sábado, 23 de julho de 2011

NAMORO E NOIVADO - PARTE 2

Que sociedade? Que harmonia...? Que união...?
Autor: Dr. Jaime Kemp

Quando jovem, também fui tentado a não me preocupar com o desenvolvimento de uma base espiritual firme. Nunca vou me esquecer da primeira vez em que eu e minha namorada, que agora é a minha esposa, saímos. Meu coração batia tão descompassadamente que pensei que ia pular para fora porque eu estava "gamado" por ela. Tinha resolvido no meu coração desenvolver uma namoro com a Judith, dentro dos padrões de Deus.
Quando entramos no meu chevrolet novo, queria orar com ela antes de sair, mas tive medo de que ela fosse pensar que eu era um fanático religioso.Por alguns segundos lutei comigo mesmo e, na última hora, eu disse: "Você não gostaria de orar comigo agora?". Ela olhou para mim com um sorriso bonito e disse: "Sim, quero". Foi preciso muita coragem para fazer aquilo mas, dou graças a Deus, porque hoje, depois de 19 anos, é fácil orar com minha esposa.
Lembro-me ainda daquela oração: "Querido Pai, queremos convidar-te para participar conosco de nossas atividades. Queremos que tu sejas o centro do nosso namoro. Que nossos pensamentos, palavras e ações sejam dirigidas por ti. Queremos te agradar com o nosso relacionamento. Abençoa-nos Senhor, em nome de Jesus, amém".
Os momentos de oração, de compartilhamento da ação de Deus em nossas vidas, e a leitura da Bíblia juntos, foram usados para nos dar forças nas horas de tentações que dois jovens têm, especialmente no controle dos impulsos sexuais e no relacionamento físico no namoro. Não estou dizendo que foi tudo perfeito. Houve dificuldade, tentações, e, às vezes desentendimento, mas, a diferença era que tínhamos Jesus como a pessoa mais importante no nosso relacionamento, e a Palavra de Deus como guia de nossas decisões e atitudes.
Se vocês não oram juntos no período de namoro e noivado, se não procuram ler e obedecer a Palavra, se não há conversas francas e abertas sobre dificuldades, não pensem que, de repente, no primeiro dia do casamento será automático orar, colocar a Bíblia como prioridade e organizar a vida conforme os princípios de Deus. Isso simplesmente não acontecerá. O período de namoro e noivado é importante para construir o alicerce para um casamento feliz.
Quero dar algumas sugestões que podem ajudá-los nesse sentido:
1. Desde o início do relacionamento planejem atividades em grupo. Isto é, evitem longos períodos a sós, colocando-se em situações onde seus impulsos seriam estimulados demais.
2. Estabeleçam regras de conduta coerentes com princípios bíblicos. Por exemplo, sejam francos quanto ao relacionamento físico. Às vezes, as carícias estão excessivas e há defraudação.
3. Coloquem a Bíblia como regra de fé e prática.. Isto quer dizer que vocês vão estudá-la juntos e procurar aplicações práticas.
4. Desenvolvam um espírito de louvor e oração. Serão momentos entregando uma certa atividade a Deus, ou depois de uma conversa sobre um problema, ou louvor por uma vitória.
5. Prucurem ter comunicação aberta. Um dos maiores problemas no casamento é a falta de comunicação, ou a comunicação não aceitável, como por exemplo, gritarias, brigas etc. Aprendam logo de início a manter uma linha de comunicação aberta entre vocês e o Senhor. Desenvolvam um espírito de perdão. Uma noiva com muito orgulho, desse-me há algum tempo atrás: "Jaime, quero que você saiba que em nosso namoro e noivado, nunca brigamos, nem discutimos". Olhei com desconfiança e disse: "não tenho certeza, mas acho que seu relacionamento está precisando de mais objetividade e honestidade. Todo relacionamento tem que passar por provações. Mas, o amor verdadeiro, usará a tribulação para que o relacionamento se torne mais profundo e comunicativo".
6. Procure ler bons livros. Sugiro os seguintes: "Uma benção chamada sexo", de Robson Cavalcanti; "Casei-me com você" e "Amor, sentimento a ser aprendido", de Walter Trobosch; " A Família do Cristão", de Larry Christenson. Podem ser lidos e discutidos, mas cuidado com conversas íntimas sobre sexo, que poderão levá-los a se despertarem sexualmente.
Tenho certeza de que você deseja um casamento feliz, vivido dentro do padrão de Deus. Para que isso aconteça, você tem que construir sua casa na rocha, que é Cristo e a Palavra de Deus. Decida basear seu noivado nos princípios de Deus e que Deus o abençoe nessa decisão.

"Sexo...Por que esperar até o casamento"?

Vamos conversar agora sobre o relacionamento físico. Como controlar as carícias? Quem deve controlar o relacionamento físico? É possível ter contato físico e ainda ficar dentro da vontade de Deus? Quais são os limites que Deus impõe? Será que a Bíblia tem respostas para perguntas como essas? Deus está interessado neste assunto?
Digo com toda convicção que há respostas bíblicas para essas perguntas e que Deus está interessado no relacionamento dos jovens cristãos.
Em 1 Tessalonissenses, capítulo 4, Paulo trata do nosso relacionamento físico.
Veja a passagem, versículos de 1 a 8.
Como é que devemos viver e agradar a Deus? Conforme o versículo 3, a vontade de Deus é a nossa santificação. Isto quer dizer, pureza moral. É a separação dos padrões imorais da sociedade e a aceitação do padrão de Deus. Paulo está dizendo que Deus quer que dediquemos nossa vida a Ele e que nos abstenhamos da prostituição. Paulo não está falando só da comercialização do sexo pelas mulheres na rua, mas, da imoralidade sexual, seja em palavra ou ação.
Em pesquisa realizada entre jovens evangélicos do Brasil, descobri que uma grande porcentagem deles, até 21 anos de idade, tiveram relações sexual com suas namoradas. Paulo está dizendo que Deus quer que vivamos nossa vida com pureza moral. No versículo 4, ele explica que "cada um de vós saiba possuir seu próprio corpo" (a tradução antiga diz "o seu vaso", mas na língua original podemos deduzir que significa corpo). Alguns acham que a palavra "corpo" se refere esposa. Se significa o seu próprio corpo ou o de sua esposa, é importante verificar que o jovem deve guardar puro o seu corpo até o casamento, quando ele poderá desfrutar dos prazeres do ato conjugal.

Extraído do livro "Antes de Dizer Sim". Jaime Kemp
Fonte: www.amofamilia.com.br

sexta-feira, 22 de julho de 2011

NAMORO E NOIVADO - PARTE 1


Que sociedade? Que harmonia... ? Que união...?
Autor(a): Pr. Jaime Kemp

Certo dia, veio conversar comigo, uma moça que já havia participado de um dos conjuntos de Vencedores por Cristo. Fez o treinamento intensivo e sabia os princípios de Deus para o namoro cristão.

Descobri que estava namorando um rapaz não crente, e perguntei-lhe: "Cristina, o que você está fazendo? Já esqueceu o que estudamos sobre o plano de Deus para esta área de sua vida?" Ela ficou quieta e pensativa, respondendo depois: "Sabe, Jaime, é verdade que ele não é crente, mas é um cara muito legal; é mais cavalheiro que a maioria dos rapazes que conheço; me leva à igreja e creio que está aberto. Vou testemunhar para ele e ganhá-lo para Cristo". "Cuidado com esse tipo de justificativa", eu disse, "você tem certeza que isso não é a voz do diabo cochichando ao seu ouvido?"

Ela saiu de meu escritório tentando me convencer de que aquele relacionamento não ia prejudicá-la, e meses depois casou-se. Fiquei pensando, "será que ele entregou sua vida a Jesus?"

Depois de um ano e nove meses, Cristina me telefona chorando e dizendo: "Jaime estou desesperada, preciso urgentemente falar com você". Marcamos um encontro no escritório e quando a vi, fiquei assustado. Seu semblante mudara para uma aparência triste, frustrada. Uma das primeiras coisas que disse foi: "Eu não o conhecia. Antes de casarmos ele era gentil, atencioso, carinhoso, ia à igreja. Agora ele mudou completamente, não quer saber mais da igreja, até parece que o amor e carinho que sentíamos um pelo outro acabou".

A conversa acabou com ela dizendo: "Jaime, já iniciamos o processo de divórcio". Hoje ela está divorciada e tem uma filhinha. Não sei o que vai acontecer com Cristina, mas sei que não teria passado por essa dor, se tivesse obedecido aos princípios da Palavra de Deus. Deus não pode abençoar um relacionamento iniciado com desobediência.
Às vezes me dizem: "Meu pai não era crente quando se casou, mas agora é líder em nossa igreja". Como responder a esse raciocínio? Pela graça e misericórdia de Deus seu pai é crente! Louve a Deus por isso, mas não adote essa linha de pensamento porque para cada caso assim, eu posso contar nove casos de casamentos mistos onde há tristeza, brigas, desarmonia e divórcio.

Em II Coríntios 6:14-18, Paulo dá uma instrução muito importante sobre esse relacionamento tão íntimo. Leia o texto lembrando-se que a cidade de Corinto era tremendamente pecaminosa, comparável a São Francisco na Califórnia ou ao Rio de Janeiro aqui no Brasil. Faziam parte da adoração no templo pagão 1000 prostitutas. Foi lá que Paulo pregou o evangelho transformador - "Não vos ponhais em jugo desigual".
Em 1967, meu primeiro ano no Brasil, viajamos no interior de Minas, onde vi um carro de boi. Impressionei-me com o jugo, ou canga, sobre o pescoço dos bois. Fui criado na roça e já sabia que não é possível colocar um boi e um cavalo juntos na mesma canga para puxar o carro, porque a natureza deles é diferente. Um sairia correndo para um lado, e o outro, devagar para outro.

Paulo usa a canga como ilustração para descrever o relacionamento íntimo entre as pessoas. Não ponha seu pescoço para trabalhar, andar junto, criar filhos, servir ao Senhor, na mesma canga com uma pessoa que não tem Jesus como Senhor. Paulo fez cinco comparações para enfatizar que um casamento misto não dá certo. Primeiramente, "não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos". Em segundo lugar ele pergunta, "será que existe sociedade entre a justiça e a iniqüidade?", isto é, não há possibilidade de trabalharem juntos.

Em terceiro lugar, "Que comunhão há entre a luz com as trevas?". Somos filhos da luz. Não há possibilidade de termos comunhão com os filhos das trevas. O comportamento e filosofia e os valores são diferentes.
Um rapaz pode-me dizer: "Jaime, você está dizendo que minha garota de olhos azuis, bonita toda vida, é filha das trevas?". Não sou eu quem diz isso, mas é Deus! Se ela não foi lavada pelo sangue de Cristo, não faz parte da família de Deus, portanto, não há nenhuma possibilidade de um relacionamento mais íntimo com ela.

Em quarto lugar, Paulo pergunta, "ou que união pode haver do crente com o incrédulo?" Fomos comprados por um preço alto, não pode existir unidade entre o santuário de Deus e os ídolos. Em quinto lugar, "que harmonia pode haver entre Cristo e o Maligno?". Aqui Paulo não fala apenas de um descrente, mas de alguém totalmente nas mãos do diabo.
Muitos jovens não querem casar-se por não conhecerem casamentos harmoniosos, famílias felizes.

É pena, pois o casamento é a primeira instituição de Deus. Portanto, dentro dos planos e princípios de Deus, tem que ser o relacionamento mais bonito. Jovens noivos, Deus quer andar e habitar entre vocês, participando de suas atividades.
Não há dúvida alguma de que devemos ser luz e sal na sociedade em que vivemos, iluminando e preservando o que resta de sociedade decaída. Isso requer nossa amizade e presença entre pessoas na sociedade, mas Paulo está-se referindo a intimidades como namoro, noivado e casamento.

Posso dizer, sem medo de errar, que 75% de todos os problemas que encontro em meu aconselhamento de casais, têm sua origem na época de namoro e noivado.
Jovem, Deus tem um plano maravilhoso para você! Deus está mais interessado com quem você vai casar-se, do que você mesmo. Espere nEle e Ele tudo fará.
"Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do seu
coração".

Deus me deu esse versículo quando eu estava inquieto e inseguro com relação a esta área da minha vida. Deus não falha. Verifique se seus desejos estão dentro do padrão de Deus e espere. Deus sabia exatamente que tipo de esposa eu precisava e me deu uma linda loira. Ele será fiel com você também. Basta confiar e esperar.

Com isso, fica bem claro em nossa mente a importância da escolha certa. Colocar-se em jugo desigual resulta em casamento incompleto, porque o aspecto prioritário, que é a unidade espiritual, está perdido. Uma vez tomada essa decisão, a segunda será: "Vou basear nosso namoro e noivado nos princípios de Deus".

"Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus (I Coríntios 10:31).

"Namoro a três!"
Certa vez, num dos meus seminários, perguntei aos rapazes: "Quando foi a última vez que você orou com sua garota?".
Depois, um deles me disse: "Jaime, oração no namoro? Não tem cabimento!". Se não há ambiente para a oração, alguma coisa está errada no seu relacionamento, porque a oração deve ser a prática mais expontânea na vida cristã, dentro ou fora do namoro.
Nossa tendência é catalogar coisas que achamos que são espirituais e as que achamos serem do dia-a-dia. Por exemplo, muitos acham que lecionar na Escola Dominical é atividade espiritual, mas não pensam que conversar com o namorado, ou comer pizza juntos seja atividade espiritual. Paulo acaba com essa idéia em I Coríntios 10:31. Deus quer participar de todas as atividades de nossa vida.
Uma moça disse-me uma vez que não lia a Bíblia ou orava com seu namorado por ser ele tímido. Posso entender essa timidez se ele for crente novo, ou se o namoro está no início. Entretanto, se depois de seis meses ou um ano, ele não pode ou não quer orar e ler a Bíblia com ela, esse relacionamento deve ser seriamente avaliado. Se não desenvolverem esse alicerce, o seu casamento não resistirá às tempestades e crises que a vida conjugal trará. Sem os princípios de Deus bem definidos, é impossível tomar decisões corretas no namoro, noivado ou casamento.

Continua.
extraído do livro: Antes de Dizer Sim. Jaime Kemp. p.25

Fonte: www.amofamilia.com.br




sábado, 16 de julho de 2011

RECONCILIAÇÃO

"Se quando éramos inimigo de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida! (Romanos 5:10).

James C. Hendrix (Indiana, EUA), escrevendo seu testemunho para No Cenáculo - Guia Devocional Diário, por sinal uma mensagem muito importante sob o tema "Reconciliação", assim ele escreveu:

"Dan e eu éramos amigos desde a faculdade. Apesar de termos nos mudado para regiões diferentes do país após a formatura, mantivemos contato. Uma noite, durante um telefonema, Dan e eu começamos a discutir por causa de nossos planos para um acampamento. A discussão ficou tensa, trocamos palavras ríspidas. Finalmente, desligamos sem pedir desculpas. Não liguei para Dan por três meses, e ele também não entrou em contato comigo. Uma manhã, durante minha meditação, percebi que ainda estava zangado com Dan. Sabia que a minha raiva continuaria a crescer se não a enfrentasse e lidasse com ela. Orei e pedi que Deus me perdoasse; depois telefonei para Dan e pedi desculpas. Ele também pediu perdão. Conversamos por mais de uma hora, oramos um pelo outro e marcamos o fim de semana para nosso acampamento, há muito adiado.
Todos nós já estivemos separados de Deus, mas, pela morte de Cristo na cruz, hoje estamos reconciliados com ele (veja o versículo acima).
çPodemos nos alegrar, sabendo que já não somos inimigos de Deus. Pela dádiva de Jesus, temos um relacionamento de paz com nosso Senhor e podemos tê-lo com outras pessoas".

A Bíblia nos ensina.
O segredo para o nosso bem estar, tanto espiritualmente, como na área da nossa mente,e também no que se refere a saúde do corpo, é estar bem com Deus, conosco mesmos e com o nosso próximo. Jesus conversando com um dos mestres da Lei diz: "Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo mandamento é este: " Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior que estes" (Marcos 12:30-31). Quando amamos a Deus como Jesus nos ensina nestes versículos, o amor do nosso Pai celestial é derramado em nossos corações. "...porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu" (Romanos 5:5). O amor de Deus derramado em nossos corações faz com que amemos a nós mesmos. pois estamos cheios de amor.
Este amor de Deus em nós transborda e faz com que amemos até os nossos inimigos. Isto nos ajuda a compreender o que está escrito: "O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (1 Coríntios 13: 4-7).
A célula de uma nação é a família. Essas coisas precisam ser praticadas no núcleo de cada família para que a nação toda seja abençoada; para que haja comunhão perfeita entre uma pessoa e outra, entre uma família e outra.
Vejam o que está escrito no último versículo do Antigo Testamento, com respeito a vinda do Messias (Cristo): "Ele converterá os corações dos pais aos filhos, e os corações dos filhos aos pais, para que eu não venha e fira a Terra com maldição" (Malaquias 4:6).
Pais! Ensinem isto aos seus filhos e vocês terão uma descendência abençoada.
Com amor em Cristo.
Adolpho Salgado
adolphosalgado@gmail.com

quarta-feira, 13 de julho de 2011

SUPERANDO AS DORES QUE SURGEM NA FAMÍLIA!

Superando as dores que surgem na família!

Subsídios para Devocional em Família.

Leia Lucas 8:40-56
..
Uma família vivendo uma experiência de dor.Jairo quer vencer o problema da dor ao ver a filha curada.I) No enfrentamento do problema sempre surgem obstáculos a serem vencidos:Primeiro obstáculo posição social.Jairo era o chefe da sinagoga: não lhe ficava bem permitir que sua fragilidade diante da doença fosse do conhecimento público.Segundo obstáculo - a espera.No caminho alguém furou a fila do milagre, ele precisou esperar.Terceiro obstáculo - a imagem da realidade.Sua filha morreu...II) Recursos de que dispomos para superar a dor vivida na família. 1. O recurso humano.1- Todo problema humano apresenta uma dimensão que precisa ser tratada pelo próprio homem. Os quatro aspectos do lado humano no enfrentamento da dor:a) A força da solidariedade. Um pai que corre o risco de ser mal interpretado, mas o que importa é a restauração da filha.b) Paciência - A cura da filha de Jairo nos ensina que nem sempre os milagres são instantâneos, sendo as vezes processuais, demandando espera, paciência, perseverança.c) Esperança - os que conseguem superar a dor na família são aqueles que não perdem a esperança.d) União - na busca de solução para o nosso drama, não devemos sucumbir a solidão. Daí o papel da igreja. (Mc 5.40)2. O segundo tipo de recurso na superação da dor é o recurso divino.a) A decisão divina de intervir. Só encontramos solução para os nossos problemas quando Deus resolve agir. (Mt 5.22,23). Como conseguir que Deus intervenha no nosso problema? Se colocar diante d'Ele com humildade.b) O segundo aspecto da solução divina é que a presença de Deus vai ao encontro da dor humana, sarando-a - mas tão somente quando o levamos até o cerne da nossa dor, o centro do problema. (Mc 5.24-40) 3. O terceiro aspecto da solução divina está em emprestar fé à declaração que sai da boca de Deus acerca da solução que traz para nosso problema. (Mc 5.41) Qualquer ação de Deus na vida humana só se manifesta quando sua Palavra sobre o problema é liberada. Foi a Palavra que criou o Universo. É a Palavra dele que faz milagres, e abre horizontes, ressuscita mortos.
Fonte: www.familiaegraca.blogspot.com

domingo, 10 de julho de 2011

O PROBLEMA DOS PAIS AUSENTES

Uma palavra aos pais

A presença dos pais sempre se fez necessária na educação dos filhos. E, hoje, o que se vê são crianças carentes, que se encontram perdidas entre a internet, tevê e videogames.

O fato de ambos os pais trabalharem fora de casa é, muitas vezes, apontado como um dos principais motivos que levam à falhas na educação infantil, tais como o aparecimento de inúmeros tipos de problemas de comportamentos por parte da criança. Dentre os principais problemas que podemos notar estão:

  • Agressividade
  • Problemas escolares (pais não participam da vida escolar)
  • Drogas
  • Carência afetiva
  • Depressão
  • Freqüentes queixas que os pais levam ao consultório são de que estão cada vez mais ausentes e por isso não conseguem educar os filhos de forma correta. O importante é saber que pais ausentes não significa necessariamente pais displicentes.

O que gera problemas na educação das crianças não é o fato dos pais trabalharem fora, mas a maneira como se comprometem com a educação de seus filhos, a forma como administram seu tempo e o tipo efetivo de educação que colocam em prática. Pais podem estar fisicamente próximos de seus filhos durante a maior parte do dia, mas podem não estar afetivamente disponíveis a eles. Não conversam intimamente, não brincam, brigam e gritam a maior parte das vezes que se dirigem à criança.

Por outro lado, existem famílias que, mesmo estando a maior parte do dia longe de seus filhos, conseguem manter um relacionamento próximo, afetuoso e se envolver na educação dos filhos.

Pais ausentes devem desenvolver algumas habilidades importantes para participarem ativamente na educação dos filhos:

  • Administrar o tempo
  • Serem afetivos
  • Monitorar a distância
  • Ser cuidadoso na escolha de com quem e onde deixar a criança na ausência
  • Dar atenção
  • Estarem acessíveis (para criança poder recorrer nos momentos em que precisar)
  • Pais que tiverem dificuldade em como lidar com os filhos e/ou quando os filhos apresentarem comportamentos problemáticos, devem procurar ajuda de um psicólogo infantil.
  • Fonte: www.guiame.com.br

sexta-feira, 8 de julho de 2011

QUEM ESTÁ PILOTANDO A SUA VIDA?

Quem está pilotando a sua vida?


Todos temos nossas dificuldades, lutas e impossíveis, mas é ai que devemos nos perguntar: O que estamos fazendo para conseguir passar pelas lutas com vitória? E se estamos fazendo algo será que estamos fazendo o certo?

Na verdade essa resposta cabe a cada um de nós e é bem simples. Olhe para dentro de si e responda com sinceridade o que você tem feito para Deus? Quanto tempo você tem dedicado para aquele que lhe deu a oportunidade de estar vivo mais um dia? Hoje você já separou um tempo para Ele? Será que você não está deixando o seu "eu" comandar a sua vida?

Bom se você está, esse é um grande problema, pois quando deixamos o nosso "eu" comandar a vida é como se a carne estivesse matando o nosso espirito e deixando nossa vida no "piloto automático", o erro disso é que nascemos com a semente do pecado em nós, e com isso o nosso "piloto automático" vai levar-nos sempre para o mau caminho, nos afastando ainda mais do nosso Criador e daquele que nos deu a própria vida para salvar a nossa!
E ai, o que você tem alimentado mais a carne ou o espirito? Quem está pilotando a sua vida?
Pense bem, será que não é um grande egoísmo da nossa parte não dedicar um tempo para quem deu a sua própria vida por nós? Além de egoísmo é uma falta de conhecimento enorme, porque não há no mundo coisa melhor do que ter uma intimidade legal com Deus e estar no centro da vontade do Senhor.
E um grande erro, se não o maior erro que cometemos, é que abrimos mão dessa intimidade, pensando e buscando a todo instante as riquezas materiais, os amores, entre outras coisas, e deixamos o Reino de Deus de lado, não estou falando que é ruim ter riquezas, ter um amor, mas Deus nos deixou o seu manual, a Bíblia, e nele está escrito assim: "Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6:33)
Ele já nos prometeu que teremos o necessário para viver uma vida boa aqui, mas para isso é necessário a busca pelo seu Reino e conhecimento da sua palavra mas além disso, também deixou que tudo isso passará e o que temos para viver com Ele na eternidade é muito maior que tudo isso.
"Não ajunteis tesouro na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam." (Mt 6:19-20)
Por isso esta é a palavra que Deus colocou em meu coração, vamos levar mais a sério a palavra do Senhor, buscar primeiro o Reino e viver aquilo que Deus tem para gente, que com certeza é muito maior do que pedimos ou pensamos.
Na realidade o que Deus quer é que tenhamos uma vida na sua intimidade uma vida centrada no seu caminho sem ficar em cima do muro ou olhar pela janela e desejar o que o mundo deseja.
Mas isso não é fácil e ninguém falou que seria mesmo, pelo contrário, a Bíblia diz: "Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão." (Lc 13:24), mas para conseguirmos isso temos que matar o nosso "eu" todo dia, estar diante de Deus colocando nossas dificuldades e lutas nas mãos dele, pois o que para nós é impossível pra Deus não é, só basta termos fé e confiar em sua palavra!

Que Deus abençoe sua vida!

Pastor Josué Gonçalves

Fonte: www.familiaegraca.blogspot.com

segunda-feira, 4 de julho de 2011

JESUS CAMINHA CONOSCO

Leia Lucas 24:13-32

"Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo" (Lucas 24:15-16).

Aqueles dois discípulos de Jesus que moravam em Emaús, após a morte do seu Senhor e Mestre, caminhavam experimentando uma frustração profunda. No coração deles não havia mais esperança e nem certeza de nada. Carregavam em sua mente um ponto de interrogação. E agora?
Jesus apareceu junto deles e com eles caminhava. Eles informaram a Jesus a respeito de suas frustrações e tristeza. Jesus, porém, citava passagens das Escrituras que falavam dele, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os profetas, para explicar-lhes que era preciso que o Messias (Cristo) sofresse e assim recebesse de Deus, o Pai, toda a glória. Aqueles discípulos, tardio de entendimento, mesmo assim não perceberam a presença de Jesus. Eles só perceberam a presença de Jesus, na hora da alimentação, quando o Senhor deu graças pelo alimento.
Assim somos nós, Jesus está sempre presente, mas envolvidos com nossos estresses, ansiedades, frustrações, não percebemos sua presença, e por este motivo deixamos de ser beneficiados por ele. Devemos lembrar que, a presença de Cristo é a presença do próprio Deus. "Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta: A virgem conceberá e dará a luz um filho, e o chamarão pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus conosco" (Mateus 1:22-23).
Ressuscitado e glorificado ele pode estar plenamente presente em todos os lugares, sem os limites de um corpo físico, como o nosso.
Jesus diz: "Pois onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estarei eu no meio deles. Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E certamente estou convosco todos os dias, até a consumação do século" (Mateus 18:20; 28:19-20).
Cristo, na realidade, quer ser íntimo de nós. Oração é diálogo; nós falamos com Cristo e ele fala conosco. Se levássemos em conta isso nossa vida cristã seria diferente e faríamos diferença numa sociedade tão corrompida.
O que podemos falar com Cristo? Qualquer coisa, se falarmos de todo o coração. Ele caminha conosco como nosso amigo, do mesmo modo que caminhava pelos caminhos de Emaús com aqueles dois discípulos; certamente ele é o nosso divino companheiro. Falemos com ele, por exemplo:
* Sobre nossos pecados. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).
* Sobre enfermidades, nossas ou dos nossos entes queridos, como fizeram os discípulos, com respeito à sogra de Pedro. "Saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André com Tiago e João. A sogra de Simão estava acamada com febre, e logo lhe falaram dela" (Marcos 1:29-30).
* Sobre nossas dificuldades diante de grandes desafios. Ele poderá nos surpreender com um grande milagre. "Ao declinar a tarde os seus discípulos se aproximaram dele, e disseram: O lugar é deserto, e o dia já está muito adiantado. Despede-os para que vão aos campos e aldeias circunvizinhas, e comprem para si o que comer. Ele, porém, lhes respondeu: Dai-lhes vós de comer. Disseram-lhe: Iremos nós, e compraremos duzentos denários de pão para lhes dar de comer? Ele lhes disse: Quantos pães tendes? Ide ver. E sabendo-o eles, responderam: cinco pães e dois peixes. Tomando ele os cinco pães e dois peixes, levantou os olhos ao céu e os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos para que os distribuissem. Ele também repartiu os dois peixes por todos. Todos comeram e se fartaram" (Marcos 6:35-38; 41-42).
* Falemos também com Jesus sobre os nossos fracassos, acompanhados por tantas frustrações, como fizeram os discípulos por ocasião da cura de um jovem possesso. "Quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não pudemos expulsá-los? Respondeu-lhes: Essa casta só pode sair por meio de oração e jejum" (Marcos 9:28-29).
* Por que não falar com Jesus, também, sobre as nossas vitórias e proezas? É possível que a resposta do Senhor venha acompanhada com uma revelação fantástica. "Voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos submetem. Disse-lhes Jesus: Eu vi satanás, como raio, cair do céu. Eu vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e toda força do inimigo, e nada vos fará dano algum" (Lucas 10:17-19).
* Sobre as nossas aflições ao enfrentar a morte de um ente querido. Certamente a Palavra do Senhor vai nos consolar e falar de nossa vitória sobre a morte. "Disse Marta a Jesus: Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido. Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires. Disse-lhe Jesus: O seu irmão vai ressuscitar. (...) Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá". (João 11:21-23, 25).
Fui capelão de presídio e algumas vezes vi pessoa reclusa, isolada numa cela fria e individual, em lágrimas, sendo tocada pela presença do Espírito Santo. Eu tive o privilégio de contemplar cenas como essa.
Cristo não faz acepção de pessoas. Mesmo que seja o mais indigno dos homens, quando este o busca de todo o coração, ele diz: Eis-me aqui.
Falemos com Cristo sem nenhuma reserva ou constragimento. Lembremo-nos de que ele caminhava ao lado dos discípulos que iam para a Aldeia de Emaús. Assim, também, o Senhor caminha conosco.
Adolpho Salgado

Contato> adolphosalgado@gmail.com