quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SEGURO FAMILIAR

"...Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa" (Atos 16:31).

No bairro onde moro com minha família, sempre vejo passar uma vã que traz escrito nas suas laterais: " Seguro Familiar". Trata-se de uma empresa que se encarrega do funeral de seus sócios, e oferece também outros benefícios que se estende a todos de sua família.
Isto nos faz lembrar que devemos colocar nossa família aos pés do Senhor Jesus Cristo, onde há total segurança e a certeza de uma vida eterna.
O Senhor Jesus, um pouco antes de ser preso e levado para o sacrifício de cruz, fez uma oração intercessória em favor, não só dos seus doze primeiros discípulos, mas também em favor de todos os que se tornariam seus discípulos, crendo nele, mediante à Palavra de Deus. Esta oração está contida no capítulo 17 do Evangelho de João, do qual gostaria de comentar os versículos de 11 à 24, os quais mostram os cuidados de Deus em nos guardar, ou proteger, com total segurança. Vejam:
* "Pai santo, protege-os em teu nome..." (vs.11). Indica que somos protegidos no nome de Deus, isto é, somos protegidos em Deus. Na verdade fomos transportados do reino deste mundo para o reino do amado Filho de Deus, de modos que, podemos considerar que estamos mortos para esse mundo pecaminoso e que a nossa vida está escondida com Cristo em Deus: (Vejam Colossenses 1:13; 3:3). Somos guardados em Cristo. Este verbo (guardar), que vem do hebraico, significa proteger, preservar, vigiar, cuidar, manter em segurança.
* "...Nenhum deles se perdeu..." (vs.12). Indica que somos guardados ou protegidos com segurança. Jesus diz: " Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei" (João 6: 37). Neste mundo gastamos muito dinheiro com planos diversos para garantir a segurança nossa e de nossa família, em todas as áreas. Sabemos, porém, que quando nosso poder aquisitivo não for mais compatível com o valor desses planos, seremos lançados fora deles. Com Cristo isto não acontece, pois todos os benefícios a nosso favor foram garantidos pelo seu sacrifício na cruz.
* "...para que eles tenham a plenitude da minha alegria" (vs. 13). Indica que somos protegidos, beneficiados pela alegria que vem de Deus. Ele diz, "da minha alegria", trata-se de uma alegria que vem do céu; uma alegria que não muda conforme as circunstâcias. O apóstolo Paulo diz: "Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade" ( Filipenses 4:12). Foi esta alegria que invadiu o coração dos apóstolos Paulo e Silas quando estavam presos na cadeia de Filipos, por causa do Evangelho. Era meia noite e eles estavam no fundo da cadeia, com seus pés presos num tronco de tortura, e nessas circunstâncias eles se alegraram em Deus; (vejam Atos 16:16-31).
* "...pois eles não são do mundo, como eu também não sou" (vs. 14). Indica que somos guardados, separados do mundo. Assim como Cristo não é deste mundo, agora nós também não somos deste mundo. Assim como o azeite estando na água não se mistura com a água porque tem natureza diferente, assim somos nós, estamos no mundo mas ao mesmo tempo separados do mundo.
* "Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do maligno" (vs.15). Indica que somos guardados, protegidos da ação do maligno para não sermos corrompidos. O Senhor Jesus, no texto do "Pai-nosso", nos ensina isto, quando diz: "E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal" (Mateus 6:13).
* "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (vs. 17). Indica que somos guardados em processo de santificação. Pelo poder que há na Palavra de Deus fomos transportados para o reino do seu amado Filho; também pelo poder que há na Palavra de Deus entramos no processo de santificação. Assim como o "salva-vida" retira da água aquele que está morrendo afogado, e em seguida inicia o procedimento para retirar da vítima a água que ele bebeu, assim também, quando a pessoa é retirada do mundo, o Espírito Santo começa nele o processo de santificação, isto é, as imundícies do mundo vão sendo retirados da pessoa salva. A Bíblia nos ensina que "...todos nós com o rosto descoberto, refletindo a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, (...)pois os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem do seu Filho..." (2 Coríntios 3:18; Romanos 8:29).
* "Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo" (vs. 18). Indica que somos guardados, servindo. Cristo foi enviado ao mundo para servir. Sendo ele Deus, por amor à humanidade pecadora e perdida, "a si mesmo se esvaziou tomando a forma de servo (Filipenses 2:7); agora é Cristo que envia ao mundo aqueles que são seus. Seguros contra a contaminação que há no mundo, somos enviados ao mundo para servir, a exemplo de próprio Senhor, "tal como o Filho do homem veio, não para ser servido, mas para servir..." (Mateus 20:28).. A Bíblia diz que "Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o seu Filho ao mundo". Para que? Para servir. Servindo também às pessoas, principalmente com o nosso exemplo cristão, estamos servindo a Deus. O mesmo amor que motivou a vinda de Cristo ao mundo, está em nós, e nos impeli para levar o Evangelho com amor; quer como missionário, ou como profissional na área da saúde, ou como um trabalhador na indústria, no comércio, na construção civil; com nosso exemplo de vida cristã, estamos levando Cristo ao mundo.
* "...para que todos sejam um" (vs. 20-21). Indica que somos guardados em unidade. A unidade começa a ser praticada no seio da família, que é a célula mãe da sociedade. Quando Deus enviou o seu Filho ao mundo ele estava pensando nisto; veja este texto: "Ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos aos pais..." (Malaquias 4:6).
* "Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória..." (vs. 22-24). Indica que somos guardados para a glória futura. "E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou" (Romanos 8:30). Também está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam" (1 Coríntios 2: 9).
O apóstolo Paulo disse ao carcereiro de Filipos: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa"; e o carcereiro tomou posse das palavras de Paulo, e isto lhe trouxe grande regozijo para o seu lar. A Concordância de Strong diz que a palavra salvação (gr. soteria) significa libertação, preservação, integridade, prosperidade, alegria, resgate, bem-estar geral, aqui na terra; com a certeza de viver a plenitude desta salvação na eternidade com Cristo. A exemplo do carcereiro de Filipos devemos crer em Cristo Jesus, para sermos libertos, resgatados e preservados íntegros, e em plena alegria; nós e nossa família, devidamente guardados, na presença de Deus...

Escrito por Adolpho Salgado

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

RESPONSABILIDADE DE UNS PELOS OUTROS

Leia Gênesis 4:8-12

"E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? (Gênesis 4:9)

O tema do amor fraterno ocorre muito cedo na Escritura; desde o início, fica claro que Deus coloca uma alta prioridade na maneira como irmãos se relacionam. Nesta passagem, a questão da responsabilidade de um pelo outro surge pela primeira vez. Caim pergunta: "Sou eu guardador do meu irmão?" O termo usado para "guardador" (hebr. shamar) significa "guardar, proteger, prestar atenção, ou considerar". Somos nós responsáveis pelos outros? "Sem sombra de dúvida", é a resposta de Deus. Nós não somente somos guardadores do nosso irmão, como também somos responsáveis pelo nosso tratamento e pela nossa maneira de relacionar-se com os nossos irmãos (de sangue ou espiritual).
Em virtude do pecado de Caim contra o seu irmão, Deus o amaldiçoa em toda a terra, retira a sua habilidade para o cultivo da terra e o sentencia a uma vida como fugitivo e errante (v.12). Isto indica claramente que a falta de amor fraterno destina a pessoa à esterilidade e ausência de propósito na vida.
Texto de Demos Shakarian
Extraído da Bíblia de Estudo Plenitude, página 10
Sociedade Bíblica do Brasil

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A FAMÍLIA QUE ORA UNIDA PERMANECE UNIDA

Uma palavra às famílias

"E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos!" (Efésios 3:20).

Quando um casal ora e pede a Deus pela sua vida e pela vida de seus filhos, está ensinando a eles sobre a prioridade da participação de Deus na vida deles e a absoluta necessidade de buscar comunhão com o Pai em oração. Quando os pais entregam seus problemas ao Senhor em oração, eles demonstram que confiam no seu cuidado. Dessa maneira, os filhos também aprenderão a confiar na intervenção do Senhor na vida deles. Quando a família consegue perceber a atuação de Deus em resposta às orações, sua fé é fortalecida.
Educar filhos não é uma tarefa fácil e exige sabedoria e orientação divina, além de persistência, determinação, paciência, firmeza, amor e "jogo de cintura". Quando foi a última vez que você separou um tempo para orar com seu cônjuge e com seus filhos? Será que não chegou a hora de dedicar alguns momentos, diariamente, para ler a Palavra e orar em conjunto?
Texto de Jaime Kemp
Extraído da Bíblia da Família, página 1226
Sociedade Bíblica do Brasil

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

AMOR COMO PROVA DO VERDADEIRO DISCIPULADO

"Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos" (João 13:34-35).


O Senhor, após sua ressurreição, apareceu aos seus discípulos por quarenta dias. Antes, pouco antes de subir aos céus, ele pronunciou suas últimas palavras aos seus discípulos, que foram: "Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos..." (Mateus 28:19).

Formar um discípulo vai muito além de ensinar simplesmente. Formar um discípulo é ensinar com sua própria vida. Foi o que Jesus fez; e fez de tal maneira que seus discípulos ficaram semelhantes a ele. Para formar um discípulo para Cristo é preciso ser um discípulo de Cristo; e um discípulo de Cristo é parecido com Cristo, porque o proprio Cristo vive a sua vida nele. O Apóstolo Paulo diz: "Meus queridos filhos, eu estou sofrendo por vocês, como uma mulher que tem dores de parto. E continuarei sofrendo até que Cristo esteja vivendo em vocês" (Gálatas 4:19).

Um bom exemplo de discípulo de Cristo é o Apóstolo João; ele era intolerante (Marcos 9:38); vingativo (Lucas 9:54); ambicioso (Marcos 10:35-37); porém, a convivência com Cristo, num discipulado que durou três anos, o coração de João foi transformado. João, agora, é conhecido como o apóstolo do amor, como podemos observar no seu Evangelho, nas suas Epístolas e no Apocalipse.

Deus é amor; então Cristo é amor. Aqueles que são discípulos de Cristo é pleno do amor de Cristo. Por isso a prova do verdadeiro discipulado é o amor.

Oremos assim:
Amado Pai Celestial, ajude-me a entender a preciosidade de ser um discípulo de Cristo. Que as pessoas venham a saber que sou discípulo de Cristo, vendo que eu amo os irmãos com o seu amor, que flui em mim; e através de mim alcança as demais pessoas. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
Adolpho Salgado
Ministro do Evangelho