quarta-feira, 30 de novembro de 2011

LIVRAMENTO FINAL DA TRISTEZA E DA DOR

"Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor..." (Apocalipse 21:4).

Desde que o homem, por causa do pecado, separou-se de Deus, conforme o que está escrito no capítulo três do Livro de Gênesis, as lágrimas, em consequência dos sofrimentos e da morte, passou a fazer parte do dia-a-dia da humanidade. A mãe chora pela perda do filho ou filha que seguiu caminhos errados; a mulher chora pela ausência do marido que a traiu, deixando-a só com seus filhos; o homem chora a ausência da esposa; a doença e a morte ronda cada família, todos os dias, levando-a às lágrimas; o choro passou a fazer parte da vida.
Deus, porém, não está alheio às nossas lágrimas. Foi por causa disso que Cristo veio ao mundo, a fim de cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: "O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, (...) e dar a todos os que choram uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez espírito deprimido..." (Isaias 61:1,3).
Jesus entende as nossas lágrimas, por que ele chorou com aqueles que choravam, como no caso da morte de Lázaro, o qual foi por ele ressuscitado. "Jesus chorou" (João 11:35). No Monte das Oliveiras, quando Jesus caminhava como ovelha muda indo para o matadouro, avistou Jerusalém; ali derramou suas lágrimas, vendo a ignorância dos homens, que não conseguiam perceber a preciosidade daquele momento. "Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, dizendo: Ah! se tu conhecesses, ao menos neste teu dia, o que a tua paz pertence! Mas agora isso está encoberto aos teus olhos" (Lucas 19:41-42).
No Getsêmani, pouco antes de ser preso, a tristeza da humanidade caiu sobre ele, "Disse-lhes então: A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo. (...) Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caiam no chão" (Mateus 26:38; Lucas 22:44).
Cristo foi para cruz, levando consigo a causa de tudo o que nos faz chorar. Ressuscitado, ele está à direita de nosso Pai Celestial; e assim que vencermos o último dos nossos inimigos, que é a morte, certamente ele estará nos esperando de braços abertos. Nunca mais teremos fome, nem sede, nem sofrimento algum. O Senhor enxugará dos nossos olhos toda lágrima e estaremos com ele eternamente.
Escrito por Adolpho Salgado
Ministro do Evangelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário