quarta-feira, 27 de junho de 2012

O ESPÍRITO SANTO ESTÁ RESTAURANDO A IMAGEM DE DEUS EM NÓS

"E todos nós, que com a face descoberta refletimos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformado com glória cada vez maior (...) Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele (Jesus), seja o primogênito entre muitos irmãos" (2Coríntios 3:18; Romanos 8:29).

Cristo é o resplendor da glória de Deus e a expressa imagem de sua pessoa (Hebreus 1:3), por isso o Espírito Santo trabalha em nós a fim de nos aperfeiçoar, até ficarmos parecidos com o seu Filho, Jesus.
Lembremos que Deus nos criou à sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26-27) com o propósito de ver sua glória sendo refletida através de nós. Quando o homem separou-se de Deus essa imagem se "quebrou". Deus motivado pelo seu grande amor, enviou seu Filho para que todo aquele que nele crê, não pereça mas seja restaurado nele a imagem divina.
O primeiro passo foi nos colocar na posição de filhos. "Contudo, aos que o receberam aos que creram em seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus" (João 1:12-13).
E Deus quer que na nossa vida, aqui na terra, sejamos e vivamos como Jesus. "Aquele que afirma que permanece nele (em Cristo), deve andar como ele andou" (1 João 2:6); isto é:
...Ser manso como Jesus; "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tome sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas" (Mateus 11:28-29).
...Amar como Jesus amou; "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros" (João 13:34).
...Perdoar como Jesus perdoou; "Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou" (Colossenses 3:13).
...Servir como Jesus serviu; "Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros" (João 13:14).
...Agradar nosso Pai celestial como Jesus fez; "Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, pois sempre faço o que lhe agrada" (João 8:29).
...Ser santo como Jesus; "Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem" (1 Pedro 1:15).
...Ministrar ao mundo com Jesus; "Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo" (João 17:18).
...Enfim, em tudo ser como Jesus; "Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus" (Filipenses 2:5).
Isto não se consegue com esforço próprio, isto é, sem a ajuda de Deus. Aliás,, isto é um trabalho de Deus em nós. Do contrário estaremos tão somente salvando as aparências.
O Senhor conhece o nosso pensamento e discerne bem a motivação do nosso coração.
Então, o que devemos fazer? Qual deve ser a nossa atiturde?
Como barro nas mãos do oleiro devemos nos soltar nas mãos de Deus. O Senhor diz: "Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos..." (Jeremias 18:6).
Só assim o Espírito Santo completará a sua obra, restaurando a imagem de Deus em nós.
Adolpho Salgado - Ministro do Evangelho

quarta-feira, 20 de junho de 2012

PROMESSAS DE DEUS CONTIDAS NO SALMO 91


Leia o Salmo 91

No Salmo 91 contém diversas promessas de Deus que, se levarmos em conta, ficaremos imunizados de muitos males. Mas, quem pode tomar posse dessas promessas? Aqueles que
estão escondidos no esconderijo do Altíssimo (vs. 1); esses são os que descansam à sombra do Todo Poderoso.
Afinal, onde se encontra esse esconderijo e como ter acesso a ele? Vejam este texto da Epístola aos cristãos da cidade de Colossos: “Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus” (Colossenses 3:1-3). Vejam: O versículo 3 diz que nós estamos mortos e nossa vida está escondida com Cristo; então Cristo é o nosso esconderijo.
Como posso participar dessa bênção? Fácil; identificando-se com Cristo na sua morte e ressurreição. Jesus diz (João 12:32-33) que quando ele fosse levantado naquela cruz ele atrairia a todos para estar com ele na sua morte e ser vivificado com ele na sua ressurreição. Quando somos balizados nas águas estamos tomando posse dessa verdade; veja: “Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto,
fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado” (Romanos 6:3-6). Então, as promessas contidas no Salmo 91 são para aqueles que, pelo sacrifício de Cristo, deixaram na cruz a sua natureza pecaminosa, e pela ressurreição de Cristo assumiram uma nova vida, em Jesus. “Portando, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas” (2 Coríntios 5:17). Assim, com ousadia, podemos tomar posse de todas as promessas contidas neste salmo, declarando:
- O Senhor é o nosso Deus, o nosso refúgio, a nossa fortaleza e nele confiaremos.
- O Senhor nos livra do laço do inimigo e de peste perniciosa.
- Assim como a galinha reúne e protege seus pintinhos, debaixo de suas asas, assim o Senhor
nos protegerá, e nele estaremos seguro.
- O Senhor nos livrará dos temores; quer de dia ou de noite.
- Quanto aos nossos inimigos, que são espirituais (Efésios 6:12), mil cairão ao nosso lado e dez mil a nossa direita, mas nós não seremos atingidos.
- Somente com nossos olhos olharemos e veremos a derrota daqueles que são contrários a Deus.
- Porque o Senhor é o nosso refúgio e a nossa habitação, nenhum mal nos acontecerá e praga alguma chegará ao nosso lar; pois o Senhor dá ordens aos seus anjos a respeito de nós para nos guardar em todos os caminhos.
- Os anjos do Senhor nos sustentarão para não tropeçarmos e nem corrermos o risco de cairmos.
- O Senhor colocou toda força do mal debaixo dos nossos pés, pois está escrito: “Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano” (Lucas 10:19).
- Porque nós amamos o Senhor ele nos livrará e nos manterá num alto retiro.
- Nós invocaremos o Senhor e ele nos responderá. O Senhor estará conosco na angústia e nos livrará.
- O Senhor nos glorificará e nos dará a vida eterna.
Portanto, aqueles que estão em Cristo deve viver de maneira intensa estas verdades, sendo faróis para aqueles que ainda estão perdidos no mundo. E, àqueles que se acham apenas como membros duma denominação religiosa, a Bíblia aconselha: “negue a si mesmo, renuncie a tudo que tem, tome a sua cruz e siga a Cristo; ele é o caminho, ele é a verdade, ele é a vida; ninguém vai a Deus a não ser por ele”( Marcos 8:34; Lucas 14:33; João 14:6); descanse, assim, a sombra do Todo Poderoso, e beneficie-se das promessas contidas neste salmo.
Adolpho Salgado - Ministro do Evangelho

quinta-feira, 7 de junho de 2012

A DOENÇA DA AVAREZA


Escrito por: José Ortiz Camargo Neto, jornalista, escritor, psico-sócio-terapeuta e professor de redação e de Português para Estrangeiros na Millennium Línguas

“Mais comum do que se pensa, avareza é a patologia de quem se opõe à própria generosidade, caindo nas doenças, na definição de Norberto Keppe, criador do Método Psicolinguístico Terapêutico da Millennium Línguas. Do latim avaritìa,ae (cobiça, desejo excessivo de haveres) o vocábulo é sinônimo também de mesquinhez, desdita e indignidade.

Avarento é o indivíduo que não usa suas riquezas (psíquicas e materiais) nem para o bem dos outros, nem em seu próprio benefício. Guarda e esconde o que possui e às vezes passa até necessidades para não gastar. Conhecido popularmente como “mão de vaca”, as moedas que caem em seus bolsos costumam sair de circulação. O exemplo típico do avarento é Scrooge, famoso personagem do Conto de Natal, de Charles Dickens.

Para Keppe, essa doença mental é motivada por uma profunda inveja e sadismo, que leva a pessoa a tirar o que pode dos outros e não dar nada a ninguém. Essa prática do mal confere-lhe uma sensação de poder por contrariar o bem, ou seja, sua própria essência boa, bela e verdadeira, sem falar no Ser Divino. “Quem ama não tem poder”, diz Keppe, pois aceita dizer sim ao bem, conservando melhor a saúde.

Normalmente vemos o problema da sovinice no sentido material: a pessoa que tem dinheiro e não divide com ninguém; que tira dos outros o que pode para acumular cada vez mais, revelando grande perversidade de caráter. E não é sem razão, pois geralmente os grandes sovinas da humanidade são as pessoas bilionárias do poder, que passaram a vida acumulando riquezas, para privar os outros do que pertence a todos.

Mas se examinarmos também o aspecto psíquico, das riquezas internas que todos temos e não usamos, vemos que a avareza, em diferentes graus, é um problema universal. São poucos os que aceitam seus dons, usando-os em benefício da humanidade e de si mesmos. Estes são os gênios, os santos, os artistas e todos que trabalham honestamente para levar o bem, a beleza e a verdade aos semelhantes. A maior parte rejeita o que tem de bom, evitando fazer o bem, devido a patologia do poder, o desejo de ser poderoso.

Todo aquele que tem capacidades e não as usa para o ser humano e para si próprio é um avarento. "Este é um problema que felizmente podemos conscientizar agora, graças à ciência keppeana, a fim de podermos controlar essa patologia em nós e nos outros.”

Fonte: STOP – Jornal Científico Trilógico, n° 60

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE AVAREZA?

- A avareza leva o homem a pensar que cada pessoa e dona do que possui. A Bíblia, porém, diz: “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem; pois foi ele quem fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre as águas; (O Senhor diz) pois todos os animais da floresta são meus, como são as cabeças de gado aos milhares nas colinas. Tanto a prata quanto o ouro me pertencem, declara o Senhor dos Exércitos” (Salmo 24:1; 50:10-11; Ageu 2:8). A Igreja de Jerusalém, na época dos apóstolos, compreendeu bem esta mensagem, pois está escrito: “Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham” (Atos 4:32).

- A avareza leva a pessoa a pensar que a vida do ser humano consiste na abundância de bens que possui; mas a Bíblia diz: “...Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens” (Lucas 12:15). Leia a Parábola do Rico Insensato, em Lucas 12:13-21.

- A avareza leva a pessoa a pensar que o homem pode acumular todos os bens e riquezas recebidas, conforme o desejo do seu coração; porém, a Bíblia diz: “Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: Há maior felicidade em dar do que receber” (Atos 20:35).

E ainda quanto aos dons que recebemos gratuitamente das mãos do nosso Criador a Bíblia nos instrui para compartilharmos, voluntariamente, com aqueles que necessitam. Vejamos! “Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção de sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria; (...) curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; dêem também de graça” (Romanos 12:6-8; Mateus 10:8).

COMO NOS LIBERTAR DA AVAREZA?

Entenda! Deus quer a nossa prosperidade. Veja o que diz a Palavra de Deus: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em cristo Jesus. Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na Igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém”!

O Senhor, porém, conhece o nosso coração, e quer nos proteger de sermos escravos da riqueza. Assim ele diz: “Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará outro, ou se dedicará a um e desprezará outro. Vocês não podem servir a Deus e à riqueza” (Lucas 16:13). Por isso Deus nos faz prosperar mediante certas condições:

É preciso estarmos em Cristo e nele permanecermos; assim como a Palavra de Cristo deve permanecer em nós. “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido” (João 15:7)

É preciso dar prioridade ao Reino de Deus, bem como a justiça desse reino. “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus 6:33).

Há um texto do Evangelho de Mateus (Mateus 19:16-30) que narra o encontro de Jesus com um moço avarento. Esse jovem almejava estar entre aqueles que herdarão a vida eterna; para isso conhecia as Escrituras e procurava se esforçar para viver de acordo com a Palavra de Deus. O grande problema desse jovem era ser escravo da riqueza. Para ele Jesus precisou dizer: “...Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me” (Mateus 19:21).

Se quisermos ficar livre da avareza e só observarmos o que diz o Mestre dos Mestres, para todos aqueles que querem ser seus discípulos: “ Se alguém quiser ser meu discípulo, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Dá mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo” (Marcos 8:34; Lucas 14:33). Em outras palavras, isto significa: Reconheçamos o Senhorio de Cristo, não só sobre a nossa vida, mas também sobre tudo o que nós possuímos. Administremos tudo, sabendo que tudo é do Senhor; Assim, estaremos livre da avareza.

Adolpho Salgado – ministro do Evangelho