quinta-feira, 27 de junho de 2013

POUCO TRIGO E POUCO AZEITE


Série: O Senhor nos prova na escassez de recursos

Leia 1Reis 17:7-16

 

Na cidade de Sarepta, na Região de Sidom, havia nos tempos do profeta Elias, uma viúva que vivia só com seu filho pequeno, e por isto passava pela experiência da incerteza quanto ao dia do amanhã.

Como se isto não bastasse, assim como todas as famílias daquela lugar, ela enfrentava a escassez de alimento, em virtude de uma seca que durou três anos e seis meses.

Naquela ocasião, o profeta Elias vivia junto ao Ribeiro de Querite e Deus o provia com pão e carne, duas vezes por dia; e ele bebia da água do ribeiro. Acontece que o Rio Querite secou por causa da seca. Deus, então, manda Elias procurar provisão na casa daquela viúva. Estranha ordem vinda de Deus! O Senhor, porém, na casa daquela viúva, quis deixar grandes lições para as gerações futuras.

Elias encontrou-se com aquela mulher que trazia alguns gravetos de lenha, com o qual, usando o último restinho da farinha de trigo e de azeite, ia preparar seu último alimento para ela e para seu filho. Após isto ela e seu filho enfrentariam a fome que por certo os levaria à morte. Deus, porém, sempre age quando não temos mais nada a fazer, a não ser confiar nele.

Ali estava Elias; o profeta era a boca de Deus para aquela mulher. "Não tenha medo, disse ele: (...) Pois assim diz o Senhor; a farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra" (1 Reis 17:14). Com aquele resto de azeite e de farinha, a viúva fez o bolo, dando o primeiro pedaço para o profeta e comendo depois com seu filho. Assim, a farinha de trigo e o azeite não faltaram, até que o Senhor fez chover sobre a terra.

Nos dias de hoje, muitas viúvas (algumas viúvas de marido vivo), lembram a viúva de Sarepta. Estas, como a viúva de Sarepta devem confiar em Deus e na sua palavra que diz: "Busque, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentada. Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus" (Leia Mateus 6:33; 7:7-8; Filipenses 4:19).

Adolpho


Nenhum comentário:

Postar um comentário