terça-feira, 8 de novembro de 2011

TODAS AS COISAS CONCORREM PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS

"Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". (Romanos 8:28).

A Bíblia nos ensina que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada; na realidade as tribulações do presente, se comparada com a nossa glória eterna, são sofrimentos momentâneos; e tudo isso contribui para o nosso bem, quando cremos e amamos o Senhor.
As Escrituras Sagradas, nos capítulos 37 e 39 à 47 de Gênesis, nos conta a história de José, filho de Jacó (Israel). Ele cria e amava a Deus, desde a sua infância.
Ele era ainda adolescente quando seus irmãos, longe de seus pais, tentou matá-lo; depois resolveram deixá-lo numa cova funda e seca. Passando, porém, por ali uma companhia de ismaelitas acharam por bem vender José como escravo.
Sendo José levado para o Egito, Potifar, oficial de Faraó e capitão da guarda, comprou-o e o levou como escravo para servir em suas propriedades. Caluniado pela mulher de Potifar José foi encarcerado numa masmorra por alguns anos.
Você já imaginou o sofrimento de um adolescente, despontando para a vida, sendo ameaçado de morte pelos próprios irmãos, depois vendido como escravo, e agora tendo a sua vida encerrada numa prisão, no Egito?
Para qualquer pessoa a oportunidade de sucesso na vida de José seria totalmente impossível. Mas José era um jovem que cria e amava a Deus. Nesse período difícil de sua vida, longe dos pais, de sua terra e sofrendo em terras estranhas, e agora trancado numa masmorra, em tudo o que José fazia tinha as mãos de Deus, fazendo-o prosperar.
Em virtude disso ele foi chamado à presença de Faraó, a fim de decifrar os sonhos daquele Rei, a respeito das sete vacas gordas e sete vacas magras, significando sete anos de grande fartura e sete anos de grande escassez. Por isso o Rei Faraó o colocou como governador de todo Egito. "Perguntou, pois, Faraó a seus oficiais: Acaso acharíamos um homem como este, em quem haja o espírito de Deus? Depois disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo. Somente no trono eu serei maior do que tu" (Gênesis 41:38-40).
Quando a fome alcançou Canaã, onde morava Jacó, José seu filho, agora governador da maior potência do mundo naquela época, trouxe seu pai e toda a sua família para o Egito, e a estabeleceu na melhor região daquele país. Veja o que diz José aos seus irmãos: "Mas agora não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para cá, porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. (...) Pelo que Deus me enviou adiante de vós a fim de conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento" (Gênesis 45:5,7).
Muitos sofrimentos pode estar afligindo pessoas e famílias, em nossos dias. Atente para isso: Se você crê e ama a Deus de todo o seu coração Ele está no controle de sua vida, como esteve no controle da vida de José. Suas privações, tribulações, sofrimentos, certamente contribuirão para o seu próprio bem; e Deus o recompensará abundantemente.
Escrito por Adolpho Salgado
Ministro do Evangelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário