sábado, 26 de janeiro de 2013

O FILHO PRÓDIGO E SEU REGRESSO À CASA DO PAI


 
 “Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus servos” (Lucas 15:18-19).

Quando o filho pródigo separou-se de seu pai, sua alma estava cheia de orgulho. A soberba era exaltada em seu coração. Assim que ele saiu da casa do pai ele começou a perder: Perdeu o convívio amoroso junto ao pai, perdeu a moral deixando que a sensualidade e todo tipo de pecado alcançasse o seu coração.  Perdeu, por fim, a herança do pai pela qual ele lutou tanto; perdeu a dignidade.
O filho pródigo, agora, estava cercado pela humilhação, já não tinha nada de si; então assumiu a posição de servo; “Trata-me como um dos teus servos”.
Os textos,( Efésios 1:3-5 e Gênesis 3:1-24), faz com que nós nos identifiquemos com o filho pródigo, pois essas mensagens parece nos mostrar que, antes que a vida humana fosse manifestada no Jardim do Éden, pelas mãos do Senhor, nós já existíamos no coração de Deus, como seus filhos, em Cristo Jesus. No entanto, Adão e Eva, os primeiros seres humanos, receberam a semente do egoísmo, do orgulho, da soberba, que foi plantada pelo maligno em seus corações, com isso resolveram que não mais precisavam do seu Criador. Esta semente foi brotando em cada pessoa, em cada família, de geração em geração. A Bíblia diz: “Corromperam-se contra Deus; já não são seus filhos, (...) geração perversa e depravada é” (Deuteronômio 32:5)
Daí a necessidade da presença de Cristo Jesus entre nós para nos salvar, e assim, garantir nossa posição de filho, junto ao Pai. Em Cristo Jesus recebemos o direito de sermos filhos de Deus; aí começamos o nosso regresso para Deus, o Pai. (confira João 1:12-13)
Todavia, na caminhada de regresso à casa do Pai, é preciso que cada um de nós seja despojado de tudo e aceite a posição de servo. Jesus mesmo nos deu o seu exemplo, pois ele deixou o esplendor de sua glória e nasceu entre nós como servo, e como servo foi obediente até a morte, e morte de cruz. (confira Filipenses 2:5-11)
Então, se quisermos alcançar assento com Cristo, nas regiões celestiais, junto ao Pai, precisamos antes, negar a nós mesmos, renunciarmos a tudo que temos e seguir a Cristo na sua caminhada para o calvário e lá deixarmos a nossa velha criatura. (confira Marcos 8:34; Lucas 14:33)

Amado Pai celestial! Os portais da graça foram abertos, desde que ouvimos a respeito do Evangelho de Cristo, seu amado Filho, e o aceitamos como Salvador e Senhor. Estamos trilhando o caminho deslumbrante que nos leva a ti. No entanto, precisamos muito da tua graça protetora para não sairmos da posição de servo. Ajuda-nos, em nome de Jesus.
Adolpho Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário