terça-feira, 15 de maio de 2012

A OCIOSIDADE E SEUS EFEITOS MALÉFICOS

"Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso?..." (Provérbios 6:6-9).

O instinto operário da formiga envergonha o homem ocioso, preguiçoso. A Bíblia condena o homem passivo, que vive postergando. O Senhor nos alerta sobre a necessidade de haver períodos de repouso e de recreação em nossa vida cristã, junto à nossa família, porque isso nos traz grandes benefícios. Não confundir com períodos de ociosidades; tempos em que mergulhamos na inutilidade, trazendo grandes problemas para nós e nossos familiares.

* Tempos de ociosidade nos leva a pecar. (veja o que aconteceu ao rei Davi).
- A Bíblia diz que ele era formoso (1 Samuel 16:12); Davi foi escolhido por Deus, para reinar em Israel (1 Samuel 16:13); Davi era valente (1 Samuel 17:34-35); Davi era um herói (1 Samuel 17:40-50).
Os salmos de Davi, como o salmo 23 e tantos outros, demonstram a excelência de suas poesias. Davi, porém, cedeu a grandes pecados, em tempo de ociosidade. Ele foi atacado duramente pela concupiscência dos olhos, pela concupiscência da carne e pela soberba da vida, em tempos ociosos.
O texto de 2 Samuel 11:1-15 narra a história do seu adultério com Bate-Seba. A nação de Israel estava em guerra contra os amonitas. Davi, porém, estava em plena ociosidade em seu palácio.
Um belo dia, depois de ter dormido após o almoço, levantou-se e foi até a varanda do seu palácio. Dessa varanda ele avistou Bate-Seba se banhando num lago; ela era esposa de Urias, um de seus fiéis guerreiros. Ordenou então Davi a um de seus servos para chamá-la. Davi levou-a para seus aposentos e ali relacionou-se sexualmente com ela. Sabendo que Bate-Seba havia ficado grávida, deu ordens a Joabe, que estava à frente do Exército de Israel, para colocar Urias na linha de frente da batalha, numa posição de grande risco, para que ele morresse. Assim aconteceu, e Davi apossou-se de Bate-Seba como sua mulher.
Na presença de profeta Natã, arrependeu-se amargamente de seus pecados e pediu perdão a Deus (Salmo 51). Deus o perdoou, no entanto, esses pecados trouxeram problemas sérios para o seu lar. Tudo isso aconteceu em período de ociosidade na vida desse grande rei.

* Tempos de ociosidade atrai enfermidades e vícios.
Os profissionais de saúde tem estimulado aos seus pacientes ociosos, o trabalho como laborterapia para afugentar as doenças e os vícios. Isso tem trazido excelentes resultados. As Comunidades Terapêuticas tem curado e restaurado para sociedade muitas pessoas, com a mente enferma pelo vício, usando a confiança em Deus e a Terapia Ocupacional.

* Tempos ociosos nos leva à pobreza.
Está escrito: " Eu andei pelos campos e plantações de uva de um homem tolo e preguiçoso. Tudo estava cheio de espinhos e coberto de mato, e o muro de pedras havia caído. Olhei para aquilo, pensei bem e aprendi a seguinte lição: Durma um pouco mais, cruze os braços e descanse mais um pouco; mas, enquanto você estiver dormindo, a pobreza o atacará como um ladrão armado" (Provérbios 24: 30-34).

Na Parábola dos Dez Talentos (Mateus 25:16-30) o Senhor fala dos três servos que receberam talentos para negociar, segundo a capacidade de cada um. Os servos que negociaram com os talentos recebidos foram elogiados e recompensados. Aquele servo, porém, que nada fez, foi chamado de negligente e inútil. O significado real da palavra negócio é "negar o ócio" ou "negação do ócio" = neg + ócio; fala de aversão à ociosidade.
Se estivermos sempre em comunhão com Deus, através da oração e da meditação de suas palavras, na Bíblia Sagrada, o Senhor certamente irá nos livrar da ociosidade e de seus efeitos maléficos.
Adolpho Salgado

quinta-feira, 10 de maio de 2012

MÃE, MISSIONÁRIA SUBLIME DO LAR



O grande desafio das mães

“Lembra da sua fé sincera, a mesma fé que a
sua avó Lóide e Eunice, a sua mãe, tinham. E tenho certeza de que é a mesma fé
que você tem” (2 Timóteo).

O apóstolo Paulo teve um papel essencial na vida de Timóteo em relação ao desenvolvimento
de sua fé. Entretanto, ele mesmo fez questão de reconhecer que o mérito do crescimento espiritual de Timóteo não era dele, mas de sua mãe e de sua avó.
Timóteo teve a oportunidade maravilhosa de crescer em um lar cristão e de receber da sua mãe e da sua avó ensinamentos bíblicos.
Às vezes, temos uma visão distorcida do que é evangelizar ou discipular. Pensamos que, para ser um missionário, é necessário ir para um país distante e anunciar o evangelho. Contudo, Deus nos incumbe de uma missão fundamental em nosso próprio lar. Especialmente a mulher, ao dar a luz um filho, sente dificuldades em conciliar o papel de mãe e ainda sair de casa para evangelizar. O que muitos não percebem é que, na verdade, o papel de mãe também abrange o discipulado de seus filhos, ou seja, torná-los discípulos de Jesus. Essa é uma tarefa sublime, muito importante e de grande responsabilidade.
Timóteo recebeu uma boa educação cristã, que se transformou em um alicerce sólido para
sua vida. Esse alicerce foi construído em sua infância por sua avó e sua mãe. Por isso, o apóstolo Paulo escreveu: “continue firme nas verdades que aprendeu e em que creu de todo o coração. Você sabe quem foram os seus mestres na fé cristã. E, desde menino,você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus” (2 Timóteo 3:14-15).
Queridas mães, ensinem as Escrituras Sagradas aos seus filhos. Sejam missionárias em seu lar. Eduquem seus filhos com o propósito de torná-los discípulos de Jesus. Aceitem e desempenhem, com a ajuda de Deus, essa tarefa tão preciosa.
Judith Kemp e Jaime Kemp
Bíblia da Família, página 1275
Sociedade Bíblica do Brasil

MÃES
O Ministério Restaurando Famílias, vem trabalhando na restauração da vida cristã nos lares.
Para isso temos contado com as mães abnegadas, como Eunice, mãe de Timóteo, para restabelecer o Evangelho de Cristo nos núcleos familiares.
Oramos continuamente ao nosso Pai celestial, a fim de que essas mães continuem firmes, sem desanimar. Intercedemos também por aquelas que se esforçam para ter um lar abençoado e não estão conseguindo; para que elas não percam a esperança. Também intercedemos por aquelas mães que vêem seus lares moralmente e espiritualmente destruídos, e nenhuma esperança resta; para que elas creiam que Cristo veio ao mundo para anunciar àqueles que dependem inteiramente de Deus, a restauração das vidas em ruínas. “Creia no Senhor Jesus e será salvo – isto é, liberto, curado e restaurado – você e sua família” (Atos 16:31).
MÃES, amadas com amor eterno pelo nosso Pai Celestial!!!
PARABÉNS PELO SEU DIA.
Adolpho Salgado