quinta-feira, 28 de novembro de 2013

JESUS ACALMA A TEMPESTADE

Leia Mateus 8:23-27

Jesus entra no barco a fim de passar para outro lado do chamado “Mar da Galiléia”; com ele estavam seus discípulos. Jesus foi para a popa do barco e, encostado sobre uma almofada, dormia profundamente.
Jesus dormia?  Sim, Jesus que possuía uma natureza divina, adquiriu também a natureza humana e nasceu entre nós, e era um ser humano como eu e você. Ele estava realmente cansado e dormia, quando de repente levantou-se no mar uma grande tempestade.
Os discípulos, com muito medo e não sabendo o que fazer, acordaram o Senhor, dizendo: “Salva-nos! Estamos perecendo”. Jesus na sua natureza humana estava cansado e dormiu; Jesus na sua natureza divina estendeu as mãos e deu ordens aos ventos e às águas, e tudo voltou à calma. E os discípulos disseram: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (vs.27).
Assim, também, o barco da nossa vida, do nosso relacionamento conjugal, do nosso lar, da nossa família, muitas vezes é assolado pelas tempestades ao longo da nossa jornada nesta vida. Jesus disse que estaria conosco todos os dias (Mateus 28:20), e realmente está. A grande vantagem nos dias de hoje, é que nas nossas tempestades ele não está dormindo.
Se você, meu amado(a), está sendo assolado(a) pelas tempestades avassaladoras que ameaçam destruir sua família, chame por Jesus. Ele faz cessar as tempestades e aquietar os corações.

Adolpho Salgado

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

VIDA ABUNDANTE

Série: O valor da vida humana
João 10:10

Cristo veio à terra em defesa da vida humana. Através de suas palavras e ações, ele resistiu a qualquer coisa, força ou pessoa que pudesse diminuir isso. Da mesma maneira, ele nos convida a fazer tudo que está ao nosso alcance para preservar e realçar a vida daqueles que estão ao nosso redor. Além da evangelização, devemos trabalhar para reduzir a pobreza, a doença, a fome, a injustiça e a ignorância.
Além dessa defesa da vida, portanto, Jesus também veio para libertar da morte e para introduzir a vida abundante. Através de sua morte e ressurreição, Cristo abriu uma nova dimensão de vida para toda a humanidade, ou seja, “eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).

Texto de Charles E. Blake. Extraído da Bíblia de Estudo Plenitude, página 1084 – Sociedade Bíblica do Brasil.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

A MAIOR NECESSIDADE HUMANA É A SALVAÇÃO

Série: O valor do ser humano
1 Pedro 1:18-19

O valor do ser humano pode ser inferido do preço pago para resgatar o homem (João 3:16; 1 Coríntios 6:20). Deus, o Filho, através de quem os mundos foram criados, tornou-se carne e morreu pelos pecados da humanidade. O fato de ele ter derramado seu sangue e morrido por nós de livre e espontânea vontade não revela apenas o valor do ser humano, mas também a importância da salvação. Através de Cristo, os crentes são perdoados, considerados justos e, através do novo nascimento, são renovados na imagem de Deus. Homens e mulheres caídos só podem produzir obras da carne. Só o Espírito, através do novo nascimento, pode renovar e recuperar o que foi destruído pelo pecado original (João 3:5-6). Para alcançar o maior potencial humano, para ter uma vida abundante, deve-se aceitar Jesus através da fé.

Texto de Charles E. Blake - Extraído da Bíblia de Estudo Plenitude, página 1309 – Sociedade Bíblica do Brasil.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A NATUREZA TRANSCULTURAL DA PALAVRA E OBRA DE DEUS

Série: O valor do ser humano
Mateus 27:32

Esse texto nos lembra de que as diferentes culturas foram representadas no Calvário e na Igreja: 1) Simão: Homens sábios de todas as idades teriam a honra de poder realizar a tarefa que era concedida a Simão de Sirene, um homem negro do Nordeste da África. Independentemente de serem voluntárias ou obrigadas, as mãos negras foram estendidas para ajudar o Salvador a carregar sua cruz. 2) O eunuco etíope da África (Atos 8:26) foi o primeiro convertido gentio citado pelo nome nos Atos dos Apóstolos. A história relata que ele retornou à Etiópia para fundar a Igreja Cristã Abissínia, que existe até hoje.

Texto de Charles E. Blake – Extraído da Bíblia de Estudo Plenitude, página 990 – Sociedade Bíblica do Brasil.

sábado, 16 de novembro de 2013

AJUDA DE UMA FONTE DESPREZADA

Série: O valor do ser humano
Lucas 10:33
Houve uma tensão racial distinta entre os judeus e os samaritanos (João 4:9). Eles não interagiam freqüentemente uns com os outros; e, em alguns casos, existia a hostilidade direta e ódio. Mas Jesus, no início do seu ministério, ensinou aos samaritanos a verdade de Deus. Ele ministrou à “mulher da Samaria” e ao povo da Samaria (João 4:4-42). Aqui nesta parábola, a fonte de ajuda não foi um parente ou um cidadão de Israel, mas um samaritano desprezado. Somos lembrados de que uma das maiores tragédias do preconceito é que pode separar alguém de uma potencial fonte de ajuda. A compaixão do samaritano foi bem mais recomendável naquela pessoa que ele assistiu, e que, em circunstâncias normais, provavelmente, nem teria falado com ele. Cristo veio para acabar com essa divisão.
Texto de Charles E. Blake

Extraído da Bíblia de Estudo Plenitude, página 1042 – Sociedade Bíblica do Brasil.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O RESPEITO PELAS PESSOAS

Série: O valor do ser humano
Tiago 2:1-9
O valor humano não pode ser igualado à raça, riqueza, classe social ou nível educacional. Todos são significativos e valiosos na ordem de Deus. Considerar um grupo, raça ou indivíduo como menos importante do que o outro é pecado pelo fato de que Cristo morreu por todas as pessoas, e não por uma em especial. Ao pé da cruz somos iguais, tanto em nosso valor para Deus (ele enviou seu Filho para morrer em favor de cada um de nós) quanto em nossa necessidade de aceitar seu dom da salvação. Devemos aprender a honrar e a respeitar cada pessoa e cada povo independentemente de sua posição ou cor. Cristo disse: “Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (Mateus 25:40).

Texto de Charles E. Blake - Extraído da Bíblia de Estudo Plenitude, página 1301- Sociedade Bíblica do Brasil 

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

AS PESSOAS NÃO DEVEM SE JULGAR MUITO IMPORTANTES

Série: O valor do ser humano

Romanos 12:3-5

 
Como a Bíblia ensina que os seres humanos são feitos à imagem de Deus, devemos respeitar a posição de cada indivíduo perante Deus. Este texto não ensina que os crentes devem se julgar seres sem valor ou insignificantes, mas sim que ninguém deve se considerar mais digno, mais importante, mais merecedor de salvação ou mais indispensável do que qualquer outra pessoa. A posse de diferentes talentos ou dons não denota diferenças de mérito, pois todos pertencem a um só corpo, uns dos outros, e somos todos independentes (vs.4-5). Pensar de outra forma é distorcer a realidade. Cada indivíduo tem valor e mérito intrínsecos, da mesma maneira que somos todos iguais perante Deus e em Cristo.

Texto de Charles E. Blake – Extraído da Bíblia de Estudo Plenitude, página 1167 – Sociedade Bíblica do Brasil.

 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

CRISTO INSTRUI A AGIR COM PREOCUPAÇÃO SOCIAL

Série: O valor do ser humano

Mateus 25:37-40

 
Cristo instrui a agir com consciência e preocupação social (vs.31-46). Aqui estão os princípios pelos quais os homens serão julgados: como tratam os famintos, os sem lar, os pobres, os doentes e os presos. A preocupação social não pode ser biblicamente separada da vida cristã. “Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, e ele lhe pagará o seu benefício” (Provérbios 19:17). Jesus iguala a forma como tratamos os desprovidos com a forma como tratamos a ele. O que fazemos por eles, fazemos por ele. Não devemos permitir que a vida cristã seja apenas um empreendimento espiritual, sem ligação com o serviço da humanidade. Quando falhamos ao cuidar das necessidades sociais, falhamos em dar o valor adequado aos outros, diminuindo nosso próprio mérito aos olhos do Senhor e convidando a condenação da parte dele (ver Tiago 2:14-17).

Texto de Charles E. Blake – Extraído da Bíblia de Estudo Plenitude, página 986 – Sociedade Bíblica do Brasil.

 

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

AMOR - O TESTE DO DISCIPULADO

Série: O valor do ser humano.

João 13:34-35

 
O fato de Cristo nos ordenar a amar indica que o amor não é apenas um sentimento ou uma preferência; é o que alguém faz e como ele o relaciona aos outros, uma decisão, um compromisso ou uma forma de se comportar. Jesus declara que o mundo saberá que somos discípulos dele se nos portarmos afetuosamente em relação aos outros. Cismas, disputas, críticas indelicadas e difamação de caráter são contrários ao espírito de Cristo. O amor dele foi um amor sacrifical. Era amor incondicional.  Seu amor é constante e auto-sustentador.  Seu amor resulta nos melhores interesses do ser amado, e ele ordena que amemos uns aos outros como ele nos amou.

Texto de Charles E. Blake – Extraído da Bíblia de Estudo Plenitude, página 1090 – Sociedade Bíblica do Brasil.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

TODOS OS CRENTES SÃO MEMBROS DO CORPO DE CRISTO


Série: O valor do ser humano.

1 Coríntios 12:12

 
O corpo humano é um organismo excelente. Os cientistas não podem duplicá-lo, nem mesmo compreendê-lo por inteiro. É uma síntese de muitas partes todas funcionando junto em um todo compreensivo. O que afeta uma parte do corpo afeta o todo. Cada membro do corpo se relaciona com e depende de outras partes do corpo. Cada um contribui para o bem-estar do corpo inteiro. Assim são todos os crentes como membros do corpo de Cristo. Devemos funcionar no corpo de Cristo como as partes do corpo humano funcionam nele. A amputação de um membro compromete todo o corpo. Não existe irmão cristão de quem não precisemos.  A palavra “corpo” (gr. Soma) está relacionada a sozo, significando “curar, preservar, inteirar”. Isso mostra claramente como a nossa vida está profundamente ligada dentro do Corpo de Cristo e como o bem-estar depende do bem-estar dos outros (Romanos 14:7). Permitamos que Cristo nos uma em sua igreja.

Texto de Charles E. Blake – Extraído da Bíblia de Estudo Plenitude, página 1189 – Sociedade Bíblica do Brasil.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A UNIDADE DA RAÇA HUMANA

Série: O valor do ser humano

Atos 17:26

 
Aqui fica declarada evidentemente a unidade da raça humana, pois, através de Adão e Eva (Gênesis 3:20) e, depois, através dos filhos de Noé (Gênesis 9:19), apareceram todas as raças e nacionalidades de homens. Todos nós procedemos de um mesmo sangue, seja em sentido figurado ou literal, pois os mesmos tipos de sangue são encontrados em todas as raças. A humanidade é uma família universal. “Não temos nós um mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus? (Malaquias 2:10). Vivemos em uma comunidade de um único mundo. Nenhuma raça ou nação tem o direito de dominar ou dissociar-se das outras. O apóstolo Pedro disse: “Mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo... Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção das pessoas; mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo” (Atos 10:28, 34-35). Existem apenas duas divisões da humanidade: os salvos e os não-salvos. Outras diferenças são apenas relativas ao tom da pele ou à cultura, mas todas as pessoas têm parentesco.

Texto de Charles E. Blake – Bíblia de Estudo Plenitude, página 1132 – Sociedade Bíblica do Brasil.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

A VIDA É SAGRADA

Série: O valor do ser humano.

Gênesis 9:5-6

A vida foi dada ao homem por Deus. O ser humano foi criado à imagem de Deus, e segundo a semelhança de Deus (Gênesis 1:26; 9:6). O homem era a criação única, espiritual, imortal, inteligente de Deus. Desta forma, Deus ordena: “Não matarás” (Êxodo 20:13). Tirar a vida humana significa um assalto à imagem de Deus neste ser humano. A vida humana deve ser respeitada e reverenciada. A vida, mesmo a vida pré-natal, é sempre um milagre; e ninguém deve pensar que tem o direito de derramar o sangue de um ser humano inocente. A palavra “requerer” (Gênesis 9:5) indica que Deus estava fazendo mais do que simplesmente estabelecendo uma regra. Ele estava dizendo que ele de fato perseguirá (hebr. Darash) ou buscará a vida de alguém em pagamento pela vida inocente que foi tirada. Que nenhum desrespeito pela vida venha a tomar conta das mentes das pessoas. Proclamemos o valor e a santidade da vida.

Texto de Charles E. Blake

Extraído da Bíblia de Estudo Plenitude, página 15.

Sociedade Bíblica do Brasil

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O PAPEL DECISIVO DO SER HUMANO NAS QUESTÕES REFERENTES Á TERRA

Série: O valor do ser humano

Gênesis 3:17

 
Da perspectiva do papel estratégico do ser humano, nós devemos assumir que ele tem um valor maior do que qualquer outra coisa na face desta terra. Nenhuma outra forma de vida terrena exerce um tal papel cósmico como a raça humana. Baseado nas ações dos homens, o mundo literalmente permanece ou cai. Apenas o ser humano tem o poder de esgotar os recursos da terra e poluir a sua atmosfera. O pecado de um homem, Adão, corrompeu o mundo. A contínua pecaminosidade da raça humana causou o dilúvio (Gênesis 6:12-13). Em contraste, a obediência de um homem, Jesus Cristo, trouxe justificação e retidão para muitos (Romanos 5:18-19). Se os homens redimidos devem andar nesta justificação e retidão, não poderiam eles fazer com que o mundo florescesse? Deus deseja revelar a sua verdade e beleza ao mundo somente através da humanidade redimida. Cada crente tem uma importância estratégica na sua própria esfera. Ele ou ela devem lutar para maximizar o impacto do bem e encorajar outros a fazer o mesmo.

Texto de Charles E. Blake

Extraído da Bíblia de Estudo Plenitude, página 9 – Sociedade Bíblica do Brasil.

sábado, 2 de novembro de 2013

O DOMÍNIO DO SER HUMANO SOBRE A CRIAÇÃO


Série: O valor do ser humano

Leia o Salmo 8:4-8

 

O homem não era apenas intrinsecamente distinto do resto da criação; a ele foi dada autoridade sobre a terra e sobre tudo o que nela havia. O ser humano foi feito para governar (v.6). A nossa habilidade para exercer autoridade sobre a terra depende de nossa disposição em nos submeter, servir e obedecer ao Deus vivo, que possui autoridade sobre nós. Nossa autoridade sobre a terra nos torna responsáveis por ela. As fontes minerais da terra, a água e o ar da terra, as espécie de animais que vivem debaixo e sobre a terra (e nas águas da terra), deveriam ser preocupações de todos os governos e indivíduos. Podemos permitir que as formas de vida da terra, as quais Deus colocou aqui e entregou aos nossos cuidados, sejam exterminadas? Ousamos poluir e corromper a criação de Deus? “E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá” (Lucas 12:48).

Texto de Charles E. Blake

Extraído da Bíblia de Estudo Plenitude, página 541 – Sociedade Bíblica do Brasil.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O VALOR INTRÍSECO DO SER HUMANO


O VALOR INTRÍNSECO DO SER HUMANO

Série: O valor do ser humano

Leia Gênesis 1:26-28

 

O ser humano é distinto do restante da criação. O Conselho Divino e Triúno determinou que o ser humano deveria ter a imagem e a semelhança de Deus. O homem é um ser espiritual que não é apenas corpo, mas também alma e espírito. Ele é um ser moral cuja inteligência, percepção, e autodeterminação excedem em muito os de qualquer outro ser terreno.

Estas propriedades ou características possuídas pela humanidade e a sua proeminência na ordem da criação implicam no valor intrínseco, não somente da família da humanidade, mas também de cada indivíduo humano.

Capacidade e habilidade constituem responsabilidade. Nós nunca deveríamos estar felizes em viver num nível de existência inferior àquela em que Deus tornou possível que nós vivêssemos. Nós devemos lutar para ser o melhor que podemos ser e alcançar os níveis mais altos que pudermos atingir. Fazer menos é ser servo infiel da vida que nos foi concedida. Ver Salmo 8:4-5; 139:13-14.

Texto de Charles E. Blake

Extraído da Bíblia de Estudo Plenitude, página 6 - Sociedade Bíblica do Brasil.