sábado, 5 de janeiro de 2013

DEUS NÃO DESISTE DE NÓS



No Capítulo 15 do Evangelho, segundo Lucas, há três parábolas que apontam para esta verdade: Deus não desiste de nós.
A primeira parábola (Lucas 15:4-7) diz respeito ao pastor que perdeu a sua ovelha. Ele tinha cem ovelhas e uma delas se desviou do rebanho. Desviou-se porque deixou de ouvir a voz do seu pastor e isto sinaliza rebeldia. Considerando o valor das cem ovelhas juntas, esta que se desviou era de pouco valor, mas o pastor deixou no aprisco as noventa e nove e saiu em busca daquela ovelha que se havia perdida. Quando a encontrou põe nos seus ombros alegremente e volta para o aprisco.
Nessa parábola quem é o pastor? Jesus diz: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10:11). O bom pastor é Jesus; a ovelha perdida representa cada um de nós.
Na segunda parábola (Lucas 15:8-10) Jesus falou da mulher que perdeu a sua dracma. Uma dracma valia menos que um denário, uma moeda de pouco valor. No entanto uma lâmpada foi acesa para que a dracma fosse encontrada; e quando isto aconteceu houve grande regozijo. Nesta parábola a lâmpada que se acendeu representa o Espírito Santo; a Bíblia diz: “Esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas” (1 João 1:5). O Espírito de Deus traz a luz de Deus. Aquela dracma, tão simples e sem valor, somos nós, eu e você, beneficiados pelo imensurável amor de Deus.
Na terceira parábola (Lucas 15:11-24) Jesus conta a história de um pai que perdeu o seu filho. Aquele filho era muito ingrato, obrigou o seu pai a lhe dar a herança que lhe cabia por direito. Uma herança só é dividida entre os filhos quando o pai morre.
Recebendo esta herança aquele filho enveredou-se pelos atalhos do mundo, numa jornada cheia de frustração e sofrimento. O pai nesta parábola representa Deus, o Pai celestial, que pelo seu grande amor atraiu o filho pródigo, que nesta parábola representa cada um de nós. Está escrito: “Com amor eterno te amei; com benignidade te atraí; atraí-os com cordas humanas, com cordas de amor” (Jeremias 31:3; Oséias 11:4). Eis nestas três parábolas uma grande verdade: Deus não desiste de nós.
Adolpho Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário