sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PAI! LIVRA-NOS DO MAL



Estamos meditando sobre a “Oração do Pai-Nosso”
“E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal” (Mateus 6:13).

Lá no princípio da vida humana o homem pecou, separou-se de Deus e atraiu o mal sobre si e sobre toda sua descendência. Há dois mil anos atrás o apóstolo João confirmou isto, quando disse: “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do maligno” (1 João 5:19).
Quando Deus enviou seu Filho ao mundo foi para desfazer as obras do diabo e trazer bem-aventurança a cada família na face da terra. O Espírito de Deus mostrou isto ao profeta Isaías, setecentos anos antes de Jesus nascer. Esse texto foi lido por Jesus, por ocasião de um culto na cidade de Nazaré. Assim diz: “O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor, (...) para consolar todos os que andam tristes, e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido” (Leia Isaías 61:1-3).
O que é preciso para que as pessoas sejam libertas das mãos do maligno e venham gozar destas bem-aventuranças? É preciso, tão somente, colocar suas vidas aos pés de Jesus sem reservas de domínio.
Como filhos de Deus precisamos ser livres para ele. Ele preparou para nós um futuro magnífico, sobre esse futuro ele diz: “Eu lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas...” (2 Coríntios 6:18); o reino é dele, o poder é dele e a glória é dele. Termino esta série sobre a “Oração do Pai-Nosso”, com as palavras do apóstolo Paulo, referindo-se a Deus: Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.

Oremos: Amado Pai celestial! Nunca nos deixe repetir simplesmente este texto do “Pai-Nosso”, de alma vazia. Leve-nos a viver esta oração, no nosso dia-a-dia. Oramos em nome de Jesus. Amém.
Adolpho Salgado


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PAI! PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS



Estamos meditando sobre a Oração do Pai-Nosso
“Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores” (Mateus 6:12).

No texto acima há ensinamentos importantes, dos quais dependem o sucesso ou fracasso, a bem-aventurança ou maldição, em nossas vidas. Em outras palavras esta oração nos convida a dizer: “Assim como o Senhor perdoou as nossas dívidas (ofensas), assim também nós perdoamos àqueles que nos ofendem”. Que dívida, ou que ofensa é essa que Deus nos perdoou?
Se lançarmos os nossos olhos nos primeiros três capítulos do Livro de Gênesis, em espírito de oração, certamente vamos perceber que Deus, quando nos criou, derramou seu amor eterno sobre nós e nos envolveu com cuidados especiais, no Jardim do Éden. No entanto, demos ouvido a voz do maligno, viramos as costas para Deus e dele nos separamos, seguindo nossos próprios caminhos. Contraímos, assim, uma grande dívida para com Deus; uma dívida impossível de ser paga, pois com referência a essa dívida a Bíblia diz: “Certamente morrerá”, e, “o salário do pecado é a morte”. Deus, porém, motivado pelo seu grande amor para conosco, enviou a Cristo Jesus, e sobre ele caiu nossas transgressões, essa grande dívida para com Deus.
“O salário do pecado é a morte”; na cruz Cristo se identificou com todos e derramou seu sangue por todos, para livrar a todos da morte eterna. Deus se agradou da morte do seu Filho, que voluntariamente se entregou naquela cruz, porque, assim, pode perdoar a nossa grande dívida para com ele, e livrar a todos da morte eterna. Diante deste fato, quando não perdoamos a dívida (ofensa) de alguém, atraímos sofrimento para nós, ficamos nas mãos de verdugos (Mateus 18:35). Há muita gente sofrendo, há muitas famílias em sofrimento, há nações inteiras em conflito generalizado; tudo por falta de perdão. Meditem sobre isto e perdoem sempre.

Oremos: Amado Pai celestial! Derrama do teu amor em nossos corações e leva-nos a perdoar sempre, assim com tu nos perdoaste. Oramos em nome de Jesus. Amém.
Adolpho Salgado

terça-feira, 27 de novembro de 2012

A PROVIDÊNCIA PROVEDORA DE DEUS



Estamos meditando sobre a “Oração do Pai-Nosso”.
“Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia” (Mateus 6:11).

Deus quer que confiemos nele, na sua provisão, e não fiquemos preocupados com o que comer, com o que vestir. Isto gera em nós ansiedade, que por sua vez nos traz problemas de ordem física, psicológica e até mesmo espiritual, pois as preocupações e pressões trazidas pela ansiedade fazem com que não tenhamos mais tempo para orar, nem para ler a Bíblia, nem para adorar e cultuar a Deus.
Devemos lembrar-nos das palavras de Jesus quando proferiu o Sermão da Montanha: “Observem as aves do céu; não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não tem vocês muito mais valor do que elas?” (Mateus 6:26).

Oremos: Amado Pai celestial! Somos gratos pelo alimento de cada dia. Reconhecemos que vem de ti a provisão para todas as nossas necessidades. Oramos em nome de Jesus. Amém.
Adolpho Salgado

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PAI! SEJA FEITA A TUA VONTADE



Estamos meditando sobre a “Oração do Pai-Nosso”
“... seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus” (Mateus 6:10).

Ainda continuamos a nos alimentar, a nos depender do fruto da árvore da ciência, do bem e do mal. Deus é quem sabe o que é certo ou errado, o que é bom ou ruim para nossas vidas (Gênesis 2:16-17; 3:6). O maligno, no entanto, plantou no coração dos nossos primeiros pais (Adão e Eva) a semente daninha da soberba, do orgulho, do egoísmo, cujo vestígio ainda se encontra em nós.
Fazemos nossos planos, criamos nossos projetos, e até num ato de contrição nos ajoelhamos e apresentamos tudo a Deus. Em seguida falamos amém, que quer dizer: Assim seja. Levantamos dali e vamos fazer tudo segundo a nossa vontade; parece que não queremos ouvir a Deus. Somos dominados pelo nosso ego!
Jesus, mesmo em extrema aflição no Getsêmani, deixou ensinamento importante sobre isto. Ele orou assim: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice”; no entanto disse em seguida: “Contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres” (Mateus 26:39).
A vontade de Deus é que deve prevalecer sobre a nossa vontade. Devemos depender do conhecimento que emana de Deus. É assim que evitaremos os fracassos e experimentaremos constantes vitórias.
Oremos: Amado Pai celestial. Que a tua vontade prevaleça sempre sobre a nossa vontade. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém.
Adolpho Salgado


domingo, 25 de novembro de 2012

O REINO DE DEUS



Estamos meditando sobre a "Oração do Pai-Nosso"
“Venha o teu Reino” (Mateus 6:10).

Deus quer que desejemos o seu Reino. Ele quer que sejamos aperfeiçoados como filhos seus, sinalizando o seu Reino enquanto peregrinos na terra.
O verdadeiro cristão não é aquele que muda de conduta; que decide deixar sua vida desregrada e se filia a uma igreja, seja ela qual for.
O verdadeiro cristão é aquele que, pelo poder do evangelho (Romanos 1:16) foi transportado do reino deste mundo para o Reino do Amado filho de Deus. A Bíblia diz: “Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado” (Colossenses 1:13).
Embora sendo cidadãos da nossa nação, aqui neste mundo, com direitos e deveres como qualquer outro, esperamos a vinda gloriosa do nosso Rei Jesus, para estarmos com ele eternamente (1 Tessalonicenses 4:13-17).
Adolpho Salgado