segunda-feira, 11 de março de 2013

OS CRISTÃOS SE ALEGRAM NA FRAQUEZA




Estudo sob o tema:  A ALEGRIA DAQUELES QUE SEGUEM A CRISTO – 5ª Parte
Leia 2 Coríntios 12:1-10

O apóstolo Paulo para defender sua autoridade apostólica enfrentando seus opositores, foi forçado a se gloriar das grandes revelações. Paulo era um vaso escolhido (Atos 9:15); Cristo precisava dele, humilde e dependente ao seu lado. A soberba seria um desastre no ministério de Paulo. Aí, o espinho na carne; algo que fazia Paulo sofrer e debilitar-se. Três vezes Paulo orou ao Senhor pedindo que o deixasse livre daquela situação. E o Senhor responde a Paulo: “A minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Paulo entendeu a importância de estar naquela situação e entrou numa alegria que o mundo não entende. Disse ele: “Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim”. O apóstolo Paulo entendeu bem tudo isso; por isso, nos seus últimos momentos de vida pode dizer: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”
Mas, o que é um espinho na carne? Paulo enumera alguns: “fraquezas, injúrias, necessidades, perseguições, angústias”.
Essa experiência de Paulo no faz lembrar a experiência de Jacó. Deus luta uma noite inteira com Jacó, no vale de Jaboque, um rio afluente do Jordão (Gênesis 32:2-32). Jacó significa suplantador, enganador; assim era Jacó. O Senhor, porém, não precisava de um enganador, precisava de homem segundo o seu coração; e Deus amava Jacó, assim como amava a Paulo, como ama a mim e a você. Quando amanheceu o dia a luta acabou, e Jacó recebe ali uma benção muito especial. Tinha, porém, uma de suas pernas ferida à altura da coxa; nesta ocasião ele deixou de ser Jacó para ser Israel.
O grande príncipe do povo hebreu, agora, com a perna dorida, andava manquejando, mas continuava a vida, humilde e totalmente dependente de Deus.
Até os dias de hoje Israel (Jacó) é lembrado e honrado como o grande patriarca, líder do povo hebreu. Se o Senhor não agisse com Jacó assim como agiu, o nome Jacó não mais constaria na história, e estaria esquecido para sempre.
É preciso entender o coração de Deus quando ele permite acontecer alguma coisa que nos faz sofrer e nos tira todo ânimo. Quando isso acontecer a você, converse com o Senhor. Se for um “espinho na carne” faça das palavras de Paulo as suas, dizendo: “eu também me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim”
Adolpho Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário