quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ELES FIZERAM ISSO COMIGO PORQUE EU NÃO REVIDO

BULLYING


ELES FIZERAM ISSO COMIGO PORQUE EU NÃO REVIDO


Não revidar é ser bôbo? Mansidão é um poder? O que você faz quando é maltratado? Agride de volta?

Bullying significa atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

Algumas crianças nascem com um "kit" de sobrevivência psicológica "faltando" componentes. E podem ter dificuldades de aprender habilidades sociais para o convívio num meio violento e mau. Elas são natural, hereditária e geneticamente mais mansas que outras. Não possuem impulsos violentos. Não sabem se defender tanto do ponto de vista físico quanto psicológico. São mais ingênuas que as outras. Parece que não nasceram para viver nesse mundo agressivo, cheio de malícias e maldades. Não é melhor viver com alguém manso de coração?

Um menino de uns 10 anos de idade, vítima de violência na escola por parte de seus colegas, ao ser perguntado sobre por que fizeram maldades com ele, respondeu: "Eles fizeram isso comigo porque eu não revido." Você revida quando alguém faz algo ruim com você? Responde com agressão também? Acha que se não responder com agressão, será bôbo? Uma pessoa assim, que não revida, é bôba, ou não se encaixa numa sociedade agressiva, cínica, corrupta, cruel, falsa, materialista, doente?

O argumento do menino violentado pelos colegas não foi o de que ele era chato, ou que vivia perturbando os colegas, ou que realmente não era amigo deles, ou que ele mesmo era violento. O argumento foi: "Eu não revido." Ou seja, ele não consegue entender por que colegas ficam agressivos gratuitamente. Você consegue entender? Você é este tipo de pessoa agressiva? Se é, está reagindo a quê? Do que você tem medo? Por que você tem que provar que é forte, ou o melhor, ou macho, ou garota-poderosa? Se sente tão inseguro(a) a ponto de querer provar pela violência que é alguém? Quem lhe ensinou que este é um bom caminho para a autoafirmação? Seus pais são pessoas violentas? Aprendeu com um deles a revidar, com aquele pensamento idiota de que "meu filho não leva desaforo para casa!"?

Vemos violência em todo lugar. Mulheres espancadas por maridos violentos. Homens agredidos por mulheres temperamentais que não tem nenhum ou quase nenhum autocontrole emocional. Há mulheres agressivas, minha gente!

O lado perverso da mídia incita a violência social. Por exemplo, no futebol ela descreve que um time "massacrou" ou "humilhou" o outro. Sabia que há tribos indígenas que jogam futebol sem se interessar quem ganhou ou quem perdeu? Não há, ao final, algo como: o time A ganhou de 3 a 1 do time B. Eles se divertem amigavelmente e quando terminam a partida, não há humilhação de um time contra o outro. A mídia não estampa na primeira página do jornal: "Tupi massacrou o Guarani por 3 a 1!" E ao final da partida, não há brigas, com tiroteios, provocações, e violência entre os torcedores índios. Eles são civilizados.

Ao pensar em escrever esta matéria, meditei: Como Jesus Cristo lidava com os abusadores, agressivos e violentos da sociedade de Sua época? Ele saía no tapa? Puxava canivete ou faca? Tirava um 38 da Sua manta e o colocava na cara do agressor? Batia boca nervosamente? Começava a socar e chutar a pessoa, e soltava palavrões? Em João 8 verso 59, por exemplo, o pessoal fanático da igreja havia apanhado pedras para atirarem nEle injustamente, claro, e o que Ele fez? Eles queriam usar as pedras para matá-Lo. Não era só para machucar. Se eles tivessem um fuzil AR-15 teriam fuzilado Cristo. Sabe o que Jesus fez? Será que Ele contratou uns capangas para acabar com aqueles caras? Não. Ele Se retirou. Saiu pelo meio deles e foi embora. Foi covarde ao fazer isto? Foi um fraco por não ter revidado? Não. Ele sabia que não adiantava discutir com pessoas irrazoáveis movidas por demônios da inveja e da prepotência corrupta.

Quando Pedro, impulsivo e agressivo antes da sua conversão espiritual, desembainhou sua espada atacando o servo do orgulhoso sumo-sacerdote, decepando sua orelha direita (o alvo era a cabeça do indivíduo), Jesus NÃO disse: "Pedro, legal que você revidou, pena que errou o alvo!" Mas Cristo disse: "Põe a tua espada na bainha; não beberei Eu o cálice que o Pai Me deu?"

Você está disposto a beber o cálice difícil para promover paz e honestidade num mundo violento e corrupto? Ou vai ficar revidando sempre, sem interromper o ciclo violento imbecil? Jesus pode ter pensado na cruz: “Eles fizeram isso comigo porque Eu não revido.” A verdadeira grandeza está na mansidão. E foi essa mansidão dEle que venceu e vence o mundo, o diabo e a corja corrupta.

por Dr. Cesar Vasconcellos Souza
http://www.portalnatural.com.br


COMO TER EM 2012 SUA VIDA EMOCIONAL MELHOR SEM REMÉDIOS DE FARMÁCIA?





Como ter em 2012 sua vida emocional melhor sem remédios de farmácia?

Posted: 27 Dec 2011 07:18 AM PST

comoTerSuaVidaEmocionalAprender a administrar as próprias emoções é saúde mental. Como conseguir isto e não depender de medicamentos?


O livro best-seller nos Estados Unidos do psiquiatra M. Scott Peck, "O Caminho Menos Percorrido", trata do desenvolvimento emocional humano. Ele começa com a frase: "A vida é difícil." É? Creio ser difícil de maneiras diferentes para pessoas diferentes. Vamos pensar.

Para os pobres materialmente a vida é difícil financeiramente. Para outros é difícil porque nasceram com déficit cerebral que favorece o surgimento de transtornos mentais. Há os que experimentam dificuldade devido à doenças incuráveis, bem limitadoras, como paralisias, ausência de algum órgão, deficiência visual, auditiva, etc. E a vida pode ser difícil para pessoas que, ainda que ricas materialmente, sentem um vazio existencial.

Dr. Scott Peck comenta em seu livro sobre o fato de jovens aprenderem na escola matemática, geografia, história, biologia, química, física, línguas estrangeiras, etc., e não lhes ser ensinado a lidar com suas próprias emoções! Um dos fundamentos do pensamento pós-moderno vigente, praticado numa maioria de países, pela maioria das pessoas é: "Se me sinto bem, então vale à pena!" O que vale é como a pessoa se sente, e isto depende das emoções. Consegue ver o perigo disto?

Leigh M. Vaillant, psiquiatra professora de Harvard, com quem troquei ideias sobre angústia humana, em seu livro "Changing Character", explica que o desafio para a saúde mental é "ter as emoções sem deixar que as emoções tenham você." Isto corresponde às ideias de Daniel Goleman sobre "inteligência emocional", e ao conceito de Diana Fosha, Ph.D., da Universidade Adelphi nos EUA, sobre “competência emocional”. É bem diferente ter competência no mercado de trabalho e ter competência emocional. Uma coisa não vem obrigatoriamente ligada à outra. Para adquirir competência emocional temos que lutar por isto, buscar ativamente este crescimento, aprender a administrar nossas emoções.

Você já viu em algum currículo de alguma escola, curso, pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado uma disciplina chamada "Administração de Emoções"? Eu nunca vi. Sabia que a Bíblia ensina isto? O conceito bíblico de comportamento saudável envolve o aprendizado do controle emocional. Por exemplo, o "Ph.D" Paulo diz: "Irai-vos e não pequeis." Efésios 4:26. Isto é exatamente o que Leigh Vaillant explica em seu livro. O problema não é a emoção, neste caso, a raiva. Há situações na vida que geram raiva e isto é normal. A questão é: Você é dominado por ela ou a administra para não ser movido pela raiva e, assim, fazer bobagem?

Recomendo colocar um alvo para si mesmo para o novo ano: aprender a administrar suas emoções. Não conheço ninguém, a não ser Jesus Cristo, que aprendeu isto perfeitamente. (veja Hebreus 5:8 e 9). Vale à pena tentar e não desistir. Os benefícios serão enormes para sua paz interior, relação com as pessoas e autonomia na vida no sentido de não ser jogado para aqui ou para ali pelas emoções, ou ficar dependente de remédios, psicólogos, médicos.

Como fazer isto?

Primeiro, reconheça que talvez você tem estado sem controle das próprias emoções.

Segundo, identifique a emoção do momento. Dê um nome a ela: É raiva? Medo? Tristeza? Alegria? Vergonha? Culpa? Compaixão?

Terceiro, tente entender que evento produziu este sentimento que você acabou de identificar.

Quarto, use o raciocínio lógico (não depende de emoção) para verificar se este sentimento cabe na situação, ou se é exagerado. Você pode negar o sentimento e por isso concluir que não está sentindo nada, quando, na verdade, ele pode estar reprimido. Se for o caso, pense: "O que uma pessoa sentiria normalmente nesta situação?" Assim é mais fácil você admitir que tem a emoção negada num primeiro momento.

Quinto, expresse (fale, verbalize) este sentimento sem ser de maneira afetada, agressiva, abusiva, para a pessoa em foco e experimente (vivencie) o sentimento sem medo dele, sem fugir dele com álcool, outras drogas, excesso de trabalho, sexo, compras, viagens, etc. (ver 1 Coríntios 10:13).

Sexto, não tenha medo do sentimento, seja medo, angústia, tristeza, culpa, vergonha. O sentimento não é você. Você é maior que ele e pode pensar sobre ele.

Sétimo, leia bons livros sobre o assunto, assista palestras sobre este tema, converse com pessoas interessadas nisto.

Administrar a emoção envolve dar dois passos para trás em sua mente, olhar a si como expectador, e pensar no que sente. Sem este exercício, a emoção domina você. Com ele você pode ter a emoção sem deixar que ela tenha você. Bom Ano Novo com melhor controle emocional!

www.portalnatural.com.br

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO NASCIMENTO DE JESUS

"...e o desejado de todas as nações virá..." (Ageu 2:7).

Todas os povos, aqueles que criam no verdadeiro Deus, poderoso, eterno, criador de tudo o que existe, esperavam o Messias, que é Cristo.
Jesus Cristo é o tema central da Bíblia. Ele mesmo declarou isto quando disse: "...Sãos estas as palavras que vos falei estando ainda convosco, que importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos" (Lucas 24:44).
Todos os livros do Antigo Testamento apontam para a vinda do Messias, que é Cristo. Quer em tipo, figura, símbolo ou profecias, observamos esta verdade.
Em Génesis, por exemplo, o contemplamos como o descendente da mulher que viria para pisar a cabeça da serpente, o maligno. (Génesis 3:15); Em Êxodo ele aparece como o cordeiro da Páscoa (Êxodo 12:5-13); "...como cordeiro foi levado ao matadouro..."(Isaías 53:7); porque ele era o cordeiro da Páscoa.
Em Levítico ele é o Sacrifício Expiatório (Levítico 4:14,21). João Batista quando o viu chegando no Rio Jordão disse à multidão que ali estava: "Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1:29).
No Livro de Números ele é a Rocha ferida (Números 20:7-13); 1Coríntios10:4). Em Deuteronômio ele é o Profeta esperado (Deuteronômio 18:15); e assim sucessivamente, tal como em Cântico dos Cânticos, onde ele aparece como o amado da nossa alma. (Cantares 2:8).
Os profetas, muito séculos antes do seu nascimento, falavam claramente a respeito de sua vinda. "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: A virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel (que quer dizer, Deus conosco)" Isaías 7:14). Também a profecia falava a respeito da cidade onde se daria o seu nascimento. "Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade" (Miquéias 5:2).
Na plenitude dos tempos as palavras dos profetas se cumpriram. César Augusto, Imperador Romano, assinou um decreto, através do qual um recenseamento deveria ser realizado em todo mundo habitado, de modos que todos tinham que alistar-se, cada um na sua própria cidade. Tudo isto aconteceu para que José e Maria caminhassem, de Nazaré onde moravam, até Belém, sua cidade de origem. E aconteceu que, enquanto se achavam em Belém, chegou o tempo de Jesus nascer. Então Maria deu à luz a seu filho Jesus. Isto aconteceu numa estrebaria, pois não havia lugar para eles nas hospedarias daquela cidade.
Os Céus entraram numa alegria plena, e anjos apareceram para alguns pastores que estavam no campo, a noite, cuidando de suas ovelhas, e a glória do Senhor os cercou de resplendor... "O anjo lhes disse: Não temais. Eu vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Na cidade de Davi vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Isto vos servirá de sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. No mesmo instante apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem" (veja Lucas 2:8-14). O desejado e esperado por todos, nasceu em Belém de Judá. "O povo que andava na escuridão viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas. Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de Conselheiro Maravilhoso, Deus Forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz" (Isaías 9:2,6).

* Jesus Cristo é Maravilhoso Conselheiro para aqueles que o seguem no dia-a-dia; e também para aqueles que andam desgarrados como ovelhas sem pastor, cada um se desviando pelos seus próprios caminhos.
* Jesus Cristo é o Deus Forte; uma fortaleza onde podemos nos refugiar com plena segurança.
* Jesus Cristo é o Pai e Senhor da Eternidade. Ele nos liberta dos aguilhões da morte e nos leva a caminhar com ele, pelos caminhos eternos, gozando da sua paz. Paz que excede todo entendimento. Eis a importância do nascimento de Jesus para a humanidade. Medite nestas coisas e tenha um
Feliz Natal e Feliz Ano Novo.

Adolpho e Rosa Maria Salgado
Ministros do Evangelho

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

MILAGRE DA ANUNCIAÇÃO A MARIA

Leia Lucas 1:26-38

"Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pela nome de Jesus." (Lucas 1:31).

O nascimento de Jesus foi anunciado pelo anjo Gabriel à jovem Maria, em Nazaré da Galileia. Deus escolheu uma jovem pobre, de uma cidade pobre para ser a mãe do Salvador: Deus escolhe as coisas fracas para envergonhar as fortes. Maria devia ser muito jovem e ainda não tinha casado. Quando recebeu a visita do anjo Gabriel ficou alarmada. Quando soube que havia sido agraciada por Deus para ser a mãe do Salvador de seu povo, quis saber como seria isso, pois não tinha relação com homem algum.
O anjo lhe explica que a sombra do Altíssimo a envolveria e que ela conceberia por obra do Espírito Santo, de tal forma que seu filho seria o Filho do Altíssimo. Maria humildemente, diz: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se segundo a sua vontade". Deus parece que chegou adiantado em Nazaré, pois escolheu uma jovem ainda não casada para ser mãe de Jesus. Maria, porém, está disposta a enfrentar preconceito e ameaça, pois poderia ser abandonada pelo noivo e até mesmo apedrejada pelo povo. Mas, ela não teme. Ao contrário, crê em Deus e o Senhor a exalta.

Senhor Deus, as tuas promessas nunca falham! Da-me, pois, a mesma fé inabalável demonstrada por Maria diante da obra que tu tens de realizar em minha vida. Em nome de Jesus. Amém.
Hernandes Dias Lopes
Livrete Cada dia Natal
Ref. dezembro-2011-página 01
www.lpc.org.br