sexta-feira, 20 de março de 2015

POBRES DE ESPÍRITO

POBRES DE ESPÍRITO
“Bem-aventurados os pobres de espírito, pois deles é o Reino dos céus” (Mateus 5:3).

A palavra “ani”, do hebraico, significa pobre, necessitado, uma pessoa de baixa posição social. Uma pessoa que, por causa das circunstâncias da vida, é pobre e sujeita às aflições da alma. Diz respeito a alguém que, não tendo a quem recorrer, depende totalmente de Deus; e Deus lança sempre o seu olhar compassivo sobre elas.
 O Senhor convoca a todos para agirem tal qual a estes, que são chamados pobres, e dependem tão somente de Deus. Deus quer nos ver como aqueles que, tendo muito ou pouco, se apresentam diante dele despojados de qualquer vestígio de altivez. Assim, entendemos melhor, porque o Espírito de Deus ungiu a Jesus para pregar o Evangelho aos pobres (Lucas 4:18). E, também, porque o rei Davi, que era poderoso e tinha em suas mãos grandes riquezas, disse em um de seus salmos: “Eu sou pobre e necessitado; mas o Senhor cuida de mim...” (Salmo 40:17); e a Bíblia afirma que Davi era um homem segundo o coração de Deus.
Aqueles que se apresentam diante do Senhor, altivo e soberbo, Deus os despede de mãos vazias, como bem diz a profecia proferida pela mãe de Jesus, no seu cântico: “Com o seu braço, agiu valorosamente, dissipou os soberbos no pensamento do seu coração, depôs dos tronos os poderosos e elevou os humildes; encheu de bens os famintos, despediu vazios os ricos” (Lucas 1:51-53). Maria, mãe de Jesus, era um exemplo de humildade; uma mulher, segundo o coração de Deus.
Ah! Se as famílias vivessem estas verdades! Não haveria necessitados na terra, porque está escrito: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Filipenses 4:19; Mateus 6:33). Estas coisas, realmente, nos fazem bem-aventurados, isto é, feliz muito feliz. No entanto, nosso regozijo maior está em saber que o nosso nome está escrito no Livro da Vida, e que vamos ocupar o lugar que nos foi preparado, desde a criação do mundo.

Adolpho Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário