segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O MEDO


 O medo brota de uma ansiedade doentia. Foi por isso, com certeza, que Jesus se preocupou em trazer ensinamentos com respeito à ansiedade. E ele diz, por exemplo: Não se preocupem com a comida e com a bebida que vocês precisam para viver. Vejam os passarinhos; eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? Portanto, não fiquem preocupados, ansiosos. Entreguem todas as suas ansiedades a Deus, pois ele cuida de vocês. (confira em Mateus 6:24-34; 1 Pedro 5:7).
O medo aprisiona a alma. O salmista diz: Senhor, tira a minha alma do cárcere. Certo dia Jesus estava numa sinagoga, participando de um culto e ele abriu as Escrituras no Livro de Isaías, e leu um texto que fala dele mesmo, vindo para libertar as almas do cativeiro. (confira em Isaías 61:1-3; Lucas 4:18-19).
Qual é a origem do medo? Quando Deus criou a primeira família, ninguém sentia e nem conhecia o medo. No entanto, o homem achou por bem que não precisava mais de Deus, pois conhecia o que é certo e o que é errado. Separado de Deus caiu em si e viu que estava nu. Quando Deus o procurou ele disse: “Eu ouvi a tua voz, quando estavas passeando pelo jardim, e fiquei com medo porque estava nu” (Gênesis 3:10). O homem estava, na verdade, despido da graça de Deus. Em comunhão com Deus ele gozava de bem-aventurança, e total segurança; separado de Deus ele atraiu maldição para si e para toda sua descendência. (Confira Gênesis capítulo 3).
Então, o homem entrou em desespero, e daí a fobia, o medo.
Assim, é verdade que o homem trouxe, alojado em sua alma, uma nota de culpa; mas, trouxe também, a promessa da vinda do Messias (Cristo), nascido de mulher como qualquer um de nós, a fim de nos livrar desse peso. (Confira Gênesis 3:15).
Deus viu toda humanidade caída, sujeita às forças do mal e sem condições de salvar-se por si mesmo: ”Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Foi assim que Deus viu, a cada um de nós, e com seu imensurável amor enviou seu Filho e fez cair sobre ele o pecado de todos nós. A Bíblia diz: “O castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados... E tudo isso provêm de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo a humanidade, não imputando aos homens os seus pecados. (confira em Isaías 53:5; 2 Coríntios 5: 18-20).
Foi com este imensurável amor que Deus nos atraiu em Cristo Jesus. Ele diz: “Com amor eterno te amei; com benignidade te atraí” (Jeremias 31:3). Diante deste amor tão grande o medo deixa de fazer parte da nossa vida. Está escrito: “No amor não há medo. Antes o perfeito amor lança fora todo o medo” (1João 4:18). Os pais devem ensinar estas verdades aos seus filhos, para que tenhamos uma geração futura, sem ansiedade e sem medo.

Adolpho Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário