sábado, 29 de junho de 2013

SOMENTE UMA BOTIJA DE AZEITE

Série: O Senhor nos prova na escassez de recursos

Leia 2 Reis 4:1-4

Uma mulher crente, viúva de um homem temente a Deus, sofria duras pressões do seu credor, em virtude das dívidas deixadas pelo seu marido. Essa mulher procurou o profeta Eliseu, sucessor do profeta Elias, pois o Senhor havia realizado muitos milagres, através do seu ministério profético. Eliseu perguntou à viúva: "Dize-me, o que tens em casa? E a mulher viúva respondeu prontamente: "Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite". Eliseu orientou aquela mulher para arranjar com os vizinhos o maior número possível de vasilhas. O pouco azeite que aquela mulher possuía foi sendo multiplicado e derramado sobre cada vasilha, enchendo-as todas. O azeite só cessou quando não havia mais vasilhas.

Com aquele azeite, obtido milagrosamente, aquela mulher viúva adquiriu o dinheiro suficiente para pagar as dívidas deixadas pelo seu marido, e a sobra desse dinheiro serviu para sustentar a si e a seus filhos.

Deus fez isto e muito mais naqueles tempos, através de Eliseu, a fim de socorrer aqueles que creram na Palavra de Deus, através do profeta, como também providenciou para que tudo fosse escrito, a fim de que nos dias de hoje, 2908 anos depois, nossa fé seja aguçada, quando enfrentarmos tempos de escassez em nossas vidas.

Lembremos que a Igreja é formada por aqueles que se preocupam com os órfãos e com as viúvas, que são os excluídos, os desamparados e oprimidos dos nossos dias.

A Bíblia diz que órfãos e viúvas são sustentados e protegidos por Deus. Isto ele faz através de cada um de nós. Já no Antigo Testamento encontramos muitos textos mostrando o quanto o Senhor se importa com os necessitados, com os órfãos e com as viúvas. "Aprendam a fazer o bem (diz o Senhor)! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva" (Isaías 1:17). A essas admoestações do Senhor devemos dizer amém; mas um amém que faça bastante eco, a fim de incomodar os acomodados e despertá-los à fé.

Adolpho

Nenhum comentário:

Postar um comentário