quarta-feira, 24 de julho de 2013

RESISTA O DIABO

Série: Os Conselhos do Apóstolo Pedro aos Jovens

Leia 1Pedro 5: 5-9

O apóstolo Pedro diz que o diabo é o nosso adversário e que ele anda ao nosso derredor, buscando oportunidade para nos tentar e exercer domínio sobre nós. Diz que os jovens devem resistir o maligno com firmeza, usando para isso uma arma poderosa, a fé. Fé em Deus e na sua palavra.

Devemos lembrar que o próprio Jesus, após ser batizado, esteve jejuando no deserto por quarenta dias. Vencido esse tempo ele estava com muita fome; aí o tentador aproximou-se para o tentar.

Jesus, literalmente, enfrentou o diabo usando o poder que há na Palavra de Deus. Quando o diabo o desafiou para transformar pedras em pães, Jesus respondeu: "Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Deuteronômio 8: 3).

Quando Jesus estava no pináculo do templo, o diabo novamente o tentou, dizendo: Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão. Jesus respondeu: "também está escrito: Não ponha a prova o Senhor, o seu Deus" (Deuteronômio 6:16).

Quando o diabo disse a Jesus que tinha autoridade sobre todos os reinos deste mundo, e que se Jesus o adorasse, transferiria a ele todo esse poder e glória; Jesus usou da palavra de Deus, contida na Bíblia, para o expulsar de vez, dizendo: "Retire-se, satanás! Pois está escrito: Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto. (Deuteronômio 6: 13).

O próprio apóstolo Pedro teve uma experiência com o diabo que marcou seu ministério. Quando Jesus começou a falar aos seus discípulos sobre a necessidade de ir a Jerusalém, e lá sofrer as afrontas da liderança religiosa e demais autoridades, e ser levado ao sacrifício, a fim de cumprir sua missão salvadora, satanás usou Pedro de uma maneira brusca para impedir Jesus na sua caminhada para ser crucificado. Jesus o repreendeu severamente. Quando Jesus foi preso, Pedro, sendo tentado, negou a Jesus por três vezes.

Contudo, os jovens e todos os cristãos, nada tem a temer, caso esteja em Cristo; pois está escrito: "Filhinhos, vocês são de Deus e já venceram o maligno, porque aqueles que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo. Com Deus conquistaremos a vitória, e ele pisoteará os nossos adversários. (veja 1João 4:4; Salmo 60: 12).

Adopho

VIGIEM

Vigiar (Hb. tsaphah), significa observar ao longe, manter guarda para identificar algum perigo que possa estar se aproximando.

Quando começou o período da ditadura militar no Brasil, em 1964, eu era militar e fazia parte de uma equipe de guarda do quartel. Lembro-me que estávamos sempre de "sobre-aviso". A noite quando podíamos dormir um pouco, não nos era permitido nem tirar o coturno dos pés; e dormíamos abraçado a uma metralhadora.

O apóstolo Pedro diz aos jovens: "Estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao derredor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar" (1 Pedro 5: 8). Ele mesmo, Pedro, havia aprendido à duras penas, o quanto devemos estar sempre vigilante. Ele estava no Getsêmani, na ocasião em que Jesus foi preso. Acompanhado de João e Tiago, ele estava bem próximo ao Mestre, que orava intensamente, pedindo ao Pai que afastasse dele aquele cálice de sofrimento, mas, que abria mão de seus privilégios para fazer a vontade daquele que o havia enviado para aquele momento. Pedro ouviu bem quando Jesus disse: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo. No entanto, Pedro foi surpreendido por Jesus; ele foi encontrado dormindo. Certamente, quando ele admoestava os jovens no que diz respeito à vigilância, ele estava lembrando das palavras de Jesus, naquela ocasião: "Pedro, você não pode vigiar comigo nem por uma hora? Vigiem e orem para que não caiam em tentação (Mateus 26: 36-41).

Os jovens devem lembrar sempre da admoestação de Pedro, sabendo que nossa luta não é contra pessoas e sim contra as forças espirituais da maldade (Efésios6:12). Contra essas forças do mal devemos usar as armas que o Senhor preparou para nós: a oração, a Palavra de Deus e a constante vigilância.

Adolpho

segunda-feira, 22 de julho de 2013

SEJAM SÓBRIOS

Série: Os Conselhos do Apóstolo Pedro aos Jovens

Sobriedade significa temperança, controle próprio. Sobriedade fala de moderação, equilíbrio. Em Gálatas 5: 22-23 encontramos o fruto do Espírito Santo, que deve fazer parte da nossa vida cristã. Entre as virtudes contidas nesse fruto está o domínio próprio; que faz o cristão ser moderado, equilibrado.

Quando Pedro fala aos jovens: "sejam sóbrios", ele fala com experiência própria. Certa vez Jesus estava na Região de Cesaréia de Filipe com seus discípulos, e Jesus perguntou: "Quem dizem os homens ser o Filho do homem?" Alguns dos discípulos deram a sua resposta. Nisso Pedro, bem sóbrio, se adiantou e disse: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus o elogiou muito. Logo a frente Jesus começa a falar aos seus discípulos sobre a necessidade de ir para Jerusalém. O tempo havia chegado e ele havia de sofrer nas mãos dos líderes religiosos e depois ir para o sacrifício de cruz, pois ele veio ao mundo para isso. Aí Pedro, totalmente descontrolado, tenta impedir que Jesus siga o seu caminho à Jerusalém. Jesus o repreendeu de maneira enérgica. (confira Mateus 16: 13-23).

Aqueles que prenderam Jesus o levaram à casa do sumo sacerdote onde os líderes religiosos estavam reunidos, ali começou o interrogatório infame, contra Jesus. Pedro observava tudo, porém de longe, e quando foi abordado duas vezes, a respeito de Jesus, por escravas que serviam naquela casa, ele disse: "Não conheço tal homem". E quando aproximararam-se dele outras pessoas que ali estavam, e disseram a ele: "verdadeiramente você é um dos seguidores de Jesus"; Pedro, totalmente desiquilibrado, começou a dizer palavras de maldição contra Jesus. (confira em Mateus 26: 69-75).

Quando Pedro falava aos jovens da importância de permanecerem sóbrios, certamente ele lembrava de todos esses fatos; como também lembrava o quanto ele havia chorado amargamente, com profundo arrependimento. Como também lembrava o quanto Jesus, após a ressurreição, o consolou, restituindo-o ao seu ministério apostólico.

Levemos em conta os conselhos do apóstolo Pedro sobre a importância da sobriedade. Jesus trabalhou na vida deste apóstolo admirável, para que esta mensagem chegasse até nós, e produzisse seus efeitos, principalmente no coração dos jovens.

Adolpho




 

sábado, 20 de julho de 2013

ANSIEDADE

Série: Os Conselhos do Apóstolo Pedro aos Jovens

Ansiedade é o resultado de uma vida estressada. O estresse por sua vez pode ser causado por uma situação que leva a pessoa a uma frustração, irritação, um estado aflitivo da alma.

Geralmente a ansiedade vem de um estado contínuo de estresse, que leva a pessoa a comportamentos que prejudica sua saúde, tanto física quanto a saúde da alma. A pessoa que enfrenta uma situação desta, é porque não está se beneficiando da comunhão com Deus; sente uma vazio na alma e acaba apelando para os vícios em geral: comem de maneira excessiva, abusa da bebida, do cigarro e de todo tipo de drogas. Geralmente isto se dá com os jovens, causando-lhes grande sofrimento que se estende, também, aos seus familiares.

O Senhor conhece bem a situação de quem sofre deste mal, e certamente conversou sobre isto com seus discípulos. Quando o Apóstolo Pedro diz aos jovens: "Lance sobre ele (o Senhor) toda a sua ansiedade" ele estava lembrando dos ensinamentos do Mestre e pensando nas suas palavras: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados (estado de ansiedade) eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas almas" (Mateus 11: 28-29).

O Senhor nos ensina a ter um coração humilde, que depende inteiramente de Deus e entrega sua vida, sem reservas de domínio, aos cuidados de Deus, para possuir assim, um espírito de mansidão e de quietude. A ansiedade mórbida brota no íntimo de uma alma vazia e sem descanso, porque não está em comunhão com Deus. Este vazio só pode ser preenchido pela presença do Espírito Santo. Em mateus 6: 25-34 Jesus nos ensina a procurar, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça e descansar nele quanto as preocupações da vida. Ele não quer que soframos com estresse e ansiedade; ele quer cuidar de nós como ele cuida das alves dos céus e das flores dos campos."Observem as aves do céu, não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm você muito mais valor do que elas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo seu esplendor, vestiu-se com um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homem de pequena fé. Portanto, não se preocupem...". Os jovens, assim como todos nós, deve atender ao apelo do Apóstolo Pedro e lançar aos pés de Jesus toda sua ansiedade, todo fardo da alma, e permanecer sob os cuidados de Jesus. Ele é Senhor e Pastor supremo da Igreja. Ele é amoroso, manso e humilde de coração. Ele nos atraiu com amável benignidade e nos ama com amor eterno.

Adolpho
 

quarta-feira, 17 de julho de 2013

HUMILDADE

Série: Os Conselhos do Apóstolo Pedro para os Jovens

Leia 1 Pedro 5: 5-11

"Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá" (Charles Chaplin).

Humildade é a ausência completa de orgulho, ostentação, soberba, vanglória. A humanidade, hoje, sofre porque traz sobre si as marcas, próprias de quem tem um elevado conceito sobre si próprio, e expõe a todos um espírito altivo; uma ausência total de humildade.

No início da vida humana na terra, lá no Éden, satanás conseguiu plantar no coração do primeiro casal, Adão e Eva, a semente do orgulho, da soberba. Quando essa semente brotou, o espírito de altivez influenciou tanto Adão e Eva que pensaram que podiam ser igual a Deus. Quando eles acordaram para realidade era tarde demais, só restava esperar o cumprimento da grande promessa, como está em Gênesis 3:15, referente à semente da mulher, Cristo Jesus, aquele que entraria no mundo humildemente, nascido de mulher, e que seria ferido e pisaria na cabeça da serpente, isto é, venceria de uma vez por todas o maligno e toda força do mal, (leia Filipenses 2: 5-8).

Jesus ensinou sobre a humildade, com seu próprio exemplo de vida; "Tomem sobre vocês o meu jugo (disse ele) e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas" (Mateus 11: 29).

O profeta Miquéias diz em seu livro: "Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus" (Miquéias 6:8).

O Apostolo Pedro sabia, por experiência própria, a importância de uma vida humilde. Ele presenciou quando a mulher de Zebedeu, induzida pelos seus filhos, Tiago e João, aproximou-se de Jesus querendo que o Mestre fizesse uma declaração garantindo que os seus dois filhos ocupassem lugar de destaque entre os demais, quando na inauguração do novo reino. Ele viu, também, a indignação de Jesus diante dessa proposta."Quem quiser ser o primeiro (disse Jesus) deverá ser escravo, como o Filho do Homem, que não veio para ser servido mas para servir e dar a vida em resgate de muitos" (Mateus 20:20-28). Pedro viu Jesus, humildemente, lavar os pés de cada um de seus discípulos, para ensinar sobre a humildade e disposição para servir e não para ser servido (João 13: 1-15).

Somos frutos saídos das entranhas de Adão, cuja altivez escravizou a si e aos seus descendentes. Deus, porém, quando na morte de Cristo Jesus, seu amado Filho, arrancou-nos das entranhas de Adão e nos imergiu nas entranhas de Cristo (Romanos 6: 3-6). Identifiquemo-nos com Cristo na sua morte e ressurreição, para em Cristo vivermos uma nova vida, humilde e submissa.

Adolpho

terça-feira, 16 de julho de 2013

OBEDIÊNCIA

Série: Os conselhos do Apóstolo Pedro aos jovens

Texto: 1 Pedro 5:5-8

As penitenciárias, as casas de Custódia e Tratamento, os Centros de Ressocialização, as Comunidades Terapêuticas e Clínicas de recuperação de dependentes químicos; todos esses estabelecimentos estão superlotados. Os grupos de jovens que se reúnem debaixo dos viadutos, ou em algum canto da cidade, para se drogarem, aumentam cada dia em todas as cidades.
Nossos governantes gastam muitos milhões de reais para mudar esse quadro, mas não conseguem; pelo contrário, estão aumentando. Este dinheiro é tirado dos nossos impostos.
Todas as pessoas que estão nesses lugares, são jovens de 16 a 25 anos de idade que não aprenderam a obedecer a Deus, nem a seus pais e nem as autoridades constituídas; por isso sofrem, como sofrem também os seus familiares.
Pedro ensina aos jovens a importância de obedecer; e ele fala da:

Obediência a Deus. Obedecer a Deus na pessoa do Senhor Jesus. Quando o Filho de Deus foi concebido no útero de Maria, a Palavra de Deus se fez carne, se fez uma pessoa. Cristo que tinha somente uma natureza divina adquiriu uma natureza humana para ser como nós, para nos ensinar a obedecer.
Pedro nos ensina a obedecer a Cristo, porque Cristo é a Palavra de Deus, por isso ensinava as doutrinas do próprio Deus. No Monte da Transfiguração estavam Jesus, Tiago, João e Pedro. Ali, Jesus se transfigurou diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz. Nesse momento a voz de Deus ecoou naquele alto monte: "este é o meu Filho Amado em quem me alegro; a ele vocês ouçam" (Mateus 17: 5). Pedro estava lá; ele viu e ouviu tudo, por isso sabia da importância de ouvir e obedecer os ensinos de Cristo.
Na igreja de Jerusalém, a igreja mãe de todas as outras igrejas locais; lá estava Pedro, levando os primeiros cristãos a perseverarem nas doutrinas dos apóstolos, que eram os ensinamentos de Cristo. "E eles perseveravam na doutrina dos apóstolos..." (Atos 2:42). Obedecer as doutrinas dos apóstolos é obedecer a Cristo.

Obediência aos pais. Pedro sabia que os jovens devem obedecer aos seus pais. Pais, que por sua vez, devem dar ouvido e obedecer a voz de Deus e educarem seus filhos com seus próprios exemplos de vida. Jesus usava muito o Livro de Deuteronômio para ensinar seus discípulos; e Deuteronômio 6:1-6 ensina essas coisas. Pedro com certeza ouvia atentamente tudo isso.

Obediência aos líderes da Igreja, aqueles que vivem e ensinam a sã doutrina. A Bíblia diz; "meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês. Obedeçam aos seus líderes e submetam à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês"(Gálatas 4:19; Hebreus 13:17).

Jesus, o grande exemplo de vida obediente. O grande exemplo de vida obediente para nós é o próprio Jesus, que é Senhor e Pastor Supremo da Igreja. Está escrito: "Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou a mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai" (Filipenses 2:5-11).

Se quisermos, meus caros jovens, galgar as alturas e assentar com Cristo nas regiões Celestiais, precisamos obedecer, como ele obedeceu.

Adolpho

domingo, 14 de julho de 2013

A LEI DA SEMEADURA

Quem semeia a semente do mal, colhe o mal. Está escrito: "Pelo que tenho observado, quem cultiva o mal e semeia maldade, isso também colherá" (Jó 4: 8).


Aquele que maquina só maldade, semeia contenda. Está escrito: "O perverso "tem no coração o propósito de enganar; planeja sempre o mal e semeia discórdia" (Provérbios 6: 14).

Não há benção nem proteção divina para aqueles que semeiam vento. Está escrito: "Eles semeiam vento e colhem tempestade. Talo sem espiga; que não produz farinha. Ainda que produzisse trigo, estrangeiros o devorariam" (Oséias 8: 7).

Adolpho

sábado, 13 de julho de 2013

QUANDO A VIDA COMEÇA REALMENTE?

 "O Senhor Deus me disse: Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações" (Jeremias 1: 4-5).


Uma das dificuldades na polêmica a respeito do aborto é que os cientistas não conseguem determinar quando, de fato, a vida começa. É na concepção, depois de alguns meses ou no momento do nascimento do bebê?

A Bíblia nos dá informações a esse respeito. O profeta Jeremias foi escolhido por Deus quando ainda estava no ventre de sua mãe. Isso quer dizer que Deus já o conhecia antes mesmo do seu nascimento. Este é um forte argumento contra o aborto. Nos somos criaturas de Deus, e ele já nos conhece desde o instante em que somos gerados.

O Senhor ama cada uma de suas criaturas antes mesmo que elas conheçam a luz do dia. Para ele, todo embrião é uma pessoa única, diferente e muito valiosa aos seus olhos; ele já coordena a vida futura dessa pessoa quando ela ainda não nasceu. Deus fez tudo de forma maravilhosa e não quer que nenhuma de suas pequenas criaturas amadas seja privada do direito de viver.

Texto de Jaime Kemp - Extraído da Bíblia da Família, página 760 - Sociedade Bíblica do Brasil.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

PRIORIDADES NA FAMÍLIA

A família é um projeto de Deus. Foi a primeira instituição divina. E foi criada para a glória de Deus e nossa felicidade. Para que a família colime esse elevado propósito, necessário se faz que observemos algumas prioridades.

Em primeiro lugar; Deus precisa vir antes das pessoas. Devemos amar a Deus com toda a nossa alma e de toda a nossa força. Devemos buscar em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça. Para ser um discípulo de Jesus é preciso estar disposto a deixar pai e mãe e amá-lo mais do que qualquer outra pessoa, por mais achegada que seja a nós. Deus ocupa o primeiro lugar em nossa vida, ou então, ainda não sabemos o que é segui-lo. O que é importante destacar é que, quanto mais amamos a Deus, mais amamos nossa família e mais fortes ficam nossos relacionamentos interpessoais. A nossa relação com Deus cimenta os demais relacionamentos, colocando-os dentro de uma correta perspectiva.

Em segundo lugar; o cônjuge precisa vir antes dos filhos. Pecam contra o cônjuge e contra os filhos, aqueles que colocam os filhos em primeiro plano e o cônjuge em segundo plano. O maior presente que podemos dar aos nossos filhos é amar, com desvelo, o nosso cônjuge. A maior necessidade dos filhos é ver o exemplo dos pais. Não há família saudável onde os relacionamentos estão fora dos trilhos. Investimos nos filhos, quando investimos em nosso casamento. Cuidamos dos filhos, quando priorizamos nosso cônjuge.

Em terceiro lugar; os filhos precisam vir antes dos amigos. Precisamos ter discernimento para buscarmos as primeiras coisas primeiro. Nossos amigos são importantes, mas nossos filhos são mais importantes. Aqueles que não cuidam da sua própria família estão em total descompasso com o projeto de Deus. Não podemos sacrificar nosso relacionamento com os filhos para dar mais atenção aos nossos amigos. Nenhum sucesso vale a pena quando o preço a pagar é o sacrifício dos nossos filhos. Os pais precisam entender que seus filhos são prioridade. Precisam investir neles o melhor do seu tempo e o melhor de seus recursos. Precisam criá-los na admoestação e na disciplina do Senhor. Não podem procá-los à ira para quem não fiquem desanimados.

Em quarto lugar; as pessoas devem vir antes das coisas. Vivemos numa sociedade materialista e consumista. As prioridades estão invertidas. As pessoas esquecem-se de Deus, amam as coisas e usam as pessoas. Devemos, ao contrário, adorar a Deus, amar a pessoas e usar as coisas. Quando colocamos coisas no lugar de pessoas tornamo-nos insensíveis e apartamo-nos do projeto de Deus. Há pessoas que, infelizmente, têm mais cuidado com o carro do que com os membros da família. São mais zelosos com seus objetos pessoais do que com os relacionamentos dentro de casa. Amam mais os bens materiais do que os membros da família.

Em quinto lugar; o reino de Deus precisa vir antes dos nossos projetos. Temos visto muitos crentes dando para a Deus a sobra dos seus bens, de seus talentos e do seu tempo. São pessoas que só se preocupam com as coisas terrenas. Correm atrás de seus próprios interesses enquanto a obra de Deus fica relegada a segundo plano. Essas mesmas pessoas, nas palavras do profeta Ageu, semeiam muito e colhem pouco; vestem-se, mas não se aquecem; comem, mas não se satisfazem; e o salário que recebem, colocam-no num saco furado. O pouco que trazem, Deus o assopra, porque não aceita sobras, uma vez que requer primícias. Precisamos buscar em primeiro lugar o reino de Deus. Precisamos investir as primícias da nossa renda na promoção do reino de Deus. Precisamos investir em causas de consequências eternas. Nossa felicidade pessoal e familiar alcançarão sua plena realização, quando essas prioridades estiverem alinhadas em nossa vida!
Fonte: www.hernandesdiaslopes.com.br

domingo, 7 de julho de 2013

GRAÇA SUFICIENTE PARA ENFRENTAR O SOFRIMENTO


A escola da vida é diferente da escola convencional. Dá primeiro a prova, depois a lição. Primeiro a dor, depois o aprendizado. Primeiro, o sofrimento depois o consolo. Como foi que o apóstolo Paulo enfrentou o sofrimento? Ele experimentou alegria no sofrimento. Alegria apesar dos problemas; alegria apesar dos difamadores; alegria apesar da morte. Paulo enfatizou que as coisas espirituais estão acima das materiais; o futuro é melhor do que o presente; e o eterno é mais importante do que o temporal. Paulo aprendeu não apenas a sobreviver às circunstâncias adversas, mas ainda a gloriar-se nelas e sair delas vitorioso.

Paulo fala das revelações extraordinárias quando foi arrebatado até o terceiro céu e do espinho na carne (2Co 12.1-9). Há um grande contraste entre essas duas experiências: Ele foi do paraíso à dor, da glória ao sofrimento. Experimentou a bênção de Deus no céu e a bofetada de Satanás na terra. Paulo tinha ido ao céu, mas agora, aprendeu que o céu pode vir até ele.

Charles Stanley, em seu livro Como lidar com o sofrimento?, comentando o texto supra, ensina-nos algumas lições preciosas:

Em primeiro lugar, há um propósito em cada sofrimento. No preâmbulo de sua segunda carta aos Coríntios, Paulo diz que o nosso sofrimento e a nossa consolação são instrumentos usados por Deus para abençoar outras vidas (2Co 1.3). Na escola da vida, Deus está nos preparando para sermos consoladores. Paulo rogou ao Senhor três vezes para remover o espinho de sua carne. Aprendeu, porém, que quando Deus não remove "o espinho", é porque tem uma razão. Deus não desperdiça sofrimento na vida de seus filhos. Sempre há um propósito. O propósito é não nos ensoberbecermos.

Em segundo lugar, é possível que Deus resolva revelar-nos o propósito de nosso sofrimento. No caso de Paulo, Deus decidiu revelar-lhe a razão do "espinho" em sua carne: evitar que o apóstolo ficasse orgulhoso. Quando Paulo orou, não perguntou porque estava sofrendo, apenas pediu a remoção do sofrimento. Não é raro Deus revelar as razões do sofrimento. Revelou a Moisés a razão porque não lhe seria permitido entrar na Terra Prometida. Disse a Josué porque ele e seu exército haviam sido derrotados em Ai. O nosso sofrimento tem por finalidade nos humilhar, nos aperfeiçoar, nos burilar e nos usar.
Em terceiro lugar, o sofrimento pode ser um dom de Deus. Temos a tendência de pensar que o sofrimento é algo que Deus faz contra nós e não por nós. Jacó disse num momento difícil da vida: "Tendes-me privado de filhos; José já não existe, Simeão não está aqui, e ides levar a Benjamim! Todas estas coisas em sobrevêm" (Gn 42.36). Jacó pensou que Deus estava trabalhando contra ele, quando Deus estava trabalhando por ele. Assim também, o espinho de Paulo era uma dádiva, porque através desse incômodo, Deus o protegeu daquilo que ele mais temia ser desqualificado espiritualmente. Paulo viu o sofrimento como algo que Deus fez a seu favor e não contra ele.


Em quarto lugar, a graça de Deus nos é suficiente no sofrimento. A resposta que Deus deu a Paulo não era a que ele esperava nem a que ele queria, mas era a que ele precisava. Deus não deu a Paulo o que ele pediu, deu-lhe algo melhor, melhor que a própria vida, a sua graça. A graça de Deus é melhor do que a vida. Por ela enfrentamos o sofrimento vitoriosamente. O que é graça? É a provisão de Deus para cada uma das nossas necessidades. Se a graça de Deus foi suficiente para um homem que deixou todas as glórias de seu passado para pregar o evangelho e plantar igrejas em ambientes hostis, como as províncias da Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia Menor. Se a graça de Deus foi suficiente para um homem que sofreu naufrágios, prisões, açoites, apedrejamento e o próprio martírio, tenho plena certeza de que essa mesma graça divina é mais do que suficiente para qualquer sofrimento que você e eu venhamos a enfrentar!
Fonte: www.hernandesdiaslopes.com.br

VIDA RESSURRETA

"...e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nas regiões celestiais, em Cristo Jesus" (Efésios 2:6).

O cristão verdadeiro não é aquele que apenas é membrado, ou firmado, nesta ou naquela igreja. A Bíblia diz: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo" (2Coríntios 5:17). O verdeiro cristão é aquele que vive uma vida ressurreta, em Cristo Jesus. A Bíblia diz que quando Cristo foi levantado na cruz ele atraiu a todos nós. Diz, também, que todos nós fomos imergidos em sua morte, e que nossa velha criatura foi com ele crucificado para que o corpo do pecado seja desfeito. (leia João 12:31-32; Romanos 6:3-6,11). Devemos crer nas Escrituras, crer na grande obra redentora de Deus em Cristo Jesus na cruz do calvário; aceitar isto em nosso coração e declarar essas verdades com nosso boca, conforme o que está escrito em Romanos 10:9-10 "...se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação". Assim fazendo o Espírito Santo vai transformando nossa auto-imagem, conformando-a à imagem de Cristo.

A vida ressurreta diz respeito:
+A um novo poder íntimo. "Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova" (Romanos 6:4).

+A semelhança que temos com Cristo. "Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal" (2 Coríntios 5:10-11).

+A nossa devoção a um novo Senhor. "...para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai" (Filipenses 2:10-11).

+A uma vida com ambição celestial. "Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas" (Colossenses 3:1-2).

+A certeza da glória futura. "Todavia, Deus que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões (...) Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam" (Efésios 2:4-7; 1 Coríntios 2:9). Se, humildemente, aceitarmos o trabalho do Espírito Santo em nossa vida, vamos sendo transformados, e refletindo a glória do Senhor a todos aqueles que nos rodeiam.
Adolpho Salgado

sábado, 6 de julho de 2013

VENCENDO NA FORÇA QUE VOCÊ PODE RECEBER

"Em visão falaste ao Teu Santo, e disseste: socorri um que é esforçado." Salmo 89:19

 

O Senhor Criador ama você. Pense nisso. Reflita e medite sobre isso. O que significa Alguém Todo-Poderoso, Soberano do Universo amar você pessoal e individualmente? Pense nisso. Ele possui terna compaixão. Olhe Sua promessa: "Chegai-vos a Deus, e Ele Se chegará a vós outros." Tiago 4:8. Quando o inimigo vier como uma inundação, o Espírito do Senhor arvorará um estandarte, uma barreira espiritual, circunstancial, eficaz contra ele a seu favor. Creia nisso. Experimente isso pela fé e seja grato quando ocorrer. Agradeça ao Senhor. Tenha em mente que Jesus Cristo é sua esperança. Nas coisas pesarosas e desalentadoras que nos sobrevirão em algum tempo, Cristo diz: "Que homens e mulheres se apoderem da Minha força, e façam paz comigo. Sim, façam paz comigo." Isaías 27:5.

A obra que você tem que fazer é apoderar-se da força que é tão firme como o trono eterno. Como? Crendo em Deus. Confiando nEle. Pensando e dizendo para si mesmo: "Ainda que ideias venham à minha mente e dizem que Deus me abandonou, ou que Ele não me ajuda, vou crer que Ele me auxilia e que agora mesmo envia gratuitamente Sua força para eu viver." Seja animado em todas as circunstâncias. Ainda que você tenha aflições, saiba que Cristo sofreu essas coisas aflitivas em favor de Sua herança. Você é parte da herança dEle. Nada é tão precioso para o Senhor Jesus como Seu povo. O Senhor olha para o coração. Ele conhece os que são Seus. O Senhor experimentará e provará toda pessoa que vive. "Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão." Daniel 12:10.

Os que amam a Deus e são praticantes de Sua Palavra cantem louvores e ações de graças, em vez de proferir palavras de acusação, de crítica e de murmuração. Diga em pensamento para você mesmo ao perceber a bênção de Deus em sua vida, mesmo numa pequena coisa que se resolveu: "Obrigado Senhor!". Ele abençoará os que promovem a paz.

Confie em Deus. Não se deixe deprimir pelos seus sentimentos, por palavras negativas de alguém ou pela atitude de algum instrumento humano. Seja cuidadoso(a), para que por palavras ou atos você não dê aos outros qualquer oportunidade de obter a vantagem de lhe prejudicar. Continue a olhar para Jesus. Ele é a sua força. Contemplando a Jesus você será transformado à Sua semelhança. Ele será a saúde de seu semblante e o seu Deus.

O povo de Deus precisa de você, e você precisa abrandar e subjugar seus próprios sentimentos por amor a Cristo. Ele deseja que você tenha Seu Santo Espírito para lhe moldar. Então você poderá comunicar vida e conforto ao povo de Deus. Sejam suas palavras bem escolhidas para que você seja uma verdadeira bênção para a igreja e para a comunidade. Não aflija sua alma com as incoerências dos outros. Controle-se a si mesmo e seja coerente em todas as coisas.

Postado por Levi Zadok
Fonte: www.portalnatural.com.br




terça-feira, 2 de julho de 2013

POUCOS PÃES E POUCOS PEIXES

Série: O Senhor nos prova na escassez

Leia Mateus 15: 29-37

Como ovelhas, cada um se desviando pelo seu próprio caminho, agora se ajuntaram, como um rebanho sem pastor, desejando ser devidamente cuidado.

Aquela multidão foi atraída por Jesus, aquele que é o bom pastor, aquele que dá a sua vida pelas suas ovelhas. Naquele monte, fazendo parte daquela multidão, havia pessoas aleijadas, cegas, mudas, e outras; estavam todos aos pés de Jesus. Jesus a todos curou, e aquela multidão ficou admirada vendo os aleijados sendo curados, aqueles que andavam manquejando andando normalmente, os cegos enxergando, os mudos falando. Brotou no coração daquele povo o desejo de engrandecer ao Senhor; e um louvor começou a ecoar naquele monte.

Jesus, porém, mostrou-se cheio de compaixão pelo povo, porque estava há três dias com ele e naquele lugar não havia o que comer; e de maneira nenhuma Jesus despediria aquela multidão sem prover-lhe o alimento necessário.

Estava ali muitas famílias; havia quatro mil homens, sem contar as mulheres e as crianças. "Quantos pães vocês têm? perguntou Jesus aos seus discípulos. Sete, responderam eles, e também alguns peixes". Jesus, então, mandou o povo que se assentasse, no chão; pegou aqueles poucos pães e poucos peixes e deu graças ao Pai, depois deu aos seus discípulos para que eles distribuíssem entre a multidão. Todos comeram até fartarem-se; e ainda sobraram sete sextos cheios.

Jesus é o nosso supremo pastor (João 10:11). Ele conhece todas as nossas necessidades, do corpo e da alma. Quando enfrentarmos períodos de escassez, devemos procurar por ele, confiarmos plenamente nele, apresentar a ele o pouco que temos; depois dar graças ao nosso Pai celestial e esperarmos o grande milagre.

Adolpho