quinta-feira, 5 de março de 2015

COMO VENCER AS TENTAÇÕES?

COMO VENCER AS TENTAÇÕES?
Para estudo em família.
“... pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado” (Hebreus 4:15).

Sacerdote, no tempo da Lei, eram ministros do santuário para apresentar a Deus as petições, as necessidades do povo. Serviam num santuário que era figura, ou sombra, das coisas celestiais.
Cristo Jesus é tido como o Sacerdote Eterno, que está assentado à direita de Deus, servindo no verdadeiro santuário, o celestial.
Diferente dos sacerdotes terrenos, ele viveu entre nós, enfrentou todo tipo de tentação, como diz o texto acima, porém, não pecou.
Nós somos tentados e, muitas vezes, somos sucumbidos diante das tentações; o poder satânico, para nós, é maior que nossos dispositivos de defesa. A pergunta é: Como vencer as tentações?  Jesus é o nosso Mestre por excelência. É preciso olhar para ele; afinal, como ele agiu diante das tentações?
Convido você para ler de novo o texto de Mateus 4:1-11. Neste texto encontramos Jesus passando por três tipos de tentação.
A primeira tentação: Depois de quarenta dias jejuando Jesus teve fome. Aí o tentador aproximou-se para tentá-lo. Então, em tom de zombaria disse: “Você não é o Filho de Deus? Faça com que estas pedras se transformem em pães”. A Palavra de Deus é a Espada do Espírito, diz as Escrituras, e Jesus a usou muito bem, quando disse: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”.
A segunda tentação: Satanás diz: Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra. Jesus outra vez faz uso da Palavra de Deus, e diz: “Também está escrito: Não ponha a prova o Senhor, o seu Deus”.
A terceira tentação: Satanás propõe ceder a Jesus todos os reinos deste mundo, com todo seu esplendor, caso Jesus o adorasse. Mais uma vez Jesus usa a Palavra de Deus, dizendo: “Retire-se, satanás! Pois está escrito: Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto”
Diante de tentações, conforme o exemplo do próprio Jesus que foi tentado em toda sua vida, a arma poderosa contra as forças do mal é a Palavra de Deus. Entretanto, a eficácia no uso da Palavra de Deus para vencer o maligno, depende da nossa vida de oração e dependência total de Deus.
Devemos lembrar que o Filho de Deus, aquele que era desde o princípio, e todas as coisas que existem foram feitas por meio dele, nasceu entre nós e em tudo foi tentado, como nós. Ele, mais que ninguém, conhece as nossas fraquezas e se compadece de nós.
Adolpho Salgado


Nenhum comentário:

Postar um comentário