sábado, 30 de maio de 2015

NUM PISCAR

NUM PISCAR
 Escrito por Grace Nakamura
Ministra de Recurso Humanos da PIB em SJCampos

Por diversas vezes, percebo que estou olhando para alguma coisa, ou para alguém, ou algum lugar, aleatoriamente. Isso não quer dizer necessariamente que esteja vendo ou enxergando. Isso já aconteceu com você? Olhar e ver parecem ser coisas distintas.
Podemos notar isso, no texto de Salmo 33:13, que diz: “Dos céus olha o Senhor e vê toda a humanidade”. Quando as pessoas olham para nós, o que elas vêem? E você quando olha para alguém, o que você vê?
O olhar tem um jeito de ser e pode revelar uma característica, assim como constamos por meio de alguns textos. Gênesis 29:17 que diz: “Lia tinha olhos meigos”, e Provérbios 30:13 fala que: “os que têm olhos altivos e olhar desdenhoso”. Os olhos podem transmitir sentimentos, como de inveja: Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi” (1 Samuel 18:9); de cobiça: “a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens, não provem do Pai, mas do mundo” (1 João 2:16); de tristeza: “Meus olhos se turvaram de tristeza” (Jó 17:7). Acho até que o olhar deva se vestir, porque existe a expressão a “olho nu”. Será que um dia o homem poderá desenvolver uma tecnologia tão avançada que seja capaz de projetar em um telão o que realmente vemos? Ou será que talvez consiga inventar algo como um GPS capaz de rastrear onde o nosso olhar pode nos levar e até aonde que chegar?
A Bíblia fala em diversos textos a respeito dos olhos como refletor de situações, quase que um ser “pensante”. Não limitando os olhos como um órgão que aumenta e diminui imagens ou embaça, dependendo do grau de miopia como o meu caso. Prova disto está no texto de Mateus 6:22-23 que diz: “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas”. Lendo este texto, tenho a impressão de que os olhos não são apenas uma janela passiva por onde entram imagens e informações, mas, mais do que isto, eles são quase que um membro em atividade cuja influência é capaz de fazer uma mudança a tal ponto que transforma todo o corpo em luz ou trevas.
Jesus nos ensina que podemos ampliar nossa visão ao caminhar junto dele. Jesus nos faz olhar para cada situação de forma diferente, dizendo que ali há uma oportunidade para glorificar ao Pai. Ele nos ensina a ir além da nossa necessidade, que mesmo sendo legítima, pode muito bem esperar e dar lugar a urgência do próximo. Jesus nos leva a crer, mesmo sem ver, que é possível uma cura física, emocional e espiritual.
Revela que nele existe salvação, restauração e que podemos ir muito além do que imaginamos. Com ele, somos capazes de não apenas olhar, mas também podemos alcançar um futuro. Para que tudo isto aconteça, é necessário nos dispormos a nascer para um novo olhar, pois assim ele declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo” (João 3:3). Podemos ser diferentes e melhorar nosso olhar, com Jesus isto acontece em um “piscar de olhos”.


Fonte: Revista Felizcidade – Ano VIII, nº 19, página 34 – Primeira Igreja Batista de São José dos Campos e Rede de Igrejas da Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário