quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

AMOR COMO PROVA DA NOSSA NOVA VIDA EM CRISTO

" Nós sabemos que já passamos da morte para vida e sabemos isso porque amamos os nossos irmãos. Quem não ama está ainda morto" (1João3:14).

A Bíblia diz que nós estávamos mortos, isto é, separado de Deus. Deus é amor (1João 4:8). A ausência de Deus em nossa vida nos faz uma pessoa sem amor, e por causa disso seguimos os caminhos do mundo, fazendo a vontade do maligno que governa este mundo. (leia Efésios 2:1-5).

Está escrito que nosso Pai Celestial nos libertou do poder das trevas onde vivíamos sem Deus e sem amor, e nos transportou para o Reino do seu amado Filho, Cristo Jesus. (leia Colossenses 1:13-14). Agora o amor de Deus flui através de nós; então amamos voluntariamente os nossos irmãos. Na realidade, se estamos em Cristo é Cristo amando através de nós. "Amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus. Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor" (1João 4:7-8).

Alguém pode perguntar: Como fazer para experimentar esta nova vida em Cristo? E só aceitar a Cristo, o Filho do Deus Altíssimo, como seu Salvador e Senhor; depois deixe o Espírito de Deus trabalhar em sua vida, aperfeiçoando-o conforme o seu propósito. Deus vai fazer brotar naturalmente na sua vida o fruto do seu Espírito.

Deus é amor (1Jão 4:8). Então o fruto do seu Espírito é amor. Amor que traz em si mesmo alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio. (leia Gálatas 5:22-23). Você vai ficar surpreso quando as pessoas observarem que houve mudança de vida em você; é a glória do Senhor que começa brilhar em sua vida.

Oremos assim:
Amado Pai Celestial, acolhe-me em seus braços, através de Cristo Jesus, seu amado Filho, o qual aceito como meu Salvador e Senhor, e faça brotar em mim o seu amor, como prova de uma nova vida em Cristo Jesus.
Adolpho Salgado
Ministro do Evangelho

domingo, 15 de janeiro de 2012

CONTRITOS E QUEBRANTADOS

"Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito" (Salmo 34:18).

No período em que servi ao Senhor, através da Capelania Evangélica de Presídios do Estado de São Paulo, levando o Evangelho junto aos presos, havia em Taubaté-SP., um presídio conhecido como "Anexo da Casa de Custódia e Tratamento". Ali estava os piores presos do Estado de São Paulo. Eles não podiam sair da cela individual para receberem assistência pastoral, nós é que íamos de cela em cela.

Nesse lugar horrível, havia presos que conheciam o Evangelho, desde a sua adolescência, mas, se desviaram da presença de Deus. O sofrimento dessas pessoas era enorme. No entanto, vi algumas dessas pessoas salvas dessa situação, isto é, libertas, curadas e restauradas, pelas mãos do Senhor; embora continuassem encarceradas, tendo em vista sua dívida com a sociedade. O que levava essas pessoas a experimentar de novo a presença de Deus? Duas coisas:

* Contrição. Contrição, aqui, é arrependimento sincero diante de Deus. É bom lembrar que Jesus veio ao mundo por causa dos contritos de coração. Setecentos anos antes de Cristo nascer entre nós o Espírito de Deus levou o Profeta Isaías a anunciar estas coisas, escrevendo um texto, o qual foi lido pelo próprio Jesus quando participava de um culto na cidade de Nazaré. O texto de Isaías que Jesus leu era este: " O Espírito de Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar as boas-novas aos pobres. Enviou-me a restaurar os contritos de coração..." (Isaías 61:1).

* Quebrantamento.
Esta palavra, neste texto, diz respeito a: Abater-se, sentir-se debilitado, fraco, incapaz de levantar-se com esforço próprio, trata-se de uma fraqueza da alma. É neste ponto de arrependimento e quebrantamento total, e de todo coração, que contamos com a graça de Deus, que é favor não merecido; é neste ponto que o poder de Cristo age em nosso favor e reveste o fraco de fortaleza. Daí as palavras do Salmista: "Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza" (Salmo 91:2).

Certa vez Jesus disse: "...Deixai vir a mim as criancinhas, e não as impeçais, porque das tais é o Reino de Deus. Em verdade vos digo que quem não receber o Reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele" (Marcos 10:14-15). Estava naquele lugar um jovem rico que, conforme o texto, conhecia muito bem as Escrituras e guardava no seu coração a Palavra de Deus. Com certeza era uma pessoa exemplar, entre os demais religiosos judeu. Certamente aquele jovem foi tocado ouvindo Jesus dizer aquelas palavras a respeito do Reino de Deus, e abordou o Mestre dos Mestres, perguntando: "...que farei para herdar a vida eterna?" (leia o texto todo em Marcos 10:17-27). Aquele jovem rico era um religioso exemplar entre os demais, porém, o seu coração não estava em Deus e sim na riqueza; estava longe da presença do Senhor. Assim como acontecia estas coisas, para muitos religiosos no Tempo de Jesus, até mesmo entre os seus líderes, aos quais o Senhor disse: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios... de toda imundícia" (Mateus 23:27); assim também, na Igreja, nos dias de hoje, acontece a mesma coisa. Muitos não praticam nenhum crime que possa levá-los à prisão, nem têm motivos para serem disciplinados dentro da Igreja, porque fazem tudo o que deve ser feito para serem mantidos no meio cristão, mas, por algum motivo, não sentem mais a presença de Deus; e isso gera sofrimento ao seu coração. Isto pode estar acontecendo com qualquer um de nós. Que fazer para se ter a vida restaurada na presença de Deus?
Devemos nos apresentar diante do Senhor com o coração contrito e quebrantado e dizer ao Senhor, como fez Davi: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustem-me com um espírito voluntário" (Salmo 51:10-12). Lembrem-se que o Senhor está perto daqueles que têm o coração quebrantado; ele liberta, cura e restaura, os contritos de espírito.
Escrito por Adolpho Salgado
Ministro do Evangelho

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

É PRECISO CONTINUAR



É PRECISO CONTINUAR

Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Prov. 3:1.

A vida é um processo de aprendizagem. Não se limita a um período de tempo, nem ao seguimento de um calendário acadêmico. A aprendizagem é diária, constante e permanente. Parar de aprender é parar de viver. Vivem bem os que aprendem bem, e aprendem bem os que têm como mestre alguém que não pode falhar. Jesus é esse Mestre.

Quantas vezes, dirigindo meu carro numa cidade desconhecida, parei procurando orientação. Vez por outra me indicaram o caminho errado. Levou tempo para descobrir o erro e mudar de direção. Nervosismo, enfado e chateação foram as conseqüências.

No provérbio de hoje, o Senhor Se apresenta como o grande Mestre da vida. É o pai preocupado com a felicidade do filho. “Filho Meu, não te esqueças dos Meus ensinos...”, aconselha. O que mais Deus quer é que você seja um homem ou mulher que aprenda a ser feliz.

O maior problema no processo da aprendizagem é o esquecimento. Você estuda com dedicação, mas na hora da prova parece que tudo desaparece da mente. Você esquece. Não se lembra e é reprovado.

A vida está cheia de provas. Passar nelas é garantia de felicidade. Como é importante nessas horas “lembrar” tudo o que foi ensinado e tomar as decisões acertadas.

É interessante notar que Salomão relaciona a aprendizagem com o coração. “Não te esqueças”, diz. Evidentemente, ele apela às faculdades da mente. Mas, em seguida, acrescenta: “o teu coração guarde os meus mandamentos”. Essa é uma referência explícita aos sentimentos. O ser humano é uma unidade indivisível. Mente, coração e corpo não se podem separar. Não basta crer em Deus. É preciso obedecer. Saber é fundamental. Sentir é básico.

Se a aprendizagem é um processo, não se desanime. Enquanto estiver vivo, estará em condições de aprender. Às vezes, com lágrimas e dor, outras vezes com alegria e satisfação. Ora tropeçando nas pedras do caminho, ou levantando-se e sacudindo a poeira. Mas é preciso continuar, porque a vida é assim. Por isso, Deus afirma: “Filho Meu, não te esqueças dos Meus ensinos, e o teu coração guarde os Meus mandamentos.”

Fonte: www.ministeriobullon.com

domingo, 8 de janeiro de 2012

JESUS CRISTO, NOSSO ÚNICO MEDIADOR

Jesus Cristo é a segunda Pessoa da Trindade, o Eterno que entrou no tempo, o Infinito e Imenso que se esvaziou, o Deus que se fez homem, o Senhor do universo que se fez servo. Sendo bendito fez-se maldição, para que nós, filhos da ira, fôssemos abençoados com toda sorte de bênção. Sendo santo fez-se pecado para que fôssemos resgatados da condenação, do poder e da presença do pecado. Jesus é o Verbo que se fez carne e vestiu pele humana para revelar-nos a graça e a glória do Pai. Jesus é o Caminho que nos conduz a Deus. É a porta de entrada do céu. É o Mediador que nos reconcilia com o Pai. Jesus é singular tanto pela natureza de sua Pessoa como pela exclusividade da sua obra.

No mundo inteiro e em todos os tempos, as religiões engendradas pelo homem, se esforçam para abrir caminhos para Deus. Buscam agradar a divindade por meio de obras, rituais e sacrifícios. É uma tentativa desesperada e inócua de abrir caminhos da terra para o céu. Nomeiam uma infinidade de mediadores entre Deus e os homens, no propósito fracassado de conseguir o favor divino. As Escrituras, porém, são categóricas em nos dizer que há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo Homem. Só há um caminho que leva o homem a Deus e esse Caminho é Jesus. Só há uma porta de acesso ao céu e essa Porta é Jesus. Há outros caminhos que parecem ser caminhos de vida, mas no final são caminhos de morte.

Jesus Cristo é o nosso único e suficiente Mediador, e isso por algumas razões:

1. Jesus é o único Mediador entre Deus e os homens porque Ele é Deus-Homem. Jesus é Deus e Homem ao mesmo tempo. Ele é perfeitamente Deus e perfeitamente Homem. É uma só Pessoa, mas com duas naturezas distintas. Jesus não deixou de ser Deus ao tornar-se Homem. Aquele que nem o céu dos céus pode contê-lo, desceu da glória, esvaziou-se e fez-se carne. Vestiu a nossa pele, nasceu numa manjedoura, cresceu numa carpintaria e morreu numa cruz. Ele é a ponte que nos liga a Deus, o caminho que nos dá acesso ao Pai e a porta de entrada da bem-aventurança eterna.

2. Jesus é o único Mediador entre Deus e os homens porque é o nosso representante e fiador. Jesus veio ao mundo para ser nosso representante e fiador. Não veio apenas para estar ao nosso lado, mas em nosso lugar. Não veio apenas para falar por nós, mas para morrer por nós. Não veio apenas para nos defender, mas para nos substituir. Sua morte na cruz foi um sacrifício, um sacrifício substitutivo. Ele morreu a nossa morte. Ele pagou a nossa dívida. Ele sofreu o duro golpe da lei que deveríamos sofrer. Ele sorveu sozinho o cálice amargo da ira de Deus que nós deveríamos beber. Ele recebeu em si mesmo a merecida punição do nosso pecado. Ele cumpriu com todas as demandas da justiça divina ao morrer em nosso lugar, em nosso favor, para nos oferecer perdão e vida eterna.

3. Jesus é o único Mediador entre Deus e os homens porque ressuscitou, venceu a morte, triunfou sobre os principados e potestades e nos fez assentar com ele nas regiões celestes. A morte de Cristo na cruz não foi um sinal de fraqueza e derrota, mas de retumbante vitória. Ele matou a morte e arrancou seu aguilhão, quando ressuscitou dentre os mortos. A vitória de Cristo é a nossa vitória. Morremos com ele e com ele ressuscitamos. Estamos escondidos com Cristo em Deus. Estamos assentados com ele nas regiões celestes, acima de todo principado e potestade. Nele somos mais do que vencedores. Por meio dele temos livre acesso ao trono da graça e chegaremos ao Céu, ao Paraíso, ao Seio de Abraão, à Casa do Pai, à Cidade Santa, à Nova Jerusalém. Ele é nosso irmão mais velho e seguindo suas pegadas, entraremos pelos portais da glória trajando vestes alvas e com palmas em nossas mãos. Com ele, assentar-nos-emos em tronos e, com ele, reinaremos em seu reino de glória, para todo o sempre. Porque Cristo foi tudo para nós na terra, no tempo, na vida e na morte, ele será tudo para nós no céu, na glória e isso, por toda a eternidade.

Escrito por: Rev. Hernandes Dias Lopes

Fonte: www.hernandesdiaslopes.com.br

sábado, 7 de janeiro de 2012

SALVO

Devocional

7 de Dezembro

SALVO

Lembrou-se da Sua misericórdia e da Sua fidelidade para com a casa de Israel; todos os confins da Terra viram a salvação do nosso Deus. Sal. 98:3.

Paris tem suas atrações. E suas histórias. Uma de suas atrações é a catedral de Notre Dame, com sua grandiosidade e o som extravagante de seus sinos. Uma de suas histórias é a de Quasímodo, um homenzinho de aspecto grotesco que, desde sua meninice, vivia preso no campanário dessa catedral. Seu carcereiro, Frollo, era um magistrado obcecado em expulsar ciganos da cidade e responsável pela morte da mãe do corcunda. Desde a morte da mãe, o homenzinho feio vivia preso no campanário da catedral, proibido de ter contato com o mundo.

Desde que o pecado entrou neste mundo, você e eu, de algum modo, também vivemos condenados a uma vida de solidão e desespero. Também temos um carcereiro pronto a destruir nossos sonhos, valores e virtudes. Não tínhamos futuro, apenas um passado de culpa, até que o Senhor “lembrou-se da Sua misericórdia e da Sua fidelidade”.

O resultado dessas duas virtudes divinas é a nossa salvação. Salvação significa liberdade. Somos livres outra vez. Para sonhar, para viver, para voar pelo céu azul infinito de uma nova história.

Você não precisa viver preso às suas recordações passadas. Não há motivo para viver escondido nos tenebrosos túneis da culpa. Desabroche como a flor. Amanheça como o dia. Liberte-se como a borboleta do casulo. Viva. Na cruz do Calvário, pela misericórdia e pela fidelidade de Deus, o preço de sua culpa já foi pago. Hoje, “todos os confins da Terra” precisam ver o milagre que aconteceu na sua vida.

A história diz que um dia, cansado de viver na solidão, Quasímodo desceu da torre e todo mundo zombou do seu aspecto grotesco.

A sua história, com certeza, terá um final diferente porque, quando você descer do Calvário, onde teve o seu encontro com Jesus, todos verão o milagre da transformação.

Agradeça a Deus. Um coração agradecido é o primeiro passo na jornada de um dia de vitória, e você tem motivos suficientes para agradecer porque: “Lembrou-se da Sua misericórdia e da Sua fidelidade para com a casa de Israel; todos os confins da Terra viram a salvação do nosso Deus.”

Escrito por Pastor Alejandro Bullón

Fonte: www.ministeriobullon.com



sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A LÍNGUA, ESPADA OU MEDICINA?

sexta, 06 de janeiro de 2012

Devocional


A LÍNGUA, ESPADA OU MEDICINA?


“Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada,
 mas a língua dos sábios é medicina.” 
Pv 12.18

Tagarelice é falar pelos cotovelos, falar ao vento, falar muito e pensar pouco. É falar sem pesar as consequências de sua fala. É ser irresponsável com a mordomia da comunicação. A língua do tagarela fere como ponta de espada, destrói como veneno e devasta como fogo. A língua do tagarela transporta a morte e não a vida, pois semeia inimizade entre os irmãos e provoca contendas entre as pessoas. A língua do tagarela é como um cavalo selvagem sem freio e como um navio em alto mar sem leme. Ambos são agentes de morte e não de vida.

A língua do sábio, entretanto, é medicina para os doentes, bálsamo para os aflitos, tônico para os cansados e fonte de vida para os que jazem prostrados. A língua do sábio é veículo que transporta a verdade e canal que conduz a esperança. Da boca do sábio não saem palavras torpes; apenas palavras para a edificação, conforme a necessidade, transmitindo graça aos que ouvem. Resta-nos uma pergunta: nossa língua é como ponta de espada ou como medicina? Transporta vida ou é instrumento de morte? É vinagre na ferida ou bálsamo que refrigera?

Ore


Deus todo-poderoso, dá-me sabedoria e autocontrole para saber falar com verdade e graça. Usa meus lábios como instrumento de vida àqueles que me ouvem. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Fonte: Luz para o Caminho
www.lpc.org.br/cada-dia

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

BULLYING


ELES FIZERAM ISSO COMIGO PORQUE EU NÃO REVIDO


Não revidar é ser bôbo? Mansidão é um poder? O que você faz quando é maltratado? Agride de volta?Bullying significa atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

Algumas crianças nascem com um "kit" de sobrevivência psicológica "faltando" componentes. E podem ter dificuldades de aprender habilidades sociais para o convívio num meio violento e mau. Elas são natural, hereditaria e geneticamente mais mansas que outras. Não possuem impulsos violentos. Não sabem se defender tanto do ponto de vista físico quanto psicológico. São mais ingênuas que as outras. Parece que não nasceram para viver nesse mundo agressivo, cheio de malícias e maldades. Não é melhor viver com alguém manso de coração?

Um menino de uns 10 anos de idade, vítima de violência na escola por parte de seus colegas, ao ser perguntado sobre por que fizeram maldades com ele, respondeu: "Eles fizeram isso comigo porque eu não revido." Você revida quando alguém faz algo ruim com você? Responde com agressão também? Acha que se não responder com agressão, será bôbo? Uma pessoa assim, que não revida, é bôba, ou não se encaixa numa sociedade agressiva, cínica, corrupta, cruel, falsa, materialista, doente?

O argumento do menino violentado pelos colegas não foi o de que ele era chato, ou que vivia perturbando os colegas, ou que realmente não era amigo deles, ou que ele mesmo era violento. O argumento foi: "Eu não revido." Ou seja, ele não consegue entender por que colegas ficam agressivos gratuitamente. Você consegue entender? Você é este tipo de pessoa agressiva? Se é, está reagindo a quê? Do que você tem medo? Por que você tem que provar que é forte, ou o melhor, ou macho, ou garota-poderosa? Se sente tão inseguro(a) a ponto de querer provar pela violência que é alguém? Quem lhe ensinou que este é um bom caminho para a autoafirmação? Seus pais são pessoas violentas? Aprendeu com um deles a revidar, com aquele pensamento idiota de que "meu filho não leva desaforo para casa!"?

Vemos violência em todo lugar. Mulheres espancadas por maridos violentos. Homens agredidos por mulheres temperamentais que não tem nenhum ou quase nenhum autocontrole emocional. Há mulheres agressivas, minha gente!

O lado perverso da mídia incita a violência social. Por exemplo, no futebol ela descreve que um time "massacrou" ou "humilhou" o outro. Sabia que há tribos indígenas que jogam futebol sem se interessar quem ganhou ou quem perdeu? Não há, ao final, algo como: o time A ganhou de 3 a 1 do time B. Eles se divertem amigavelmente e quando terminam a partida, não há humilhação de um time contra o outro. A mídia não estampa na primeira página do jornal: "Tupi massacrou o Guarani por 3 a 1!" E ao final da partida, não há brigas, com tiroteios, provocações, e violência entre os torcedores índios. Eles são civilizados.

Ao pensar em escrever esta matéria, meditei: Como Jesus Cristo lidava com os abusadores, agressivos e violentos da sociedade de Sua época? Ele saía no tapa? Puxava canivete ou faca? Tirava um 38 da Sua manta e o colocava na cara do agressor? Batia boca nervosamente? Começava a socar e chutar a pessoa, e soltava palavrões? Em João 8 verso 59, por exemplo, o pessoal fanático da igreja havia apanhado pedras para atirarem nEle injustamente, claro, e o que Ele fez? Eles queriam usar as pedras para matá-Lo. Não era só para machucar. Se eles tivessem um fuzil AR-15 teriam fuzilado Cristo. Sabe o que Jesus fez? Será que Ele contratou uns capangas para acabar com aqueles caras? Não. Ele Se retirou. Saiu pelo meio deles e foi embora. Foi covarde ao fazer isto? Foi um fraco por não ter revidado? Não. Ele sabia que não adiantava discutir com pessoas irrazoáveis movidas por demônios da inveja e da prepotência corrupta.

Quando Pedro, impulsivo e agressivo antes da sua conversão espiritual, desembainhou sua espada atacando o servo do orgulhoso sumo-sacerdote, decepando sua orelha direita (o alvo era a cabeça do indivíduo), Jesus NÃO disse: "Pedro, legal que você revidou, pena que errou o alvo!" Mas Cristo disse: "Põe a tua espada na bainha; não beberei Eu o cálice que o Pai Me deu?"

Você está disposto a beber o cálice difícil para promover paz e honestidade num mundo violento e corrupto? Ou vai ficar revidando sempre, sem interromper o ciclo violento imbecil? Jesus pode ter pensado na cruz: “Eles fizeram isso comigo porque Eu não revido.” A verdadeira grandeza está na mansidão. E foi essa mansidão dEle que venceu e vence o mundo, o diabo e a corja corrupta.

Escrito por: Dr. Cesar Vasconcelos Souza

www.portalnatural.com.br


domingo, 1 de janeiro de 2012

SINAIS DE ORGULHO E DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Sinais de orgulho e de inteligência emocional

Escrito por Dr. Cesar Vasconcellos de Souza

sinaisDeOrgulho O orgulho pode viciar e perturbar o relacionamento social. Ao contrário, a humildade facilita o contato humano.


O orgulho é uma droga. Vicia e produz problemas no relacionamento entre as pessoas. Ele pode se transformar em vaidade, ostentação, arrogância. Pessoas orgulhosas no sentido negativo, geralmente superestimam suas capacidades, crendo ser melhor ou mais importante que as outras pessoas.

O indivíduo orgulhoso tem, no fundo, uma sensação de fraqueza, embora externamente se posicione como poderoso. Sua arrogância é um disfarce para sentimentos profundos de desvalor e problemas com autoestima.

É verdade que pessoas com aparência de orgulho são, na verdade, tímidas e com dificuldades de conexão social. Por serem tímidas e inseguras socialmente, elas se protegem de uma maneira que dá a impressão de serem orgulhosas, quando, na verdade, não o são. Quando você se aproxima delas, podem descobrir que são boas pessoas, e que aquela aparência de orgulho não corresponde ao que elas revelam no contato mais de perto.

Segundo Dr. Neil Nedley, médico norte-americano, características do orgulho podem ser:

1)Tentar ser notado.

2)Ansiar por atenção.

3)Fazer tudo para receber elogios.

4)Detestar a ideia de ser subordinado.

5)Defender seus direitos pessoais de maneira exagerada.

6)O orgulhoso critica as pessoas que fazem observações em relação a ele. Ou seja, o orgulhoso não aceita nenhuma crítica.

7)Excesso de sensibilidade.

8)Crença de ter qualidades que não possui.

9)Tendência de controlar outras pessoas.

10)Sentimento de querer ser importante no grupo.

Não necessariamente, mas frequentemente o uso de jóias, tatuagens, piercings, roupas provocativas podem ser sinais também de orgulho. Podem indicar o desejo da pessoa chamar a atenção sobre si mesma.

O contrário de orgulho pode ser a humildade. Humildade não é sinônimo de pobreza. Há pessoas ricas materialmente que são humildes. E há pessoas pobres materialmente que são orgulhosas.

A humildade abre o caminho para a luz entrar na pessoa e iluminar sua mente na direção da verdade, da paz, da serenidade e da produtividade, facilitando o relacionamento social.

A humildade é simplicidade prática, e isto não é mediocridade. Para ser realmente uma pessoa humilde, você precisa ser grande. E para ser grande de verdade, você precisa ser humilde. Isto equivale dizer que se uma pessoa faz os outros segui-la por temor, ela é chefe. Se faz os outros segui-la por admiração e amor, ela é líder. O líder pode se tornar orgulhoso, mas quando isto ocorre, as pessoas sábias e humildes verão que ele tem perdido a humildade e, com isso, o bom modelo a ser seguido.

A felicidade está na simplicidade, na humildade, e isto depende bastante da (1)consciência de si mesmo, (2)do aprendizado da administração das próprias emoções, (3)do reconhecimento das emoções nas outras pessoas, (4)da administração dos relacionamentos com os outros e (5)da capacidade de automotivação para atingir os objetivos e alvos pessoais. Sendo estes cinco pontos caracterizados com o que chamamos de “inteligência emocional”.

Não deixe o orgulho tomar conta de você. Escolha agir com humildade. É mais leve e melhor para a saúde mental, viver em comunidade e paz interior.

Fonte: www.portalnatural.com.br