quarta-feira, 17 de julho de 2013

HUMILDADE

Série: Os Conselhos do Apóstolo Pedro para os Jovens

Leia 1 Pedro 5: 5-11

"Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá" (Charles Chaplin).

Humildade é a ausência completa de orgulho, ostentação, soberba, vanglória. A humanidade, hoje, sofre porque traz sobre si as marcas, próprias de quem tem um elevado conceito sobre si próprio, e expõe a todos um espírito altivo; uma ausência total de humildade.

No início da vida humana na terra, lá no Éden, satanás conseguiu plantar no coração do primeiro casal, Adão e Eva, a semente do orgulho, da soberba. Quando essa semente brotou, o espírito de altivez influenciou tanto Adão e Eva que pensaram que podiam ser igual a Deus. Quando eles acordaram para realidade era tarde demais, só restava esperar o cumprimento da grande promessa, como está em Gênesis 3:15, referente à semente da mulher, Cristo Jesus, aquele que entraria no mundo humildemente, nascido de mulher, e que seria ferido e pisaria na cabeça da serpente, isto é, venceria de uma vez por todas o maligno e toda força do mal, (leia Filipenses 2: 5-8).

Jesus ensinou sobre a humildade, com seu próprio exemplo de vida; "Tomem sobre vocês o meu jugo (disse ele) e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas" (Mateus 11: 29).

O profeta Miquéias diz em seu livro: "Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus" (Miquéias 6:8).

O Apostolo Pedro sabia, por experiência própria, a importância de uma vida humilde. Ele presenciou quando a mulher de Zebedeu, induzida pelos seus filhos, Tiago e João, aproximou-se de Jesus querendo que o Mestre fizesse uma declaração garantindo que os seus dois filhos ocupassem lugar de destaque entre os demais, quando na inauguração do novo reino. Ele viu, também, a indignação de Jesus diante dessa proposta."Quem quiser ser o primeiro (disse Jesus) deverá ser escravo, como o Filho do Homem, que não veio para ser servido mas para servir e dar a vida em resgate de muitos" (Mateus 20:20-28). Pedro viu Jesus, humildemente, lavar os pés de cada um de seus discípulos, para ensinar sobre a humildade e disposição para servir e não para ser servido (João 13: 1-15).

Somos frutos saídos das entranhas de Adão, cuja altivez escravizou a si e aos seus descendentes. Deus, porém, quando na morte de Cristo Jesus, seu amado Filho, arrancou-nos das entranhas de Adão e nos imergiu nas entranhas de Cristo (Romanos 6: 3-6). Identifiquemo-nos com Cristo na sua morte e ressurreição, para em Cristo vivermos uma nova vida, humilde e submissa.

Adolpho

Nenhum comentário:

Postar um comentário