domingo, 5 de agosto de 2012

A FÉ PRODUZ OBRAS E AS OBRAS PROVAM A FÉ

Alguns escritores, tentam em vão, colocar a fé contra as obras. Até mesmo se aventuram a colocar Paulo contra Tiago. Não existe contradição alguma entre esses escritores inspirados. Paulo olhou para a fé como causa instrumental da salvação e Tiago olhou para as obras como evidência da salvação. (*) A fé verdadeira produz obras e as boas obras provam a fé. O homem é justificado somente pela fé independente de obras; mas a fé que justifica nunca vem só, pois a fé sem obras é morta. Com respeito a salvação falamos da fé como causa e da obra como resultado. Fé e obras não se excluem, completam-se. (Texto do Rev. Hernandes Dias Lopes).

*Paulo diz: "Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. A palavra está perto de você; está em sua boca e em seu coração, isto é, a palavra da fé que estamos proclamando: Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça. e com a boca se confessa para salvação" (2 Timóteo 3:14-15; Romanos 10: 8-10).

*Tiago diz: "De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for aconpanhada de obras, está morta. Mas alguém dirá: Você tem fé; eu tenho obras. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras". (Tiago 2: 14-18).
Pais! Ensinem estas coisas aos seus filhos.

Adolpho Salgado-Ministro do Evangelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário