terça-feira, 16 de julho de 2013

OBEDIÊNCIA

Série: Os conselhos do Apóstolo Pedro aos jovens

Texto: 1 Pedro 5:5-8

As penitenciárias, as casas de Custódia e Tratamento, os Centros de Ressocialização, as Comunidades Terapêuticas e Clínicas de recuperação de dependentes químicos; todos esses estabelecimentos estão superlotados. Os grupos de jovens que se reúnem debaixo dos viadutos, ou em algum canto da cidade, para se drogarem, aumentam cada dia em todas as cidades.
Nossos governantes gastam muitos milhões de reais para mudar esse quadro, mas não conseguem; pelo contrário, estão aumentando. Este dinheiro é tirado dos nossos impostos.
Todas as pessoas que estão nesses lugares, são jovens de 16 a 25 anos de idade que não aprenderam a obedecer a Deus, nem a seus pais e nem as autoridades constituídas; por isso sofrem, como sofrem também os seus familiares.
Pedro ensina aos jovens a importância de obedecer; e ele fala da:

Obediência a Deus. Obedecer a Deus na pessoa do Senhor Jesus. Quando o Filho de Deus foi concebido no útero de Maria, a Palavra de Deus se fez carne, se fez uma pessoa. Cristo que tinha somente uma natureza divina adquiriu uma natureza humana para ser como nós, para nos ensinar a obedecer.
Pedro nos ensina a obedecer a Cristo, porque Cristo é a Palavra de Deus, por isso ensinava as doutrinas do próprio Deus. No Monte da Transfiguração estavam Jesus, Tiago, João e Pedro. Ali, Jesus se transfigurou diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz. Nesse momento a voz de Deus ecoou naquele alto monte: "este é o meu Filho Amado em quem me alegro; a ele vocês ouçam" (Mateus 17: 5). Pedro estava lá; ele viu e ouviu tudo, por isso sabia da importância de ouvir e obedecer os ensinos de Cristo.
Na igreja de Jerusalém, a igreja mãe de todas as outras igrejas locais; lá estava Pedro, levando os primeiros cristãos a perseverarem nas doutrinas dos apóstolos, que eram os ensinamentos de Cristo. "E eles perseveravam na doutrina dos apóstolos..." (Atos 2:42). Obedecer as doutrinas dos apóstolos é obedecer a Cristo.

Obediência aos pais. Pedro sabia que os jovens devem obedecer aos seus pais. Pais, que por sua vez, devem dar ouvido e obedecer a voz de Deus e educarem seus filhos com seus próprios exemplos de vida. Jesus usava muito o Livro de Deuteronômio para ensinar seus discípulos; e Deuteronômio 6:1-6 ensina essas coisas. Pedro com certeza ouvia atentamente tudo isso.

Obediência aos líderes da Igreja, aqueles que vivem e ensinam a sã doutrina. A Bíblia diz; "meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês. Obedeçam aos seus líderes e submetam à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês"(Gálatas 4:19; Hebreus 13:17).

Jesus, o grande exemplo de vida obediente. O grande exemplo de vida obediente para nós é o próprio Jesus, que é Senhor e Pastor Supremo da Igreja. Está escrito: "Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou a mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai" (Filipenses 2:5-11).

Se quisermos, meus caros jovens, galgar as alturas e assentar com Cristo nas regiões Celestiais, precisamos obedecer, como ele obedeceu.

Adolpho

Nenhum comentário:

Postar um comentário