quarta-feira, 8 de abril de 2015

BEM-AVENTURADOS OS QUE POSSUEM MANSIDÃO

BEM-AVENTURADOS OS QUE POSSUEM MANSIDÃO
O apóstolo Mateus, no quinto capítulo do seu livro, começa a redigir os ensinamentos de Jesus, no Sermão da Montanha. E, logo no início, ele descreve as características daqueles que deveriam participar do Reino do amado Filho de Deus.
Como primeira característica, ele aponta para a humildade; aqueles que vêm ao Senhor, sem nenhum vestígio de altivez; são os humildes, os pobres de espírito (1 Pedro 5:5). Em seguida deixa claro que estes, os humildes, são aqueles que descobrem que estão carregando na alma uma natureza pecaminosa, e por isso choram, sabendo que estão perdidos, e carece da graça de Deus para experimentar uma vida nova.
 Outra característica que vem na seqüência é a mansidão. As pessoas que vem a Cristo, humilde, em total dependência de Deus, e choram arrependidos, quando é descortinado seu coração pecaminoso, tornam-se manso.
Jesus, falando àqueles que desejavam segui-lo, dizia que todos aqueles que desejassem segui-lo como seus discípulos, deveriam primeiro negar a si mesmo e renunciar a tudo que tinham, (Marcos 8:34;  Lucas14:33); e cada um deveria tomar a sua cruz e segui-lo. Em outras palavras, ele estava dizendo que, devemos subir com ele, aquele monte chamado Calvário, e deixar a velha criatura crucificada com ele. Veja o que está escrito em (Romanos 6:3-6, 11).
Gosto de um hino que tem como última estrofe: “Para seu reino me conduz, pelo jardim e pela cruz. Lá ficou morto o velho eu; lá meu espírito reviveu. Guia-me sempre, meu Senhor. Guia meus passos, Salvador. Tu me compraste sobre a cruz; rege-me em tudo, meu Jesus”.
Mansidão é o resultado da entrega a Jesus, de todo os nossos direitos, bem como da nossa própria vida. Manso não é aquele que se esforça, lutando contra sua própria natureza ruim e egoísta. São mansos para Deus aqueles que se rendem aos pés de Jesus, sem nenhuma reserva de domínio; e por isso tornam-se, pela graça de Deus, participante da natureza divina (2 Pedro 1:4). Estes sedem ao trabalho de transformação realizado pelo Espírito de Deus, conforme (Romanos 8:29-30; 2 Coríntios 3:18; Efésios 4:11-15).
Devemos lembrar sempre das palavras de Jesus, nosso Mestre e Senhor: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração...” (Mateus 11:28-29).
Devemos nos lembrar, também, que Jesus esvaziou-se de si mesmo para nascer em nosso meio. E, como servo, manso e humilde de coração, aceitou ser entregue para ser crucificado. Ele morreu a nossa morte; e ressuscitou, garantindo assim, uma vida nova e eterna, a todos os que crêem.
Adolpho Salgado


Nenhum comentário:

Postar um comentário