segunda-feira, 22 de julho de 2013

SEJAM SÓBRIOS

Série: Os Conselhos do Apóstolo Pedro aos Jovens

Sobriedade significa temperança, controle próprio. Sobriedade fala de moderação, equilíbrio. Em Gálatas 5: 22-23 encontramos o fruto do Espírito Santo, que deve fazer parte da nossa vida cristã. Entre as virtudes contidas nesse fruto está o domínio próprio; que faz o cristão ser moderado, equilibrado.

Quando Pedro fala aos jovens: "sejam sóbrios", ele fala com experiência própria. Certa vez Jesus estava na Região de Cesaréia de Filipe com seus discípulos, e Jesus perguntou: "Quem dizem os homens ser o Filho do homem?" Alguns dos discípulos deram a sua resposta. Nisso Pedro, bem sóbrio, se adiantou e disse: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus o elogiou muito. Logo a frente Jesus começa a falar aos seus discípulos sobre a necessidade de ir para Jerusalém. O tempo havia chegado e ele havia de sofrer nas mãos dos líderes religiosos e depois ir para o sacrifício de cruz, pois ele veio ao mundo para isso. Aí Pedro, totalmente descontrolado, tenta impedir que Jesus siga o seu caminho à Jerusalém. Jesus o repreendeu de maneira enérgica. (confira Mateus 16: 13-23).

Aqueles que prenderam Jesus o levaram à casa do sumo sacerdote onde os líderes religiosos estavam reunidos, ali começou o interrogatório infame, contra Jesus. Pedro observava tudo, porém de longe, e quando foi abordado duas vezes, a respeito de Jesus, por escravas que serviam naquela casa, ele disse: "Não conheço tal homem". E quando aproximararam-se dele outras pessoas que ali estavam, e disseram a ele: "verdadeiramente você é um dos seguidores de Jesus"; Pedro, totalmente desiquilibrado, começou a dizer palavras de maldição contra Jesus. (confira em Mateus 26: 69-75).

Quando Pedro falava aos jovens da importância de permanecerem sóbrios, certamente ele lembrava de todos esses fatos; como também lembrava o quanto ele havia chorado amargamente, com profundo arrependimento. Como também lembrava o quanto Jesus, após a ressurreição, o consolou, restituindo-o ao seu ministério apostólico.

Levemos em conta os conselhos do apóstolo Pedro sobre a importância da sobriedade. Jesus trabalhou na vida deste apóstolo admirável, para que esta mensagem chegasse até nós, e produzisse seus efeitos, principalmente no coração dos jovens.

Adolpho




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário