quinta-feira, 19 de setembro de 2013

ELES PERSEVERAVAM NA COMUNHÃO

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão...” (Atos 2:42).

 
A palavra comunhão, no texto acima, vem do grego “koinonia”. Diz respeito a nossa comunhão com Deus e uns com os outros. Numa oração, intercedendo por todos nós, Jesus mostra como ele vê esta comunhão; assim ele diz: (Pai) “eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela tua palavra, hão de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste” (João 17:20-21).

Esta comunhão só se consegue quando, como seguidor de Cristo, negamos a nós mesmos, como nos ensina o nosso Mestre e Senhor: “...Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo...”(Marcos 8:34). Isto significa entregar-se a Cristo sem reservas de domínio.

Esta comunhão é a consequência do amor de Deus em nós. Jesus nos ensinou: “...Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mateus 22:37). Agindo assim atraímos o amor de Deus em nosso coração, como está escrito: “... porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:5). Este amor de Deus transborda em nós, promovendo a comunhão entre os irmãos em Cristo, como Deus espera de nós.

Os apóstolos viviam o mandamento de Cristo, com respeito ao amor. Jesus disse: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12). A comunidade cristã em Jerusalém vivia este amor. Em consequência “...era um o coração e a alma da multidão dos que criam...”(Atos 4:32). Uma igreja assim se torna atraente e poderosa; por isso o texto diz que na igreja de Jerusalém havia muitas maravilhas, e os cristãos caiam na graça de todo o povo, e o Senhor fazia a igreja crescer de uma maneira fantástica. Perseveremos nesta comunhão.

Adolpho Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário