sexta-feira, 27 de abril de 2012

ADMINISTRANDO O NOSSO TEMPO À MANEIRA DE DEUS


Devemos administrar bem o nosso tempo. Como?



- Compreendendo a brevidade da nossa vida. “ Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria” (Salmo 90:12).

- Lembrando-nos do Senhor nos tempos da nossa mocidade. “Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: Não tenho satisfação neles” (Eclesiastes 12:1).

- Vivendo de maneira  sábia. “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor” (Efésios 5:15-17).

O tempo mais bem empregado, diz Walter Kaschel, é aquele que gastamos em favor dos outros. Cada minuto usado em socorrer um necessitado, em apontar o caminho da vida eterna ao viajor desanimado, em levantar alguém caído, é uma jóia inestimável. Tais minutos são muito bem contados no relógio divino.

No Livro Não Sou Meu, escrito por Walter Kaschel – Editora Betânia, encontramos o poema de Laurindo Rabello da Silva: O Tempo. Vale a pena meditar sobre o que ele escreve:

Deus pede estrita conta do meu tempo,

É forçoso do tempo já dar conta,

Mas, como dar em tempo tanta conta

Eu, que gastei sem conta tanto tempo?



Para ter minha conta feita em tempo,

Dado me foi bom tempo e não fiz conta;

Não quis, sobrando tempo, fazer conta,

Quero hoje fazer conta e falta tempo.



Oh! Vós, que tendes tempo sem ter conta,

Não gasteis vosso tempo em passatempo;

Cuidai, enquanto é tempo, em fazer conta.



Mas, oh! Se os que contam com seu tempo

Fizessem desse tempo alguma conta,

Não choravam sem conta o não ter tempo.



segunda-feira, 23 de abril de 2012


FELICIDADE GERA SAÚDE



O Jornal Hoje, da Rede Globo, Edição de 18.04.2012, noticiou algo importante: “Cientistas da Universidade de Harvard avançaram ainda mais nas pesquisas que sugerem que a felicidade e o otimismo são tão importantes para saúde quanto fazer exercícios e se alimentar bem.

Os profissionais de Harvard revisaram 200 estudos que tinham sido feitos. Eles sugerem que ser otimista e feliz evita problemas cardíacos, pressão e colesterol altos”.

Que bom a ciência descobrindo e revelando que a felicidade gera saúde. Num livro escrito por Salomão, filho do Rei Davi, que viveu  1.000 anos antes do nascimento de Cristo, encontramos escrito: “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Provérbios 17: 22).

Deus sempre se preocupou em fazer com que o seu povo vivessem em perfeita felicidade. Deus não quer que no meio do seu povo haja coração angustiado, nem alma aprisionada ou cativa.

Jesus, num certo dia de culto (Lucas 4: 14-21), entrou na Sinagoga, e, nessa ocasião foi lhe dado oportunidade para falar. Ele então leu um texto escrito pelo profeta Isaías que falava dele mesmo e dos motivos que o levou a nascer entre nós.  O texto diz: “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar as boas-novas aos pobres. Enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e abertura de prisão aos presos, a apregoar o ano aceitável do Senhor, (...) e ordenar acerca dos tristes que se lhes dê ornamento por cinzas, óleo de alegria por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado...” (Isaías 61: 1-3).

O mundo busca felicidade, porém, a felicidade que lhe é oferecida é passageira. O cantor João Gilberto gravou a música “Tristeza não tem fim”, na qual encontramos as estrofes que diz: “A felicidade é como a pluma que o vento vai levando pelo ar. Voa tão leve, mas tem a vida breve; precisa que haja vento sem parar.

A felicidade é como a gota de orvalho numa pétala de flor. Brilha tranqüila, depois de leve oscila; e cai como uma lágrima de amor.

Tristeza não tem fim, felicidade sim”

Esse é o tipo de felicidade que povo busca e encontra. A felicidade, porém, que o povo precisa é aquele que vem de Deus; essa felicidade faz parte da nossa vida, aqui,  e nos acompanha de uma maneira plena na eternidade.

Devemos buscar a felicidade na fonte certa. Quando os anjos anunciaram o nascimento de Cristo,  aos pastores de ovelhas que estavam pastoreando à noite seu rebanho, assim eles disseram; “...Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo. Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês – o Messias, o Senhor!” Deixemos que Cristo faça parte de nossa vida; assim teremos a felicidade que gera saúde para o corpo e para a alma. Uma felicidade que continuará conosco para a vida eterna.

                                                                                      Adolpho Salgado

terça-feira, 17 de abril de 2012

DEPRESSÃO NA CRIANÇA

Criança também tem depressão e angústia. Veja os sintomas e como tratar.

Criança também tem depressão. Criança também sente angústia. Depressão é diferente de angústia. Angústia pode ser sinônimo de ansiedade. Ansiedade todo mundo tem, mas nem todos têm ansiedade alta ou forte demais. Ansiedade é uma inquietude, uma sensação de vazio mesmo quando as coisas ao redor estão sob controle, é uma agitação mental, uma falta de serenidade.

Já depressão é uma perda do ânimo, tristeza profunda que não passa, apatia, pensamentos predominantemente pessimistas, desesperança, perda do prazer nas coisas que antes davam prazer, ideias de morte, isolamento das pessoas, tudo isto persistindo mais do que duas semanas.

As crianças não vivem a ansiedade e a depressão igual aos adultos. A depressão infantil atinge cerca de 1% de pré-escolares; quase 2% das crianças que já estão na escola e cerca de 5% de adolescentes. Alguns estudos dizem que nos adolescentes pode chegar perto de 9% desta população jovem.

As causas da depressão na criança são ligadas ao abuso moral, brigas constantes dos pais, separação dos pais, excesso de atividades exigidas das crianças, com cobranças excessivas, expectativas altas demais em relação ao desempenho da criança em que ela sente que tem obrigação de cumprir tudo, mas como é demais mesmo, ela não consegue, se sente incapaz, culpada, e fica deprimida. Também há o fator hereditário em que a criança pode herdar a possibilidade maior de ter depressão se um dos pais ou outro parente próximo também teve este problema.

Os sintomas mais frequentes são: fadiga com diminuição da atividade, insônia, choro, diminuição da concentração, raciocínio lento, irritabilidade, rebeldia, tiques, medos, desesperança, isolamento, perda do interesse nos amigos, queda do apetite, ideias e tentativas de suicídio, tristeza podendo ou não estar presente, fobia escolar, enurese noturna (urinar na cama quando já conseguia controlar). Fisicamente podem haver queixas gerais como dor de cabeça, dor nas pernas, nas costas, náusea, cólica intestinal, tontura.

O tratamento envolve: (1)pais aceitarem a doença da criança. Em geral há uma negação por parte dos pais, e acham que a criança quer chamar a atenção, ou tem preguiça, ou eles podem ter vergonha de admitirem que a criança precisa de tratamento psicológico e psiquiátrico; (2)terapia familiar para que os membros da família possam receber orientações, esclarecimentos, e obterem melhoras nos conflitos; (3)possível medicação antidepressiva; (4)orientação educacional; (5)dieta mais natural, com eliminação das fontes de cafeína, chocolate, açúcar refinado, doces, achocolatados, dando alimentos integrais, frutas, legumes, verduras, leite de soja, etc.; (6)expor a criança ao sol por pelo menos 20 minutos antes das 9 da manhã e depois das 4 da tarde (ajuda a liberar serotonina); (7)animar e conduzir a criança a ficar ao ar livre junto à Natureza o mais possível ao invés de fechada entre quatro paredes.

A criança ou o adolescente deprimido necessita ser avaliado por psiquiatra que atende esta faixa etária, para orientar o tratamento que, dependendo do nível depressivo, pode conter medicamentos ou não, e para encaminhar para uma terapia com psicólogo, caso o psiquiatra não faça o tratamento psicoterápico, e só o medicamentoso.

Na maioria das vezes, o apoio familiar e o tratamento psicoterápico bastam para resolver a depressão da criança. Em alguns casos, só a partir dos 6 anos de idade, pode ser necessário, usar algum medicamento.

Escrito por Dr. Cesar Vasconcellos de Souza

Fonte: www.portalnatural.com.br

domingo, 15 de abril de 2012

TRADIÇÕES E RELIGIOSIDADES

O TANQUE DE BETESDA

Leia João 5:1-14

No Tanque de Betesda sempre havia uma multidão; cegos, coxos, paralíticos e outros doentes. Eles esperavam o mover das águas por um anjo; o primeiro que entrasse naquele tanque, após o movimento das águas, seria curado.
Entre a multidão havia um homem que estava ali havia 38 anos, esperando para ser curado. Jesus aparece junto àquele tanque e cura esse homem.
Entre outras coisas este texto nos ensina que devemos deixar qualquer tipo de religiosidade, e buscar a Jesus nas nossas necessidades. Ele garante libertação, cura e restauração para o nosso espírito, alma e corpo, e nos dá a certeza da vida eterna.
Vejam alguns exemplos bíblicos de pessoas que preferiram buscar a Cristo:

A mulher do fluxo de sangue (Lucas 8:43-48):
* Doze anos sofrendo. Não foram doze dias, ou doze meses, foram doze anos.
* Havia gasto todo seu dinheiro com médico e remédios. Isto indica que, no seu lar a escassez de tudo era uma realidade.
* Essa mulher, com certeza, era mãe de família. As mães em Israel eram respeitadas e amadas; isto indica que toda família dessa mulher estava sofrendo com ela.
* O relacionamento dessa mulher com outras pessoas da sociedade era difícil, tendo em vista o seu estado de mulher imunda, conforme a Lei de Moisés.
Essa mulher, porém, usou de sabedoria, pois, enquanto uma multidão se aglomerava no Tanque de Betesda, aguardando a cura, ela procurou por Jesus.

A cura de Bartimeu (Marcos 10:46-52):
* Sentado à beira do caminho, cego e vivendo da mendicância, aguardava o grande momento de encontrar com Jesus.
* Contra a vontade daqueles que queriam fazê-lo calar, ele gritava mais alto ainda: "Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim
Jesus o curou por completo. Enquanto uma multidão permanecia no Tanque de Betesda esperando para ser curado, Bartimeu buscou a Jesus.

Marta e Maria, irmãs de Lázaro (João 11:1-44):
*Marta e Maria vendo seu irmão Lázaro enfermo, mandaram recado para Jesus, esperando que ele chegasse a tempo para curá-lo. Lázaro veio a falecer e Jesus chegou naquele lugar quatro dias após o seu sepultamento.
* Mesmo vendo seu irmão morto, havia quatro dias, Marta e Maria confiaram em Cristo para ressuscitá-lo. Enquanto uma multidão de pessoas, no estado de morte, esperava no Tanque de betesda para ser curada, Marta e Maria de Betânia confiaram em Jesus, e tiveram seu irmão de volta.
Jesus é o nosso Tanque de Betesda. Betesda, no hebraico, significa derramamento, significa lugar de graça. Fujamos das religiosidades e confiemos em Cristo para nos curar e restaurar para uma nova vida. Em qualquer momento e lugar Jesus pode mover a águas do Espírito para nos curar e nos dar vida eterna.
Adolpho Salgado

quinta-feira, 12 de abril de 2012

SOMOS TODOS IRMÃOS

Escrito por Dr. Cesar Vasconcellos de Souza


Fomos criados para compartilhar. Nosso cérebro compartiliha. O restante do organismo também. Se compartilharmos bondade, por exemplo, teremos melhor saúde. De onde vem este poder? Nossa mente é complexa, não somente quanto aos processos bioquímicos e elétricos cerebrais, mas quanto aos intrincados pensamentos e sentimentos que experimentamos. Na verdade, uma coisa está unida com a outra, ou seja, estes processos têm que ver com os pensamentos e sentimentos e vice-versa.O Prof. Dr. Antonio Damásio, ex-chefe do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Iowa, e atual professor de professor de Neurociência na University of Southern California, no seu livro “O Erro de Descartes”, cita: "...a razão pode não ser tão pura quanto a maioria de nós pensa que é ou desejaria que fosse, e que as emoções e os sentimentos podem não ser de todo uns intrusos no bastião da razão, podendo encontrar-se, pelo contrário, enredados nas suas teias, para o melhor e para o pior." (p.12). Razão e emoção se entrelaçam e interdependem. Não há, portanto, uma razão pura, sem ter sido influenciada por nenhum sentimento, assim como não há nenhum sentimento sem ter sido influenciado por algum pensamento."A alma respira através do corpo, e o sofrimento, quer comece no corpo ou numa imagem mental, acontece na carne.", afirma o Prof. Damásio (p.18). Há uma interligação inseparável entre mente e corpo.Antigamente se pensava que havia no cérebro humano regiões específicas para cada função. Por exemplo, acreditava-se que havia uma única região responsável pela visão. Hoje sabe-se que "a função de cada parte individual do cérebro não é independente, mas uma contribuição para o funcionamento de sistemas mais vastos, compostos por essas partes individuais. ...Podemos agora dizer com segurança que não existem ‘centros’ individuais para a visão, para a linguagem ou ainda para a razão ou para o comportamento social. O que na realidade existe são ‘sistemas’ formados por várias unidades cerebrais interligadas." (p.35).Caminhamos para entender a correlação que existe entre a Neurologia, Psiquiatria, Psicologia Médica, Imunologia, Endocrinologia, Filosofia, Sociologia e Teologia. Para nossa saúde mental precisamos interligações sociais, compartilhamento, noção e prática de vivência em comunidade. Não fomos criados para competir, mas para compartilhar. Precisamos entender melhor isto. Entender que você depende de cada ser ao seu redor. Que cada um tem sua importância e participação na formação da saúde (ou doença) social.Precisamos da Natureza, do vizinho, do lixeiro, do frentista do posto de gasolina, do canto do passarinho, do sol, da lua, da chuva, etc. A vida e a saúde funcionam num sistema e compreender esta visão sistêmica nos ajuda a nos posicionar humildemente na existência.Nossa saúde mental em qualquer época, dependerá, portanto, em grande parte de compreendermos esta interdependência entre corpo e mente, entre o individual e o social, que somos apenas parte de um todo, e que viveremos melhor ao compartilhar e não ao competir ou acumular.Então, se você fica brigando com as pessoas tentando mostrar que é melhor que elas, se fica envolvido em competições, se permanece enganando aos outros em atitudes de suborno, corrupção e trapaças, se fica isolado das pessoas mais necessitadas sem ajudá-las e, pior que isso, explorando-as com trabalho exagerado e salários ruins, lamento, mas sua saúde está caminhando para um colapso. Qualidade de vida é diferente de alto padrão de vida. Dê um passo concreto nessa semana para ajudar alguém necessitado de algo. Faça isto sem fazer propaganda e sem esperar nada em troca. Veja como se sentirá melhor.Um neurologista da USP disse, numa entrevista sobre Doença de Alzheimer concedida ao jornalista da Rádio CBN, Roberto Nonato, que para prevenir a Doença de Alzheimer, entre outras coisas, é importante: (1)Praticar atos de filantropia, (2)não guardar ressentimentos e (3)cultivar gratidão na sua mente e coração. Na verdade, precisamos receber a capacidade de agir com bondade, pois ela não é natural em nossa natureza egocêntrica. Consegue ver, então, que faz muito sentido o texto: "...Tudo vem de Ti, e nós apenas Te damos o que vem das Tuas mãos." 1 Crônicas 29:14?
Fonte:www.portalnatural.combr

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O AMOR DE DEUS PELA HUMANIDADE

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).
Porque será que Deus nos ama tanto assim? Deus nos ama anto porque ele nos criou à sua imagem e semelhança; "Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança..." (Gênesis 1:26).
O homem, porém, resolveu dar ouvido á voz do maligno e rompeu sua comunhão com Deus, o seu criador, atraindo maldição para si e para sua descedência; (Veja o Capítulo 3 de Gênesis).
Deus é amor, e continuou amando a humanidade, agora destituído da graça e da glória de Deus. "Mas Deus demonstra seu amor por nós; Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores" (Romanos 5:8).
Sem a intervenção de Deus seria impossível a nossa salvação, mas, Deus nos amou de tal maneira que deu o seu Filho, Cristo Jesus, e sobre ele caiu a maldição que estava sobre nós; fomos salvos da destruição e ganhamos a vida eterna, em Cristo Jesus; (veja Isaias 53:4-6; Efésios 2:4-5).
Beneficiados pelo amor de Deus, agora temos paz com nosso criador, temos paz em nós mesmos, e paz com aqueles que caminham conosco. Passamos a experimentar uma vida abençoada.
Adolpho Salgado

segunda-feira, 2 de abril de 2012

INVESTIMENTO QUE RESULTA EM DIVIDENDOS ETERNOS

Leia Deuteronômio 6:1-25
Uma palavra aos pais
A família está em crise! Os problemas familiares crescem dia após dia. Cada vez mais há famílias fragmentadas, sofrendo a dor da separação. Várias filosofias modernas tentam nos conduzir por diversos caminhos opostos aos caminhos do Senhor. Por isso, é imprescindível estarmos com os olhos fixos no Criador do Universo para redescobrir os princípios fundamentais que ele elaborou para a família. Em Deuteronômio 6, temos alguns alicerces dados por Deus ao povo de Israel antes que ele entrasse na Terra Prometida. Essas
instruções continuam pertinentes às famílias contemporâneas. Elas estão divididas em quatro áreas:
1. Em relação a Deus (vs. 1-5).
Deus adverte os pais e avós para que jamais deixem de transmitir aos seus filhos e netos como podem e devem amá-lo de todo o coração. Esse amor a Deus significa temê-lo acima de tudo, meditar e obedecer ao que a sua Palavra ensina. No versículo 5, o Senhor salienta que esse amar deve ser de todo o
coração, de toda a alma e de todas as forças. Os próprios pais e avós devem amar a Deus dessa forma e dar o exemplo a seus familiares.
2. Em relação à Palavra de Deus (vs. 6-9).
Deus enfatiza a importância de conhecer e realizar a sua vontade, expressa na Bíblia. O Senhor quer que a sua Palavra esteja gravada no coração dos pais e que estes a transmitam a seus filhos (vs.7). Ele não delega a responsabilidade da educação cristã das crianças à igreja ou à escola. Esta é uma incumbência, em primeiro lugar, dos pais, que deve ser comunicada através
da experiência e vivência do cotidiano no lar e do exemplo passado aos filhos.
3. Em relação à administração dos bens materiais (vs. 10-14).
Deus sabia que o povo de Israel, muito em breve, estaria
confortavelmente instalado nas terras férteis de Canaã. Por isso, ele alertou: "Tenham o cuidado de não esquecerem Deus, que os tirou do Egito". Muitas vezes, as riquezas e a independência financeira podem dar a falsa sensação de auto-suficiência. Ás vezes, a pessoa conclui que tudo o que conseguiu é fruto de seu próprio esforço e suficiência e que Deus é desnecessário. Mas esse é um engano perigoso. Sem Deus, não somos nada, pois,
se não tivermos a paz do Senhor abençoando nossa vida, mesmo se acumularmos bens materiais, não seremos felizes. Nós precisamos aprender a desenvolver um coração humilde e agradecido pelo cuidado e pelas bênçãos que o Pai Celestial
nos concede e, também, ensinar nossos filhos a terem um coração grato.
4. Em relação ao propósito de Deus (vs. 20-25).
É comum ouvirmos uma criança perguntar: "Por que eu tenho de ir à igreja?" ou "Por que eu tenho de obedecer a Deus?" A resposta está muito clara nas páginas da Bíblia, e os pais podem transmiti-la aos filhos de forma simples e direta. A razão de buscarmos a Deus é por que ele nos amou primeiro, apesar de sermos pecadores, e demonstrou seu amor por nós de forma grandiosa e definitiva (Romanos 5:8). Assim como o Senhor libertou o povo de Israel da escravidão do Egito, ele também nos libertou da escravidão do pecado, que arruína nosso vida, quando enviou seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz para nos salvar. E ele não parou por aí. Cristo ressuscitou para nos garantir a possibilidade de uma nova vida. Para a família sobreviver rodeada pelos apelos e tentação da modernidade é fundamental que seus membros sejam constantemente lembrados de que Deus é gracioso e seu amor por nós é impossível de ser medido. E isso deve nos desafiar a viver uma vida que o agrade.
Esses são os preceitos transmitidos por Deus à família, para que ela permaneça unida mesmo diante dos problemas atuais da sociedade em que vivemos.
Pais e avós, nunca desanimem de instruir seus filhos e netos na Palavra de Deus. Seu investimento renderá uma vida plena e dividendos eternos para aqueles que vocês tanto amam.
Escrito por Jaime Kemp
Extraído da Bíblia da Família, página 179
Sociedade Bíblica do Brasil