sábado, 20 de julho de 2013

ANSIEDADE

Série: Os Conselhos do Apóstolo Pedro aos Jovens

Ansiedade é o resultado de uma vida estressada. O estresse por sua vez pode ser causado por uma situação que leva a pessoa a uma frustração, irritação, um estado aflitivo da alma.

Geralmente a ansiedade vem de um estado contínuo de estresse, que leva a pessoa a comportamentos que prejudica sua saúde, tanto física quanto a saúde da alma. A pessoa que enfrenta uma situação desta, é porque não está se beneficiando da comunhão com Deus; sente uma vazio na alma e acaba apelando para os vícios em geral: comem de maneira excessiva, abusa da bebida, do cigarro e de todo tipo de drogas. Geralmente isto se dá com os jovens, causando-lhes grande sofrimento que se estende, também, aos seus familiares.

O Senhor conhece bem a situação de quem sofre deste mal, e certamente conversou sobre isto com seus discípulos. Quando o Apóstolo Pedro diz aos jovens: "Lance sobre ele (o Senhor) toda a sua ansiedade" ele estava lembrando dos ensinamentos do Mestre e pensando nas suas palavras: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados (estado de ansiedade) eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas almas" (Mateus 11: 28-29).

O Senhor nos ensina a ter um coração humilde, que depende inteiramente de Deus e entrega sua vida, sem reservas de domínio, aos cuidados de Deus, para possuir assim, um espírito de mansidão e de quietude. A ansiedade mórbida brota no íntimo de uma alma vazia e sem descanso, porque não está em comunhão com Deus. Este vazio só pode ser preenchido pela presença do Espírito Santo. Em mateus 6: 25-34 Jesus nos ensina a procurar, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça e descansar nele quanto as preocupações da vida. Ele não quer que soframos com estresse e ansiedade; ele quer cuidar de nós como ele cuida das alves dos céus e das flores dos campos."Observem as aves do céu, não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm você muito mais valor do que elas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo seu esplendor, vestiu-se com um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homem de pequena fé. Portanto, não se preocupem...". Os jovens, assim como todos nós, deve atender ao apelo do Apóstolo Pedro e lançar aos pés de Jesus toda sua ansiedade, todo fardo da alma, e permanecer sob os cuidados de Jesus. Ele é Senhor e Pastor supremo da Igreja. Ele é amoroso, manso e humilde de coração. Ele nos atraiu com amável benignidade e nos ama com amor eterno.

Adolpho
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário