sexta-feira, 25 de novembro de 2011

MEU DEUS! QUE AMOR E ESSE?

"Há muito que o Senhor nos apareceu, dizendo: Com amor eterno te amei; com benignidade te atraí. Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel. Ainda serás adornada com os teus adufes, e sairás com o coro dos que dançam. Ainda plantarás vinhas nos montes de Samaria; os plantadores plantarão e gozarão dos frutos. Haverá um dia em que gritarão os vigias sobre o monte de Efraim: Levantai-vos, e subamos a Sião, ao Senhor nosso Deus" (Jeremias 31:3-6).

No texto acima deparamos com uma declaração de amor. O imensurável amor de Deus é derramado em nossos corações trazendo-nos esperança, uma esperança isenta de qualquer dúvida. (leia Romanos 5:5). O texto traz ainda quatro promessas: Reedificação, alegria plena, prosperidade e presença acessível de Deus.
Se os pais de família levassem em conta esta declaração de amor, eterno amor de um Deus eterno, e fizessem transbordar este amor nos corações de seus filhos, o mundo seria diferente. E vejam as promessas:
* Reedificação: "Ainda te edificarei e serás edificada." As famílias pecam e atraem destruição para seus lares. Deus corrigi seus filhos e ao seu tempo, os chama para reedificação. Assim foi com as famílias dos filhos de Judá. Após setenta anos de cativeiro, por causa dos seus pecados, Deus proveu a libertação delas e suscitou Esdras para reconstruir o templo e Neemias para reedificar os muros de Jerusalém para que as famílias estivessem bem protegidas. (leia Esdras capítulos 6 e 7; e Neemias capítulos de 1 a 9).
Deus hoje está suscitando os pais de família para, em Cristo Jesus, reconstruir seus "templos e seus muros".
* Alegria plena: "Ainda serás adornada com os teus adufes, e sairás com o coro dos que dançam". No meio do povo de Deus não há lugar para tristeza; mesmo que tenhamos que passar por algum sofrimento. Quando Paulo e Silas enfrentaram a prisão na cidade de Filipos, eles estavam com seus pés no tronco e isso não roubou a alegria deles. A epístola que mais fala de alegria e suscita alegria no meio do povo de Deus, foi escrita de uma prisão em Roma, a Carta aos Filipenses. Quando Jesus nasceu houve um grande regozijo nos céus e anjos trouxeram aos pastores que estavam no campo uma mensagem de Deus: "Eu vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Na cidade de Davi vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor" (Lucas 2:10-11).
* Prosperidade: "Ainda plantarás vinhas (...) os plantadores plantarão e gozarão dos frutos". O Senhor promete prosperidade santa às famílias de seu povo. "Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (...) E o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo a sua gloriosa riqueza em Cristo Jesus" (Mateus 6:33; Filipenses 4:19).
* Presença acessível de Deus: "Levantai-vos, e subamos a Sião, ao Senhor nosso Deus". Deus é presente nos consolando enquanto peregrinos na terra: "Estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores..." (Gênesis 28:15). Deus é presente , nos proporcionando descanso. "A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso" (Êxodo 33:14). Deus é presente nas nossas reuniões. "Pois onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estarei eu no meio deles" (Mateus 18:20).
Meu Deus! Que amor é esse? O Deus que criou todas as coisas e que nos amou de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito para que nós crendo nele não pereçamos mas tenhamos vida eterna; Cristo que é a encarnação do seu próprio Verbo, através do qual foram criadas todas as coisas, e todas as coisas subsiste por meio dele, agora derramando em nossos corações o seu imenso amor, e nos fazendo ricas promessas! Qual deve ser a nossa atitude diante de tudo isso? Devemos amá-lo como nosso Pai Celestial, amá-lo de todo o nosso coração, com toda força da nossa alma e de todo o nosso entendimento; e ainda fazer das palavras do apóstolo dos gentios as nossas palavras: " Quem nos separará do amor de Cristo? (...) Pois estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 8:35,38,39.
Escrito por Adolpho Salgado
Ministro do Evangelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário