sábado, 24 de março de 2012

O CLAMOR DOS QUE SOFREM

Leia 2 Coríntios 1: 3-11
Uma palavra para a família

"Ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos. E nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus" (2 Coríntios1:4).

"Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice de sofrimento!" Estas são as palavras de Jesus registradas no Evangelho de Mateus, capítulo 26, versículo 39. E muitas pessoas que sofrem repetem esta mesma oração a Deus: "Meu Pai, afasta de mim esta enfermidade, esta solidão, esta injustiça, esta depressão, esta..."
Jesus orou: "Se possível..."Mas há algo impossível para Deus? Não, não há. Entretanto, como sabemos, a morte de Cristo era a forma de nos providenciar a salvação. Jesus não precisava ser salvo, mas ele se dispôs a sofrer e morrer por nós.
A Bíblia nos diz que os sofrimentos existem como fruto do pecado que começou em Adão e Eva. Tudo se tornou imperfeito, e todos nós estamos sujeitos ao sofrimento. Deus não quer que soframos, mas ele aproveita o nosso sofrimento para os seus propósitos, que são:
* tornar-nos cristãos mais maduros (confira Tiago 1:2-4);
* remover as nossas impurezas e focalizar nossa vida em valores eternos (confira 1 Pedro 4:1-2);
* que não sejamos orgulhosos (confira 2 Coríntios 12:7);
* ensinar-nos a depender dele (confira 1 Pedro 5:6-7);
* fazer com que tenhamos mais comunhão com os nossos irmãos em Cristo (confira 1 Coríntios 12:26);
* ensinar-nos a confortar outros (confira 2 Coríntios 1:3-5)
* aumentar a nossa fé através da disciplina (confira Hebreus 12:6);
* mostrar-nos que a graça de Deus é suficiente (confira 2 Coríntios 12:9);
* fazer com que nos tornemos testemunho da graça de Deus (confira 1 Pedro 3:13-17);
* levar-nos a dar glória ao nome de Cristo (confira 1 Pedro 4:12-14).
Que a nossa oração se assemelhe àquela feita pelo Senhor Jesus: "Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres" (Mateus 26:39). A vontade de Deus é boa, agradável e perfeita. Portanto nós podemos confiar totalmente nele, certos de que nada pode nos separar do seu amor. E é o próprio de Deus que promete um dia enxugar dos nossos olhos toda lágrima, no nosso nova lar eterno.
Texto de Judith Kemp
Extraído da Bíblia da Família, página 1200
Sociedade Bíblica do Brasil

Um comentário:

  1. "E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu" (Romanos 5:3-5).

    ResponderExcluir