segunda-feira, 23 de abril de 2012


FELICIDADE GERA SAÚDE



O Jornal Hoje, da Rede Globo, Edição de 18.04.2012, noticiou algo importante: “Cientistas da Universidade de Harvard avançaram ainda mais nas pesquisas que sugerem que a felicidade e o otimismo são tão importantes para saúde quanto fazer exercícios e se alimentar bem.

Os profissionais de Harvard revisaram 200 estudos que tinham sido feitos. Eles sugerem que ser otimista e feliz evita problemas cardíacos, pressão e colesterol altos”.

Que bom a ciência descobrindo e revelando que a felicidade gera saúde. Num livro escrito por Salomão, filho do Rei Davi, que viveu  1.000 anos antes do nascimento de Cristo, encontramos escrito: “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Provérbios 17: 22).

Deus sempre se preocupou em fazer com que o seu povo vivessem em perfeita felicidade. Deus não quer que no meio do seu povo haja coração angustiado, nem alma aprisionada ou cativa.

Jesus, num certo dia de culto (Lucas 4: 14-21), entrou na Sinagoga, e, nessa ocasião foi lhe dado oportunidade para falar. Ele então leu um texto escrito pelo profeta Isaías que falava dele mesmo e dos motivos que o levou a nascer entre nós.  O texto diz: “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar as boas-novas aos pobres. Enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e abertura de prisão aos presos, a apregoar o ano aceitável do Senhor, (...) e ordenar acerca dos tristes que se lhes dê ornamento por cinzas, óleo de alegria por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado...” (Isaías 61: 1-3).

O mundo busca felicidade, porém, a felicidade que lhe é oferecida é passageira. O cantor João Gilberto gravou a música “Tristeza não tem fim”, na qual encontramos as estrofes que diz: “A felicidade é como a pluma que o vento vai levando pelo ar. Voa tão leve, mas tem a vida breve; precisa que haja vento sem parar.

A felicidade é como a gota de orvalho numa pétala de flor. Brilha tranqüila, depois de leve oscila; e cai como uma lágrima de amor.

Tristeza não tem fim, felicidade sim”

Esse é o tipo de felicidade que povo busca e encontra. A felicidade, porém, que o povo precisa é aquele que vem de Deus; essa felicidade faz parte da nossa vida, aqui,  e nos acompanha de uma maneira plena na eternidade.

Devemos buscar a felicidade na fonte certa. Quando os anjos anunciaram o nascimento de Cristo,  aos pastores de ovelhas que estavam pastoreando à noite seu rebanho, assim eles disseram; “...Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo. Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês – o Messias, o Senhor!” Deixemos que Cristo faça parte de nossa vida; assim teremos a felicidade que gera saúde para o corpo e para a alma. Uma felicidade que continuará conosco para a vida eterna.

                                                                                      Adolpho Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário