afofado com a graça de Deus, porque na crise alguém pode cair e se não houver graça, vai se machucar. Quando há graça, mesmo caindo, pode se levantar. Qual é o chão da sua casa?

4- Na crise, não se abstenha da relação sexual com o cônjuge. Pois essa pode ser a hora de aflorar emoções contidas, afeições reprimidas e até mesmo algumas amarguras guardadas, que são liberadas naquele momento de êxtase em forma de sorriso, gargalhada ou até mesmo em lágrimas.

5- Nunca veja o divórcio como uma porta, mas sim como uma saída de emergência.

6- Na crise, nunca obrigue seus filhos a tomar posição a seu favor.

7- Busque o Senhor de todo o seu coração, mas faça a sua parte.

8- Acredite mais no poder restaurador do amor, do que na impecabilidade humana.

9- Faça da crise "o adubo" que pode fazer as qualidades aparecerem para o bem estar do relacionamento. Bondade, longanimidade e solidariedade nascem da crise.

Pr. Josué Gonçalves é terapeuta familiar, escritor e conferencista internacional. Bacharel em Teologia pelo IBAD - Instituto Bíblico das Assembléias de Deus, com especialização em aconselhamento pastoral e terapia de casais.
Fonte:
http://www.guiame.com.br/