quinta-feira, 26 de março de 2015

BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM

BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM
“Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados” (Mateus 5:4).

Bem-aventurado significa feliz, muito feliz. Que tipo de choro pode nos levar a tamanha felicidade?
O choro pode acontecer por vários motivos. Há até o choro por fingimento, ou por raiva. O choro, porém, que se transforma em bênçãos, e chega até nós em forma de bem-aventurança, vinda do céu, é outro.
Há um versículo na Bíblia, talvez seja o menor deles, que diz: “Jesus chorou” (João 11: 35). Isto aconteceu por ocasião da morte de Lázaro, seu grande amigo. Jesus chorou vendo as conseqüências do pecado na vida do homem. Na criação do homem (homem e mulher), ele estava com o Pai, quando foi dito: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” (Gênesis 1:26). O homem não havia sido criado para a morte, mas para a vida eterna.
Jesus chorou naquela ocasião, diante da incredulidade do povo, que não conseguiam crer que ele era o Messias que veio para garantir a ressurreição e a vida eterna, a todos os que crêem.
Jesus chorou, também, quando do Monte das Oliveiras ele avistou Jerusalém e disse: ”Ah! Se tu conhecesses, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isso está encoberto aos teus olhos” (Lucas 19:42). Jerusalém não reconheceu o Príncipe da Paz, enviado por Deus.
O que dizer também do choro de Jesus, no Jardim do Getsêmani, um pouco antes de ser preso. No entanto, tudo isto trouxe para Jesus grande gozo, quando viu sua missão cumprida. A Bíblia diz: “olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus” (Hebreus 12:2).
Quando o apóstolo Pedro fez a sua primeira pregação, a uma multidão de judeus que estavam em Jerusalém por causa da Festa de Pentecostes, ele citou textos da Bíblia, para dizer que, aquele que eles haviam crucificados, era o Messias, esperado através dos séculos. Ouvindo isso, quase três mil pessoas, com o coração pesado de arrependimento e lágrimas, vieram aos apóstolos para dizer: O que devemos fazer para nos salvar; então foram orientados pelos apóstolos.
O choro de quem descobre que está perdido e que depende inteiramente de Deus para sua salvação, é o choro que promove festa nos céus (Lucas 15:7). É essa alegria do céu que desce ao coração daquele que se arrepende, e inunda sua alma com alegria, e faz dele uma pessoa bem-aventurada, feliz, muito feliz.

Adolpho Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário