quarta-feira, 5 de novembro de 2014

OS GEMIDOS DO ESPÍRITO SANTO

“... Mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26).

Deus valoriza tanto a oração, que dentro da Trindade, temos dois intercessores. Jesus é o nosso intercessor legal. O Espírito Santo é o nosso intercessor existencial. Ele ora por nós, em nós, ao Deus que está sobre nós com gemidos inexprimíveis. O apóstolo Paulo fala de três gemidos presentes no mundo: os gemidos da natureza, os gemidos da Igreja e os gemidos do Espírito Santo. A natureza geme aguardando a sua redenção. Ela sofre contorções intestinais e cólicas severas.
A Igreja também geme aguardando sua plena redenção, quando teremos um corpo de glória, uma recompensa eterna. Mas, Paulo fala ainda dos gemidos inexprimíveis do Espírito. Um gemido é uma expressão de dor tão profunda que não pode ser descrita com palavras. O Espírito Santo é Deus e ele intercede por nós de forma tão intensa e agônica, que mesmo conhecendo todos os idiomas e dialetos de todos os povos, não encontra sequer uma língua para interceder por nós. Então, geme!
Os gemidos do Espírito nos falam do seu compromisso em nos consolar em nossa dor, nos fortalecer em nossas fraquezas, e nos encorajar em nossas angústias. Os gemidos do Espírito abrem para nós o caminho da felicidade verdadeira e eterna. Porque ele intercede por nós e em nós, com gemidos inexprimíveis, podemos cantar agora e eternamente!

Referência para leitura: Romanos 8:1-39
Texto de Hernandes Dias Lopes
Fonte: Devocional Cada Dia – abril/2014 – Luz Para o Caminho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário