sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CARÁTER CRISTÃO

SUBSÍDIOS PARA ESTUDO EM FAMÍLIA.



"Caráter é o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduo que determina sua conduta em relação a Deus, a si mesmo e ao próximo.

Essas especificidades são responsáveis pela maneira como uma pessoa age, regulando suas escolhas e decisões. (Leia Provérbios 5:21; 16:2,9; 20:6,11).

O caráter de uma pessoa, portanto, não apenas define quem ela é, mas também descreve seu estado moral e a distingue das demais do seu grupo. (Leia Provérbios 11:17; 12:2; 14:14; 20:27)." ( Lições Bíblicas - terceiro trimestre de 2007, página 5).



No Sermão da Montanha, capítulos 5, 6 e 7 de Mateus, percebemos a vida íntegra de Cristo como homem, com muita nitidez; bem como o seu caráter sagrado.

Também percebemos com clareza o que ele exige de cada cristão. Cristo termina o Sermão da Montanha falando sobre os dois fundamentos; e ele diz o seguinte:

"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda". (Mateus 7:24-27 nvi).

No texto acima Cristo está falando de vidas construídas sobre a sua palavra, a qual ele chama rocha. Nossas vidas não podem ser construídas sobre areia, e sim, sobre a rocha que é a Palavra de Deus.

Cristo é a encarnação da Palavra de Deus: "No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade." (João 1:1, 14 nvi).

Cristo é a rocha, fundamento para construção de nossas vidas. Não devemos construir sobre outro fundamento: "Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo." (1 Coríntios 3:11 nvi).
Jack W. Hayford falando sobre o Sermão da Montanha, enumera nove características primárias do povo que recebe o governo do Reino de Deus (os cidadãos do Reino).
Diz ele:
"No Sermão da Montanha, Jesus delineia os atributos primários das pessoas que recebem a regra do Reino que ele traz. Há nove referências diretas ao Reino, pedindo:
HUMILDADE:- "Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus." (Mateus 5:3 nvi).
DISPOSIÇÃO E SOFRER PERSEGUIÇÃO:- "Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus." (Mateus 5:10 nvi).
ATENÇÃO SINCERA AOS MANDAMENTOS DE DEUS:- "Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus." (Mateus 5:19 nvi).
RECUSA EM SUBSTITUIR COMPORTAMENTO GENUINAMENTE CORRETO POR FALSA PIEDADE:- "Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus." (Mateus 5:20 nvi).
UMA VIDA DE ORAÇÃO:- "Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém." (Mateus 6:10,13 nvi).
PRIORIDADE PARA OS VALORES ESPIRITUAIS SOBRE OS VALORES MATERIAIS:- "Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas." (Mateus 6:33 nvi).
RECONHECIMENTO DA AUTORIDADE DO SENHOR AO OBEDECER A VONTADE REVELADA DE DEUS:- "Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus."Mateus 7:21 nvi).
(...) O mesmo Espírito que distribui dons de poder pelo serviço no Reino também funciona em nós para originar qualidades majestosas de vida, amor e um caráter sagrado. (leia João 15:1-7; Gálatas 5:22-23)."

Uma nova vida, um novo caráter. No início deste estudo citamos Mateus 7:24-27, que fala sobre os dois fundamentos. Este texto nos leva a entender que Deus, tendo como base a sua Palavra, edifica vidas novas com um novo caráter.
Como se trata de uma edificação, entendemos que não atingiremos a perfeição do dia para a noite. É um trabalhar, longânimo, do Espírito Santo, tendo como modelo, Jesus, o Filho de Deus. "Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito." (Romanos 8:29; 2 Coríntios 3:18 nvi).
Jeremias 18:1-6, mostra o oleiro construindo os seus vasos. Notamos também que vasos se quebravam em suas mãos, e ele, o oleiro, recomeçava a moldar esses vasos buscando a perfeição. Assim somos nós nas mãos do Senhor, nosso divino oleiro. Durante a vida, muitas vezes nos encontramos despedaçados em suas mãos; porém ele, com sua longanimidade que lhe é peculiar, continua moldando nossas vidas até ver o nosso caráter aprovado aos seus olhos. Cabe a nós, tão somente, não sair de suas mãos.
Fonte base para este estudo:
Bíblia de Estudo Plenitude - Sociedade Bíblica do Brasil.
Revista "Lições da Bíblia" - terceiro trimestre de 2007 - página 5. Publicação trimestral da Casa Publicadora das Assembléia de Deus.

Contato:
adolphosalgado@hotmail.com
ministeriorestaurandofamilias@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário