terça-feira, 28 de agosto de 2012

A CULPA APRISIONA A ALMA

No meu trabalho cristão junto aos encarcerados, deparei certa vez com um preso que, apesar de declarar ter aceitado a Cristo Jesus como seu Salvador e Senhor e mostrar-se arrependido do seu crime de latrocínio (roubo seguido de morte), e crendo que Deus já havia perdoado este e tantos outros pecados; mesmo assim sua alma continuava aprisionada porque não conseguia perdoar a si mesmo.
O Dr. Jaime Kemp, sob o tema "O Perdão que Liberta" e com base no texto de Sofonias 3:17-18, mensagem contida na Bíblia da Família, página 933 - Sociedade Bíblica do Brasil, assim diz: "O sentimento de culpa produz a mesma sensação produzida quando um fardo enorme é colocado sobre os nossos ombros: mal conseguimos nos manter em pé sob tanto peso.
Mesmo reconhecendo o erro, arrependendo-se e pedindo perdão a Deus, às vezes é difícil sentir-se perdoado e livrar-se da culpa. Algumas pessoas perdem a alegria de viver, ficam desanimadas e sem esperança. Voltar a ser feliz parece algo impossível. A culpa é um sentimento que causa muito sofrimento e faz da pessoa sua prisioneira.
Se você sofre com o sentimento de culpa, levante os seus olhos para Deus. Ele quer lhe dar uma nova vida cheia de alegria. Deus é poderoso. Ele nos perdoa e esquece, apaga os nossos pecados. O Senhor nos ama tanto que nos dá uma nova vida! Um recomeço! Ele quer que deixemos o nosso pecado para trás e comecemos a vislumbrar, com esperança, o futuro. Jamais podemos esquecer que Cristo pagou o preço dos nossos pecados e da nossa culpa na cruz, e, por isso, já não há condenação no nosso passado. Tudo foi perdoado e, para Deus, aqueles pecados nunca existiram. O perdão do Senhor liberta. Recomece! Desfrute a nova vida que Deus lhe dá!"
Ainda me lembro quando eu era criança e saia escondido de minha mãe para ir nadar numa represa conhecida como "tanque do matadouro", por ficar próximo ao matadouro da cidade. Lembro-me que, de vez em quando eu saia da água e ficava jogando pedras na represa para ver o agitar das águas. Quando eu jogava pedra pequena a água se agitava pouco, e quando a pedra era bem grande, fazia um reboliço enorme nas águas. Mas tanto as pedras pequenas como as grandes iam para o fundo, e as águas, por fim, voltava à sua tranquilidade normal.
Assim somos nós. As vezes praticamos um pecado que quase passa desapercebido; outra vez praticamos um pecado que causa um transtorno muito grande na nossa vida. Aí, o pecador desesperado diz: "Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo o teu constante amor; segundo a tua grande compaixão, apaga as minhas transgressões! E Deus, cheio de compaixão, domina o coração do profeta para escrever: "O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Ele tornará a apiedar-se de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades, e lançará todos os nossos pecados nas profundezas das águas! Por isso creia na Palavra de Deus e liberte sua alma da culpa. (Leia Salmo 51:1 e Miquéias 7:18-19).
Adolpho Salgado - Ministro do Evangelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário