quinta-feira, 7 de junho de 2012

A DOENÇA DA AVAREZA


Escrito por: José Ortiz Camargo Neto, jornalista, escritor, psico-sócio-terapeuta e professor de redação e de Português para Estrangeiros na Millennium Línguas

“Mais comum do que se pensa, avareza é a patologia de quem se opõe à própria generosidade, caindo nas doenças, na definição de Norberto Keppe, criador do Método Psicolinguístico Terapêutico da Millennium Línguas. Do latim avaritìa,ae (cobiça, desejo excessivo de haveres) o vocábulo é sinônimo também de mesquinhez, desdita e indignidade.

Avarento é o indivíduo que não usa suas riquezas (psíquicas e materiais) nem para o bem dos outros, nem em seu próprio benefício. Guarda e esconde o que possui e às vezes passa até necessidades para não gastar. Conhecido popularmente como “mão de vaca”, as moedas que caem em seus bolsos costumam sair de circulação. O exemplo típico do avarento é Scrooge, famoso personagem do Conto de Natal, de Charles Dickens.

Para Keppe, essa doença mental é motivada por uma profunda inveja e sadismo, que leva a pessoa a tirar o que pode dos outros e não dar nada a ninguém. Essa prática do mal confere-lhe uma sensação de poder por contrariar o bem, ou seja, sua própria essência boa, bela e verdadeira, sem falar no Ser Divino. “Quem ama não tem poder”, diz Keppe, pois aceita dizer sim ao bem, conservando melhor a saúde.

Normalmente vemos o problema da sovinice no sentido material: a pessoa que tem dinheiro e não divide com ninguém; que tira dos outros o que pode para acumular cada vez mais, revelando grande perversidade de caráter. E não é sem razão, pois geralmente os grandes sovinas da humanidade são as pessoas bilionárias do poder, que passaram a vida acumulando riquezas, para privar os outros do que pertence a todos.

Mas se examinarmos também o aspecto psíquico, das riquezas internas que todos temos e não usamos, vemos que a avareza, em diferentes graus, é um problema universal. São poucos os que aceitam seus dons, usando-os em benefício da humanidade e de si mesmos. Estes são os gênios, os santos, os artistas e todos que trabalham honestamente para levar o bem, a beleza e a verdade aos semelhantes. A maior parte rejeita o que tem de bom, evitando fazer o bem, devido a patologia do poder, o desejo de ser poderoso.

Todo aquele que tem capacidades e não as usa para o ser humano e para si próprio é um avarento. "Este é um problema que felizmente podemos conscientizar agora, graças à ciência keppeana, a fim de podermos controlar essa patologia em nós e nos outros.”

Fonte: STOP – Jornal Científico Trilógico, n° 60

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE AVAREZA?

- A avareza leva o homem a pensar que cada pessoa e dona do que possui. A Bíblia, porém, diz: “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem; pois foi ele quem fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre as águas; (O Senhor diz) pois todos os animais da floresta são meus, como são as cabeças de gado aos milhares nas colinas. Tanto a prata quanto o ouro me pertencem, declara o Senhor dos Exércitos” (Salmo 24:1; 50:10-11; Ageu 2:8). A Igreja de Jerusalém, na época dos apóstolos, compreendeu bem esta mensagem, pois está escrito: “Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham” (Atos 4:32).

- A avareza leva a pessoa a pensar que a vida do ser humano consiste na abundância de bens que possui; mas a Bíblia diz: “...Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens” (Lucas 12:15). Leia a Parábola do Rico Insensato, em Lucas 12:13-21.

- A avareza leva a pessoa a pensar que o homem pode acumular todos os bens e riquezas recebidas, conforme o desejo do seu coração; porém, a Bíblia diz: “Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: Há maior felicidade em dar do que receber” (Atos 20:35).

E ainda quanto aos dons que recebemos gratuitamente das mãos do nosso Criador a Bíblia nos instrui para compartilharmos, voluntariamente, com aqueles que necessitam. Vejamos! “Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção de sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria; (...) curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; dêem também de graça” (Romanos 12:6-8; Mateus 10:8).

COMO NOS LIBERTAR DA AVAREZA?

Entenda! Deus quer a nossa prosperidade. Veja o que diz a Palavra de Deus: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em cristo Jesus. Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na Igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém”!

O Senhor, porém, conhece o nosso coração, e quer nos proteger de sermos escravos da riqueza. Assim ele diz: “Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará outro, ou se dedicará a um e desprezará outro. Vocês não podem servir a Deus e à riqueza” (Lucas 16:13). Por isso Deus nos faz prosperar mediante certas condições:

É preciso estarmos em Cristo e nele permanecermos; assim como a Palavra de Cristo deve permanecer em nós. “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido” (João 15:7)

É preciso dar prioridade ao Reino de Deus, bem como a justiça desse reino. “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus 6:33).

Há um texto do Evangelho de Mateus (Mateus 19:16-30) que narra o encontro de Jesus com um moço avarento. Esse jovem almejava estar entre aqueles que herdarão a vida eterna; para isso conhecia as Escrituras e procurava se esforçar para viver de acordo com a Palavra de Deus. O grande problema desse jovem era ser escravo da riqueza. Para ele Jesus precisou dizer: “...Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me” (Mateus 19:21).

Se quisermos ficar livre da avareza e só observarmos o que diz o Mestre dos Mestres, para todos aqueles que querem ser seus discípulos: “ Se alguém quiser ser meu discípulo, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Dá mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo” (Marcos 8:34; Lucas 14:33). Em outras palavras, isto significa: Reconheçamos o Senhorio de Cristo, não só sobre a nossa vida, mas também sobre tudo o que nós possuímos. Administremos tudo, sabendo que tudo é do Senhor; Assim, estaremos livre da avareza.

Adolpho Salgado – ministro do Evangelho

2 comentários: