terça-feira, 3 de setembro de 2013

O RIO PURO DA ÁGUA DA VIDA


“E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro” (Apocalipse 22:1).

A NASA (Estados Unidos), responsável pela pesquisa e programas de exploração espacial procura, até mesmo fora da nossa Galáxia, planeta que tenha água, porque onde há água há possibilidade de vida.

Deus usa a água simbolizando o fluir de sua própria vida. Rio, no texto acima, significa a presença abençoadora de Deus. O poder penetrante do Espírito de Deus trazendo a vida que jorra do Trono de Deus.

No Jardim do Éden a vida de Deus era abundante. Talvez, por isso, a Bíblia diz: “E saia um rio do Éden para regar o jardim; e ali se dividia e tornava em quatro braços” (Gênesis 2:10). Entre as flores, relvas e árvores frutíferas do Jardim do Éden fluía um rio; isto fala da presença provedora de Deus.

O profeta Ezequiel, no seu livro, fala da torrente das águas purificadoras que saiam de debaixo da morada de Deus. E alguém, disse ele; “tendo um cordel de medir, mediu mil côvados e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos tornozelos. E mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que davam pelos lombos. E mediu mais mil e era um rio que eu não podia atravessar (em pé) porque as águas eram profundas...” (Ezequiel 47:2-5).

O profeta, usando sempre de uma linguagem alegórica, fala das águas purificadoras, como sinal da presença forte do Espírito de Deus, purificando, vivificando, restaurando e provendo. Deus, neste texto, está sugerindo para não ficarmos alheios a essas águas da vida, nem devemos ficar numa experiência superficial, mas experimentarmos o profundo dessas águas, que quer nos abraçar por inteiro.

A fonte da água da vida é Cristo. Junto ao Poço de Jacó, Jesus pede água a uma samaritana, e ela questiona essa atitude de Jesus, porque os judeus não se davam com os samaritanos; aí Jesus diz: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva” (João 4:10). Como homem Jesus estava ali com muita sede; o sol era sol do meio dia, e a sede de saciar a necessidade do corpo era real. Como Deus, porém, Jesus tinha sede de satisfazer, de saciar, não só aquela mulher samaritana, mas todas as famílias de Samaria, com a água da vida.

Certa vez, Jesus foi à Festa das Cabanas, e veja o que aconteceu: “No ultimo e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7:37-38).

Uma observação precisa ser feita: As provisões do Rio da Vida nunca se esgotam. A Bíblia diz: “Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não os afligirá o sol, nem qualquer calor abrasador, pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu pastor; ele os guiará às fontes de água viva...” (Apocalipse 7:16-17).

Há um forte apelo, um convite insistente e irresistível da parte de Deus, para que todos venham participar da água da vida. A Bíblia diz: “O Espírito e a noiva dizem: Vem! E todo aquele que ouvir diga: Vem! Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida” (Apocalipse 22:17). Deixe a torrente das águas purificadoras penetrar na sua vida e no seu lar. Deixe a vida de Deus inundar todo se ser, para que sua alegria seja completa.

Adolpho

Nenhum comentário:

Postar um comentário