sexta-feira, 26 de abril de 2013

APESAR DOS TEMPORAIS



Uma palavra aos casais
“Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha” (Mateus 7:25).

Jesus afirmou que quem ouve os seus ensinamentos e vive de acordo com eles é “como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha” (Mateus 7:24). Apesar dos temporais, essa casa permaneceu firme. Assim é a nossa vida em todas as áreas, inclusive a conjugal.
Quando o casamento é firmado em Cristo e na sua palavra, ele permanecerá. Não importa as dificuldades que vierem, ele não será destruído.
A realidade da vida contemporânea revela famílias divididas e incompletas. Mas a verdade é que quanto mais as pessoas se afastam de Deus, mais difícil é manter a família e o casamento.
Se você quer ter uma família unida e feliz, então firme o seu casamento na Rocha, que é Cristo. Fixe seu olhar nele em todas as suas decisões, conflitos, alegrias ou angústias. Procure a orientação da Palavra de Deus sempre. Ore e compartilhe sua fé com a sua família. Ame e perdoe como Cristo o amou e o perdoou na cruz. Permita que ele seja o alicerce inabalável sobre o qual você construirá seu casamento.
Jaime Kemp – Bíblia da Família, página 966 – Sociedade Bíblica do Brasil.

terça-feira, 23 de abril de 2013

NÃO NEGUE SUA FÉ, CUIDE DE SUA FAMÍLIA



Uma palavra às famílias
“Porém, aquele que não cuida dos seus parentes, especialmente dos da sua própria família, negou a fé e é pior do que os que não crêem”  (1Timóteo 5:8).

A família é a célula básica da sociedade e da igreja. Se a família não está bem, todos os outros relacionamentos, as idealizações, empreendimentos, a vida profissional e espiritual também não estarão.
Na família, cada um deveria procurar suprir as necessidades do outro. Ela é um campo de treinamento onde aprendemos a nos relacionar nas outras esferas da vida. O problema é que as pessoas buscam cada vez mais sua própria satisfação e não procuram doar-se para os outros. Criamos pequenos mundos pessoais, seletivos, egoístas e individualistas. Queremos apenas o que nos beneficia e não estamos dispostos a deixar de lado os nossos próprios interesses em favor dos outros.
O relacionamento do casal é profundamente afetado por esse egoísmo. Quando o marido não satisfaz a esposa, ela o deixa ou passa a desprezá-lo dentro de sua própria casa. Quando a esposa não satisfaz o marido, ele procura outra que o faça. Ao invés de harmonia, estabelece-se uma verdadeira batalha no lar com cada um procurando ser o vencedor ou, se for mais conveniente, a vítima, condenando o outro e não contribuindo em nada para uma convivência feliz.
Inseridos nessa convivência difícil, os filhos são profundamente afetados. Os meninos são criados de forma machista; não aprendem a amar; só a receber. No futuro, não saberão amar sua esposa. As meninas, por outro lado, vêem o pai e os irmãos como verdadeiros inimigos com quem precisam competir. Elas também não terão um modelo em que se inspirarem para aprenderem a amar o marido no futuro.
O egoísmo não é um fruto do Espírito. O amor ao próximo é um fruto da fé. Examine o seu coração. Trabalhe para a união da sua família. Doe-se de coração. Procure amar e suprir as necessidades do seu cônjuge. Ame os seus filhos e dê um bom exemplo. Amar e cuidar da família é um exercício de fé e de amor. Deus quer a paz nas famílias, ele o ajudará e abençoará a sua iniciativa.
Dr. Jaime Kemp – Bíblia da Família, página 1268 – Sociedade Bíblica do Brasil.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A FAMÍLIA QUE ORA UNIDA PERMANECE UNIDA



Uma palavra às famílias.
“E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos!” (Efésios 3:20).

Quando um casal ora e pede a Deus pela sua vida e pela vida de seus filhos, está ensinando a eles sobre a prioridade da participação de Deus na vida deles e a absoluta necessidade de buscar comunhão com o Pai em oração. Quando os pais entregam seus problemas ao Senhor em oração eles demonstram que confiam no seu cuidado. Dessa maneira, os filhos também aprenderão a confiar na intervenção do Senhor na vida deles. Quando a família consegue perceber a atuação de Deus em resposta às orações, a sua fé é fortalecida.
Educar filhos não é uma tarefa fácil e exige sabedoria e orientação divina, além de persistência, determinação, paciência, firmeza, amor e “jogo de cintura”. Quando foi a última vez que você separou um tempo para orar com o seu cônjuge e com seus filhos? Será que não chegou a hora de dedicar alguns momentos, diariamente, para ler a palavra e orar em conjunto?
Dr. Jaime Kemp – Bíblia da Família, página 1226 – Sociedade Bíblica do Brasil.

sábado, 20 de abril de 2013

O PODER DA ORAÇÃO



Uma palavra às famílias
“E assim Pedro estava preso e era vigiado pelos guardas; mas a igreja continuava a orar com fervor por ele” (Atos 12:5).

Pedro não estava vivendo um bom momento. As perspectivas para o futuro não eram nada promissoras. Ele estava preso, alguns cristãos já haviam sido mortos, e outros sendo perseguidos. Mas, nesse período de ansiedade e sofrimento, “a igreja continuava a orar com fervor por ele”.
Quando sentimos que não há nada mais que possamos fazer, que a solução do problema não está em nossas mãos, precisamos nos lembrar que Deus está no controle. Ele continua perto de nós, nada pode superar o seu poder e, principalmente, seu cuidado para conosco. Tudo o que está pesando em nosso coração deve ser levado a ele em oração.
Busque o Senhor individualmente, como casal e como família. Experimente o socorro, o poder e o consolo de Deus na sua vida em todos os momentos.
Jaime Kemp – Bíblia da Família, página  1127 – Sociedade Bíblica do Brasil.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

COLOCANDO O AMOR CRISTÃO EM PRÁTICA



Uma palavra às famílias
“Todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham” (Atos 4:32).
A igreja cristã primitiva era muito ativa e dinâmica. Uma de suas maiores virtudes era o intenso amor que eles demonstravam ter uns para com os outros. O texto bíblico diz que “todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham”. Eles agiam de forma espontânea. Não havia nenhuma imposição do Estado, ninguém era obrigado a doar nada. Os cristãos daquela época simplesmente se ajudavam mutuamente por amor.
Se você quer ser zeloso em relação aos bens que Deus lhe confiou, permita que o Espírito Santo desenvolva em seu coração sensibilidade às necessidades e carências das pessoas que estão à sua volta, especialmente dos irmãos em Cristo. Deus honra e abençoa quem glorifica seu nome sendo bom despenseiro dos bens que lhe são confiados. Ele não nos promete riquezas, mas garante suprir as nossas necessidades. E há uma grande possibilidade de ele fazer isso através dos nossos irmãos na fé.
Jaime kemp – Bíblia da Família, página 1116 – Sociedade Bíblica do Brasil.