sexta-feira, 22 de maio de 2015

UMA RAZÃO PARA O DIVÓRCIO?

UMA RAZÃO PARA O DIVÓRCIO?
Em nossa cultura, muitas pessoas consideram o divórcio uma solução positiva para o casamento com problemas. Mas nós também vemos uma cultura cheia de pessoas devastadas pela separação. Disse uma mulher que escreveu para mim: “Nosso desquite foi o acontecimento mais doloroso, horrível, angustiante, e que mais produziu úlceras, que se pode imaginar... Eu gostaria de poder vestir este pedaço de papel para que todo mundo visse um retrato de como é o divórcio. Talvez minha imagem impedisse as pessoas antes que fosse tarde demais”.
Só por esta evidência já não deveria ser surpresa para nós que Deus tenha declarado, em Malaquias 2:16, que ele aborrece o repúdio. O casamento deveria ser uma aliança especial entre um homem, uma mulher e seu Deus, e o divórcio destrói isso.
No entanto, é verdade que Jesus fala sobre exceções ao divórcio em Mateus 19:8-9. Ele diz: Moisés, por causa da dureza do vosso coração, vos permitiu repudiar vossa mulher; mas, ao princípio, não foi assim. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
A Bíblia também discute a questão do divórcio em outras passagens, como Mateus 5:32-33 e 1 Coríntios 7:15-17. Por mais que alguém interprete estas passagens, uma coisa está clara: Deus nunca ordenou ou criou a separação. Foram os seres humanos. Deus permitiu o divórcio por causa da dureza do coração pecaminoso do homem.
A maioria dos professores de Bíblia acredita que há duas circunstâncias em que Deus libera uma pessoa da aliança conjugal que dura toda a vida: no caso de imoralidade incorrigível do cônjuge; quando o cônjuge incrédulo abandona o cristão.
E muitos pastores e líderes cristãos não aconselharão o divórcio nem mesmo nestas situações; mas, no final, eles não irão desencorajá-los quando todas as outras opções forem consideradas e esgotadas. O divórcio nestas situações deveria ser a última alternativa, e nunca a primeira, nem mesmo em um conjunto difícil de circunstâncias.
O que realmente é triste, no entanto, é que a maioria dos casais que opta pelo divórcio, hoje, faz isso por razões contrárias às da Bíblia. Eles citam: comunicação pobre, incompatibilidade, problemas financeiros, falta de compromisso com o relacionamento, mudanças nas prioridades. Resumindo, quando não está dando certo, a solução comum é sair do casamento.
Em uma conferência sobre casamento, da Weekend to Remember, na qual ministrei, ouvi vários casais falando sobre problemas que enfrentavam no relacionamento. Uma esposa com cinco filhos com menos de 10 anos de idade queria o divórcio por causa do marido insensível. Saí com a impressão de que, embora ele definitivamente tivesse algumas coisas para aprender, aquela era uma união que podia ser consertada. Olhei nos olhos dos dois e argumentei: “Dêem uma chance um ao outro. Busquem a Deus em sua palavra. Não se divorciem!”
Ao longo da semana, fiquei novamente surpreso com o número de casais feridos. Mas também percebi que muitos dos divórcios de hoje não precisam acontecer. Os casais precisam de ajuda e esperança para terem êxito no casamento. E a única esperança deles é encontrada em um relacionamento com Jesus Cristo e na mensagem deste livro, a Bíblia.

Escrito por: Dennis e Bárbara Rainey

Extraído da Bíblia de Estudo Preparando Casais Para a Vida, página 1663 – Editora Central Gospel ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário