quarta-feira, 20 de junho de 2012

PROMESSAS DE DEUS CONTIDAS NO SALMO 91


Leia o Salmo 91

No Salmo 91 contém diversas promessas de Deus que, se levarmos em conta, ficaremos imunizados de muitos males. Mas, quem pode tomar posse dessas promessas? Aqueles que
estão escondidos no esconderijo do Altíssimo (vs. 1); esses são os que descansam à sombra do Todo Poderoso.
Afinal, onde se encontra esse esconderijo e como ter acesso a ele? Vejam este texto da Epístola aos cristãos da cidade de Colossos: “Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus” (Colossenses 3:1-3). Vejam: O versículo 3 diz que nós estamos mortos e nossa vida está escondida com Cristo; então Cristo é o nosso esconderijo.
Como posso participar dessa bênção? Fácil; identificando-se com Cristo na sua morte e ressurreição. Jesus diz (João 12:32-33) que quando ele fosse levantado naquela cruz ele atrairia a todos para estar com ele na sua morte e ser vivificado com ele na sua ressurreição. Quando somos balizados nas águas estamos tomando posse dessa verdade; veja: “Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto,
fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado” (Romanos 6:3-6). Então, as promessas contidas no Salmo 91 são para aqueles que, pelo sacrifício de Cristo, deixaram na cruz a sua natureza pecaminosa, e pela ressurreição de Cristo assumiram uma nova vida, em Jesus. “Portando, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas” (2 Coríntios 5:17). Assim, com ousadia, podemos tomar posse de todas as promessas contidas neste salmo, declarando:
- O Senhor é o nosso Deus, o nosso refúgio, a nossa fortaleza e nele confiaremos.
- O Senhor nos livra do laço do inimigo e de peste perniciosa.
- Assim como a galinha reúne e protege seus pintinhos, debaixo de suas asas, assim o Senhor
nos protegerá, e nele estaremos seguro.
- O Senhor nos livrará dos temores; quer de dia ou de noite.
- Quanto aos nossos inimigos, que são espirituais (Efésios 6:12), mil cairão ao nosso lado e dez mil a nossa direita, mas nós não seremos atingidos.
- Somente com nossos olhos olharemos e veremos a derrota daqueles que são contrários a Deus.
- Porque o Senhor é o nosso refúgio e a nossa habitação, nenhum mal nos acontecerá e praga alguma chegará ao nosso lar; pois o Senhor dá ordens aos seus anjos a respeito de nós para nos guardar em todos os caminhos.
- Os anjos do Senhor nos sustentarão para não tropeçarmos e nem corrermos o risco de cairmos.
- O Senhor colocou toda força do mal debaixo dos nossos pés, pois está escrito: “Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano” (Lucas 10:19).
- Porque nós amamos o Senhor ele nos livrará e nos manterá num alto retiro.
- Nós invocaremos o Senhor e ele nos responderá. O Senhor estará conosco na angústia e nos livrará.
- O Senhor nos glorificará e nos dará a vida eterna.
Portanto, aqueles que estão em Cristo deve viver de maneira intensa estas verdades, sendo faróis para aqueles que ainda estão perdidos no mundo. E, àqueles que se acham apenas como membros duma denominação religiosa, a Bíblia aconselha: “negue a si mesmo, renuncie a tudo que tem, tome a sua cruz e siga a Cristo; ele é o caminho, ele é a verdade, ele é a vida; ninguém vai a Deus a não ser por ele”( Marcos 8:34; Lucas 14:33; João 14:6); descanse, assim, a sombra do Todo Poderoso, e beneficie-se das promessas contidas neste salmo.
Adolpho Salgado - Ministro do Evangelho

Um comentário: