quinta-feira, 6 de março de 2014

ENSINE A CRIANÇA

“Instrui a criança no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele” (Provérbios 22:6).

Estas palavras vindas do trono de Deus são dirigidas aos pais. Muitos jovens de hoje têm comportamentos que assustam as autoridades, e até os profissionais na área de psiquiatria e psicologia; isto porque a educação dos filhos tem sido terceirizada, muitas vezes.
Os pais põem filhos no mundo, e estes pequeninos, alguns meses depois, são encaminhados às creches da vida, onde permanece o dia todo. O pai e a mãe saem para trabalhar. Eles dizem: Não temos tempo; é o sistema. E realmente o é, eu entendo. Mas, quando o pai ou a mãe tem condições de ter seus filhos por perto, não está preparado para essa tão importante tarefa que é a educação dos filhos. Educam de maneira errada, e algumas vezes, dando maus exemplos.
O quinto livro da Bíblia, o qual Jesus usava, muitas vezes, nos seus ensinos, tem uma palavra aos pais, no que diz respeito à educação dos filhos. Leia Deuteronômio 6:1-9.
No texto, quando Deus diz: “Ouça ó Israel...” ele está falando aos pais. Este texto ensina que os pais devem amar a Deus de todo seu coração, de toda sua alma, e de todas as suas forças (vs.5). Assim sendo, o amor de Deus é derramado no coração dos pais e transborda, inundando de amor o coração dos filhos. Uma família assim atrai as bênçãos de Deus e contagia uma comunidade toda.
“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração” (vs.6). Nessas condições o homem recebe de bom grado e se deleita em guardar a palavra de Deus. Conforme Deus ordena, esses ensinos devem ser transmitidos aos filhos. Os pais não devem perder nenhuma oportunidade e devem perseverar na educação de seus filhos, à maneira de Deus; e isto deve ser feito principalmente com exemplo de vida.
Com todas as dificuldades que os pais enfrentam nos dias de hoje, para educação dos filhos, eles precisam superar os obstáculos buscando comunhão com Deus, a fim de ouvi-lo. Deus certamente vai ajudá-los a dominar essas dificuldades para que mais tempo seja gasto na educação dos seus filhos, conforme as instruções do nosso Pai celestial, contidas na Bíblia.

Adolpho Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário