quinta-feira, 19 de setembro de 2013

ELES PERSEVERAVAM NA COMUNHÃO

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão...” (Atos 2:42).

 
A palavra comunhão, no texto acima, vem do grego “koinonia”. Diz respeito a nossa comunhão com Deus e uns com os outros. Numa oração, intercedendo por todos nós, Jesus mostra como ele vê esta comunhão; assim ele diz: (Pai) “eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela tua palavra, hão de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste” (João 17:20-21).

Esta comunhão só se consegue quando, como seguidor de Cristo, negamos a nós mesmos, como nos ensina o nosso Mestre e Senhor: “...Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo...”(Marcos 8:34). Isto significa entregar-se a Cristo sem reservas de domínio.

Esta comunhão é a consequência do amor de Deus em nós. Jesus nos ensinou: “...Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mateus 22:37). Agindo assim atraímos o amor de Deus em nosso coração, como está escrito: “... porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:5). Este amor de Deus transborda em nós, promovendo a comunhão entre os irmãos em Cristo, como Deus espera de nós.

Os apóstolos viviam o mandamento de Cristo, com respeito ao amor. Jesus disse: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12). A comunidade cristã em Jerusalém vivia este amor. Em consequência “...era um o coração e a alma da multidão dos que criam...”(Atos 4:32). Uma igreja assim se torna atraente e poderosa; por isso o texto diz que na igreja de Jerusalém havia muitas maravilhas, e os cristãos caiam na graça de todo o povo, e o Senhor fazia a igreja crescer de uma maneira fantástica. Perseveremos nesta comunhão.

Adolpho Salgado

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ELES PERSEVERAVAM NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” (Atos 2:42).

 
Doutrina dos apóstolos aqui é o conjunto de princípios que servem de base para o Cristianismo autêntico. Doutrina significa ensino. Com esse ensino estavam sendo formados os alicerces da Igreja, sobre o fundamento que é Cristo Jesus (Salmo 118:22; 1 Coríntios 3:11). Como Cristo é a encarnação da própria Palavra de Deus (João 1:14), essa doutrina veio de Deus; por isso precisa ser amada e respeitada.

Cristo Jesus, pastor supremo da Igreja (1 Pedro 5:4; Hebreus 13:20), separou homens e mulheres da Igreja e os capacitou para ajudar a cuidar do seu rebanho, afim de que todos os cristãos cheguem à perfeição desejada por ele, para não sermos levados como crianças por qualquer vento de doutrina. (Confira Efésios 4:11-14).

Veja o que o apóstolo Paulo diz a Timóteo, seu filho na fé e companheiro de ministério: “Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda paciência e doutrina. Pois virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos” (2Timóteo 4:1-4).

Bom seria se em cada família, o pai e a mãe sentassem com seus filhos, ao menos uma vez por semana, para ministrar a eles os ensinamentos de Cristo Jesus, trazidos pelos apóstolos. Certamente a Igreja de Cristo faria a diferença, sendo o sal da terra e luz do mundo (Mateus 5:13-16), e a nossa sociedade seria outra.

Adolpho Salgado

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

PERSEVERANÇA


“Eles perseveravam...” (Atos 2:42).

 

É preciso perseverar para alcançar o objetivo. O mundo conheceu um homem de ciência, um inventor extraordinário, chamado Tomás Edson.

Tomás Edson ficou conhecido como o inventor da lâmpada elétrica. Sua biografia diz que, para que a primeira lâmpada permanecesse acesa, ele precisou de muita paciência e perseverança; repetiu a experiência centenas de vezes. Se ele desistisse era bem possível que hoje nossas ruas e residências, ainda fossem iluminadas com lampião de gás. Felizmente o lampião de gás ficou só na lembrança, ou na saudade, como prefere alguns saudosistas, como diz a Inezita Barroso: “Lampião de gás, lampião de gás, quanta saudade você me traz”.

Assim também, o povo de Deus precisa ser perseverante.  Nos tempos do Império Romano, o Cristianismo crescia de maneira impressionante. Muitos cristãos eram lançados na arena, e lutando com leões eram estraçalhados por esses animais; porém, morriam glorificando ao Senhor. E por incrível que pareça, sangue de cristão era transformado em sementes de novos cristãos. A Igreja crescia porque os cristãos perseveravam na oração e no testemunho de vida.

Nós temos uma meta a ser alcançada e precisamos perseverar e não se embaraçar com as coisas deste mundo. O apóstolo Paulo diz: “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito, mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui alcançado por Cristo Jesus; prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:12,14). Precisamos perseverar para fazer a vontade de Deus e receber dele a promessa de uma vida eterna.

Adolpho Salgado

 

terça-feira, 3 de setembro de 2013

O RIO PURO DA ÁGUA DA VIDA


“E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro” (Apocalipse 22:1).

A NASA (Estados Unidos), responsável pela pesquisa e programas de exploração espacial procura, até mesmo fora da nossa Galáxia, planeta que tenha água, porque onde há água há possibilidade de vida.

Deus usa a água simbolizando o fluir de sua própria vida. Rio, no texto acima, significa a presença abençoadora de Deus. O poder penetrante do Espírito de Deus trazendo a vida que jorra do Trono de Deus.

No Jardim do Éden a vida de Deus era abundante. Talvez, por isso, a Bíblia diz: “E saia um rio do Éden para regar o jardim; e ali se dividia e tornava em quatro braços” (Gênesis 2:10). Entre as flores, relvas e árvores frutíferas do Jardim do Éden fluía um rio; isto fala da presença provedora de Deus.

O profeta Ezequiel, no seu livro, fala da torrente das águas purificadoras que saiam de debaixo da morada de Deus. E alguém, disse ele; “tendo um cordel de medir, mediu mil côvados e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos tornozelos. E mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que davam pelos lombos. E mediu mais mil e era um rio que eu não podia atravessar (em pé) porque as águas eram profundas...” (Ezequiel 47:2-5).

O profeta, usando sempre de uma linguagem alegórica, fala das águas purificadoras, como sinal da presença forte do Espírito de Deus, purificando, vivificando, restaurando e provendo. Deus, neste texto, está sugerindo para não ficarmos alheios a essas águas da vida, nem devemos ficar numa experiência superficial, mas experimentarmos o profundo dessas águas, que quer nos abraçar por inteiro.

A fonte da água da vida é Cristo. Junto ao Poço de Jacó, Jesus pede água a uma samaritana, e ela questiona essa atitude de Jesus, porque os judeus não se davam com os samaritanos; aí Jesus diz: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva” (João 4:10). Como homem Jesus estava ali com muita sede; o sol era sol do meio dia, e a sede de saciar a necessidade do corpo era real. Como Deus, porém, Jesus tinha sede de satisfazer, de saciar, não só aquela mulher samaritana, mas todas as famílias de Samaria, com a água da vida.

Certa vez, Jesus foi à Festa das Cabanas, e veja o que aconteceu: “No ultimo e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7:37-38).

Uma observação precisa ser feita: As provisões do Rio da Vida nunca se esgotam. A Bíblia diz: “Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não os afligirá o sol, nem qualquer calor abrasador, pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu pastor; ele os guiará às fontes de água viva...” (Apocalipse 7:16-17).

Há um forte apelo, um convite insistente e irresistível da parte de Deus, para que todos venham participar da água da vida. A Bíblia diz: “O Espírito e a noiva dizem: Vem! E todo aquele que ouvir diga: Vem! Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida” (Apocalipse 22:17). Deixe a torrente das águas purificadoras penetrar na sua vida e no seu lar. Deixe a vida de Deus inundar todo se ser, para que sua alegria seja completa.

Adolpho