quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Subsídios para estudo bíblico em família.

Cristo nos induz ao crescimento espiritual.

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não sejamos mais meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo." (Efésios 4:11-15)

Crescimento espiritual em frutificação:

"Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para o alimento, também multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça." (2 Coríntios 9:10).

Crescimento espiritual em amor:

"O Senhor vos aumente, e vos faça crescer em amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco." (1 Tessalonicensses 3:12).


- O amor é a prova do verdadeiro discipulado: "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (João 13:35).

- O amor é a prova do genuíno serviço: "Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas." (João 21:16).

- O amor é a prova da realidade da nova vida: "Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte." (1 João 3:14).

Crescimento espiritual através da Palavra:

"...desejai ardentemente, como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, para por ele crescerdes para a salvação." (1 Pedro 2:2).

Crescimento espiritual para a perfeição:

"Pelo que, deixando os ensinos elementares da doutrina de Cristo, prossigamos para a perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus." (Hebreus 6:1).

Crescimento espiritual por acréscimo:

"Por isso mesmo vós, empregando toda diligência, acrescentai à vossa fé a bondade, e à bondade o conhecimento, e ao conhecimento o domínio próprio, e ao domínio próprio a esperança, e à esperança a piedade." (2 Pedro 1:5-6).

Crescimento espiritual em graça e conhecimento:

"Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade. Amem." (2 Pedro 3:18).

Fonte: Bíblia de Referência Thompson - Editora Vida.

Contato:

adolphosalgado@hotmail.com

ministeriorestaurandofamilias@gmail.com







sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

REGENERAÇÃO, UMA NECESSIDADE PARA VIDA CRISTÃ

Subsídios para o estudo bíblico em família.



"...Necessário vos é nascer de novo" (João 3:7)



O sacrifício de Cristo na cruz nos garante a Regeneração:

"Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim. Ele dizia isto para mostrar o tipo de morte que ia morrer." (João 12:32-33).

"Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte para que, como cristo ressurgiu dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição. Pois sabemos isto, que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado." (Romanos 6:3-6).



A Regeneração é o nascimento de novo espírito:

"Dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro em vós um espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra, e vos darei um coração de carne."( Ezequiel 36:26).



A Regeneração procede de Deus:

"Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos os que o receberam, àqueles que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; filhos nascidos não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." (João 1:11-13).



A Regeneração é essencial para a visão espiritual:

"Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que quem não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (João 3:3).



A Regeneração produz nova criatura:

"Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo." (2 Coríntios 5:17).



A Regeneração é necessária à salvação:

"...não por obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante a lavagem da regeneração e da renovação pelo Espírito Santo." (Tito 3:5).
"Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas." (Tiago 1:18).
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos." (1 Pedro 1:3).

A Regeneração ocorre mediante a Palavra de Deus:

"Tendo sido regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e é permanente." (1 Pedro 1:23).

A Regeneração é obtida pela fé:

"Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus, e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido." (1 João 5:1).
Fonte: Bíblia de Referência Thompson - Editora Vida.

Contato:
adolphosalgado@hotmail.com
ministeriorestaurandofamilias@gmail.com