segunda-feira, 18 de março de 2013

NOSSA ALEGRIA NO DESCANSO DE CRISTO



Estudo sob o tema: A Alegria Daqueles que Seguem a Cristo – 7ª Parte
Leia Mateus 11:28-29

A humanidade caminha sem descanso, assombrada pela ansiedade, estresse, depressão e suas conseqüências nocivas. Jesus sabia das dificuldades da humanidade nos últimos tempos e suas palavras ecoam até o dia de hoje: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso (...) aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas”.
Desde os primórdios da humanidade Deus já havia alertado o homem sobre a necessidade de descanso; assim diz o Senhor: “Lembra-te do dia de sábado...” (Êxodo 20:8).  A palavra sábado vem do hebraico “shabath”, cujo significado é “cessar, desistir, descansar”. Trabalhava-se do primeiro ao sexto dia da semana; no sétimo dia obedecia a lei do descanso.
Havia nisso um propósito: 1) O homem precisava entender que o trabalho é necessário, porém, o homem deve depender inteiramente de Deus. 2)  O período de descanso era para buscar a Deus a fim de adorá-lo com espírito de gratidão; cada um com a sua família.
Em Mateus 6:25-34, fica claro que nosso Senhor sabia da situação caótica da humanidade nos últimos tempos, isto é, nos dias de hoje, cheio de ansiedade, estresse, escravo do trabalho, pensando ser auto-suficiente e caminhando sem Deus; mas que na realidade, trazia sua alma aprisionada e sem defesa. O Senhor manda olhar para as aves do céu; elas não semeiam, não colhem e nem recolhem em celeiros, contudo Deus as alimenta. Mandou que olhasse para as ricas indumentárias das flores dos campos; tudo providenciado pelas mãos de Deus. O Senhor ainda pergunta: “Vocês não têm muita mais valor que elas?” “Busquem primeiro o Reino de Deus, diz o Senhor, e as demais coisas lhes serão acrescentadas”. Aquele que é escravo do trabalho é também uma alma sem descanso.
Na realidade, com a vida estressada dos dias de hoje precisamos descansar; não só um dia na semana, mas dois. Porém, nada disso adiantará se não aceitarmos o convite de Jesus, para procurar descanso nele. Alegremo-nos no descanso do Senhor.

Amado Pai celestial. Ajuda-nos a administrar o tempo de tal maneira que nossos afazeres não venham prejudicar a nossa comunhão contigo e nem nosso compromisso com a família. Ensina-nos a descansar aos pés do teu amado Filho. Em nome de Jesus. Amém.
Adolpho Salgado - pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário