domingo, 15 de abril de 2012

TRADIÇÕES E RELIGIOSIDADES

O TANQUE DE BETESDA

Leia João 5:1-14

No Tanque de Betesda sempre havia uma multidão; cegos, coxos, paralíticos e outros doentes. Eles esperavam o mover das águas por um anjo; o primeiro que entrasse naquele tanque, após o movimento das águas, seria curado.
Entre a multidão havia um homem que estava ali havia 38 anos, esperando para ser curado. Jesus aparece junto àquele tanque e cura esse homem.
Entre outras coisas este texto nos ensina que devemos deixar qualquer tipo de religiosidade, e buscar a Jesus nas nossas necessidades. Ele garante libertação, cura e restauração para o nosso espírito, alma e corpo, e nos dá a certeza da vida eterna.
Vejam alguns exemplos bíblicos de pessoas que preferiram buscar a Cristo:

A mulher do fluxo de sangue (Lucas 8:43-48):
* Doze anos sofrendo. Não foram doze dias, ou doze meses, foram doze anos.
* Havia gasto todo seu dinheiro com médico e remédios. Isto indica que, no seu lar a escassez de tudo era uma realidade.
* Essa mulher, com certeza, era mãe de família. As mães em Israel eram respeitadas e amadas; isto indica que toda família dessa mulher estava sofrendo com ela.
* O relacionamento dessa mulher com outras pessoas da sociedade era difícil, tendo em vista o seu estado de mulher imunda, conforme a Lei de Moisés.
Essa mulher, porém, usou de sabedoria, pois, enquanto uma multidão se aglomerava no Tanque de Betesda, aguardando a cura, ela procurou por Jesus.

A cura de Bartimeu (Marcos 10:46-52):
* Sentado à beira do caminho, cego e vivendo da mendicância, aguardava o grande momento de encontrar com Jesus.
* Contra a vontade daqueles que queriam fazê-lo calar, ele gritava mais alto ainda: "Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim
Jesus o curou por completo. Enquanto uma multidão permanecia no Tanque de Betesda esperando para ser curado, Bartimeu buscou a Jesus.

Marta e Maria, irmãs de Lázaro (João 11:1-44):
*Marta e Maria vendo seu irmão Lázaro enfermo, mandaram recado para Jesus, esperando que ele chegasse a tempo para curá-lo. Lázaro veio a falecer e Jesus chegou naquele lugar quatro dias após o seu sepultamento.
* Mesmo vendo seu irmão morto, havia quatro dias, Marta e Maria confiaram em Cristo para ressuscitá-lo. Enquanto uma multidão de pessoas, no estado de morte, esperava no Tanque de betesda para ser curada, Marta e Maria de Betânia confiaram em Jesus, e tiveram seu irmão de volta.
Jesus é o nosso Tanque de Betesda. Betesda, no hebraico, significa derramamento, significa lugar de graça. Fujamos das religiosidades e confiemos em Cristo para nos curar e restaurar para uma nova vida. Em qualquer momento e lugar Jesus pode mover a águas do Espírito para nos curar e nos dar vida eterna.
Adolpho Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário