domingo, 15 de janeiro de 2012

CONTRITOS E QUEBRANTADOS

"Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito" (Salmo 34:18).

No período em que servi ao Senhor, através da Capelania Evangélica de Presídios do Estado de São Paulo, levando o Evangelho junto aos presos, havia em Taubaté-SP., um presídio conhecido como "Anexo da Casa de Custódia e Tratamento". Ali estava os piores presos do Estado de São Paulo. Eles não podiam sair da cela individual para receberem assistência pastoral, nós é que íamos de cela em cela.

Nesse lugar horrível, havia presos que conheciam o Evangelho, desde a sua adolescência, mas, se desviaram da presença de Deus. O sofrimento dessas pessoas era enorme. No entanto, vi algumas dessas pessoas salvas dessa situação, isto é, libertas, curadas e restauradas, pelas mãos do Senhor; embora continuassem encarceradas, tendo em vista sua dívida com a sociedade. O que levava essas pessoas a experimentar de novo a presença de Deus? Duas coisas:

* Contrição. Contrição, aqui, é arrependimento sincero diante de Deus. É bom lembrar que Jesus veio ao mundo por causa dos contritos de coração. Setecentos anos antes de Cristo nascer entre nós o Espírito de Deus levou o Profeta Isaías a anunciar estas coisas, escrevendo um texto, o qual foi lido pelo próprio Jesus quando participava de um culto na cidade de Nazaré. O texto de Isaías que Jesus leu era este: " O Espírito de Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar as boas-novas aos pobres. Enviou-me a restaurar os contritos de coração..." (Isaías 61:1).

* Quebrantamento.
Esta palavra, neste texto, diz respeito a: Abater-se, sentir-se debilitado, fraco, incapaz de levantar-se com esforço próprio, trata-se de uma fraqueza da alma. É neste ponto de arrependimento e quebrantamento total, e de todo coração, que contamos com a graça de Deus, que é favor não merecido; é neste ponto que o poder de Cristo age em nosso favor e reveste o fraco de fortaleza. Daí as palavras do Salmista: "Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza" (Salmo 91:2).

Certa vez Jesus disse: "...Deixai vir a mim as criancinhas, e não as impeçais, porque das tais é o Reino de Deus. Em verdade vos digo que quem não receber o Reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele" (Marcos 10:14-15). Estava naquele lugar um jovem rico que, conforme o texto, conhecia muito bem as Escrituras e guardava no seu coração a Palavra de Deus. Com certeza era uma pessoa exemplar, entre os demais religiosos judeu. Certamente aquele jovem foi tocado ouvindo Jesus dizer aquelas palavras a respeito do Reino de Deus, e abordou o Mestre dos Mestres, perguntando: "...que farei para herdar a vida eterna?" (leia o texto todo em Marcos 10:17-27). Aquele jovem rico era um religioso exemplar entre os demais, porém, o seu coração não estava em Deus e sim na riqueza; estava longe da presença do Senhor. Assim como acontecia estas coisas, para muitos religiosos no Tempo de Jesus, até mesmo entre os seus líderes, aos quais o Senhor disse: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios... de toda imundícia" (Mateus 23:27); assim também, na Igreja, nos dias de hoje, acontece a mesma coisa. Muitos não praticam nenhum crime que possa levá-los à prisão, nem têm motivos para serem disciplinados dentro da Igreja, porque fazem tudo o que deve ser feito para serem mantidos no meio cristão, mas, por algum motivo, não sentem mais a presença de Deus; e isso gera sofrimento ao seu coração. Isto pode estar acontecendo com qualquer um de nós. Que fazer para se ter a vida restaurada na presença de Deus?
Devemos nos apresentar diante do Senhor com o coração contrito e quebrantado e dizer ao Senhor, como fez Davi: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustem-me com um espírito voluntário" (Salmo 51:10-12). Lembrem-se que o Senhor está perto daqueles que têm o coração quebrantado; ele liberta, cura e restaura, os contritos de espírito.
Escrito por Adolpho Salgado
Ministro do Evangelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário