quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O FILHO PRÓDIGO E SUA RECONCILIAÇÃO COM O PAI




Nas palavras simples de Jesus há ensinamentos profundos. O Pai nesta parábola nunca havia desistido deste seu filho rebelde. O filho fez sua trajetória pelo mundo, passando pela frustração da perda de tudo o que tinha; depois passou pela humilhação e a fome. O pai, contudo, o perdoou e restituiu-lhe tudo o que ele havia perdido, bem como todos os seus direitos de filho.
O mesmo procedimento tem o Senhor com aquele que sai do mundanismo e se põe a caminho de regresso ao Pai. O Senhor diz: “... Com amor eterno te amei; com benignidade te atraí” (Jeremias 31:3).
O filho pródigo totalmente sem jeito e envergonhado, quis falar ao pai tudo o que havia proposto em seu coração, para que o pai o recebesse como um de seus servos. As palavras daquele filho, porém, foram sufocadas num abraço e num ósculo emocionante do pai. Nesse dia, o dia da reconciliação, aquele filho recebeu de seu pai quatro coisas importantes:
ROUPAS NOVAS: “Tragam a melhor roupa e vistam nele...” Após um bom banho, para tirar a sujeira do mundanismo, o filho recebe roupas novas, num claro recado de Cristo mostrando a necessidade de despir-se do velho homem e vestir-se do novo (Efésios 4:22-24).
ANEL NO DEDO: “Coloquem um anel em seu dedo”. Anel é sinal de autoridade. Agora, aquele filho não era mais dominado; pelo contrário, tinha domínio sobre a sua vida.
CALÇADO PARA OS PÉS: “Coloquem calçado em seus pés”. Pés descalços eram próprios dos escravos. Aquele filho havia deixado a escravidão.
BANQUETE DE HONRA: “Tragam o novilho gordo e matem-no; vamos fazer uma festa...” A participação entorno de uma mesa farta, diz respeito a intimidade do filho com o pai.
É assim que nosso Pai celestial vai nos receber. “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam” (1 Coríntios 2:9).
Com esta mensagem, encerrando a série sobre a “Parábola do Filho Pródigo”, quero citar o texto da Bíblia, onde Deus através de seus servos, os mensageiros do Evangelho, faz um forte apelo para que todos se conciliem com ele: “Tudo isso provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor de Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus”.  Na realidade Deus não desiste de nós.

Amado Pai celestial! Todos nós andávamos como ovelhas desgarradas, trilhando caminhos errados, fazendo coisas abomináveis aos teus olhos. No entanto, naquela cruz, tu fizeste cair sobre teu amado Filho, todos os nossos pecados. Assim, pudemos ser perdoados e reconciliados contigo, bem como, restaurado nossa posição de filhos. Com nossa gratidão, oramos em nome de Jesus.
Adolpho Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário