segunda-feira, 9 de julho de 2012

CEIA DO SENHOR - CEIA DA COMUNHÃO

Ontem, nos reunimos na igreja, como fazemos todos os domingos. Ontem, porém, nos reunimos para um culto especial: "A Ceia do Senhor".
Na ocasião o Senhor nos deu uma palavra a fim de nos lembrar que a Ceia do Senhor que realizamos cada mês, por ordem de Cristo, e que lembra a última ceia de Jesus com seus discípulos, quando Jesus identificou-se com o cordeiro pascal, diz respeito a nossa comunhão com ele, como também a nossa comunhão uns com os outros.
A Ceia do Senhor aponta para aquilo que somos, conforme (Efésios 4: 4-6), "Um em Cristo". Veja o que a Bíblia diz: " Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo? Como há somente um pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão (...) Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo" (1 Coríntios 10: 16-17; 12:27).
A Igreja é o Corpo de Cristo. A Igreja não é uma associação, uma sociedade, um clube ou uma confraria. A Igreja é formada por aqueles que estão em Cristo; por aqueles que são beneficiados pelo sacrifício de Cristo. A Igreja é formada por aqueles que pela morte de Cristo declaram, através das águas do batismo, a sua morte para o mundo de pecado, e renascem para uma nova vida, em Cristo Jesus. (Leia João 12: 32-33; Romanos 6: 3-7). Este é o grande trunfo nosso: A nossa comunhão com Cristo, e a nossa comunhão uns com os outros.
O capítulo 17 do Evangelho de João narra uma oração de Jesus, a qual chamamos de oração sacerdotal. Nessa oração, entre outras palavras, encontramos Jesus dizendo: "Eu não rogo somente por esses, mas também por aqueles que, pelas suas palavras, hão de crer em mim; para que todos sejam um como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste" (João 17: 20-21).
Ele intercedeu pelos seus 12 primeiros discípulos, e também intercedeu por cada um de nós, com um único objetivo: "para que eles sejam um". E ele continua intercedendo por nós; veja o que está escrito: "Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós" (Romanos 8: 34).
Mas, o Espírito Santo também intercede por nós; pois está escrito: "Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós..." (Romanos 8: 26).
O único interesse do nosso Pai celestial, assim como do seu Filho e de seu Espírito, é a nossa comunhão, num só corpo, formando a Igreja; O Corpo de Cristo. O texto de (1 João 1: 3) diz: "... para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo".
O que atrapalha a nossa comunhão com Deus e com os irmãos? O pecado. O pecado interfere na comunhão com os irmãos e com Deus. Está escrito: "Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá" (Isaías 59: 2).
Como se dá a cura para o pecado? Através do arrependimento e confissão dos pecados. Precisamos pedir perdão e liberar perdão, quando for necessário. Em Atos dos Apóstolos, o livro histórico do Novo Testamento, com respeito aos primeiros cristãos, encontramos: "... Eles perseveravam na comunhão (...) Era um, o coração e a alma dos que criam" (Atos 2: 42; 4: 32). A Igreja, que somos nós, deve estar sempre pronta para combater a tudo aquilo que tenta quebrar a nossa comunhão com Deus, bem como a nossa comunhão com os irmãos.
Adolpho Salgado - Ministro do Evangelho