domingo, 6 de janeiro de 2013

O FILHO PRÓDIGO E SUA OBSTINAÇÃO



O que faz a pessoa deixar a casa do pai, onde tem todo conforto, segurança, comunhão, deleites, e muitas coisas mais? O que faz a pessoa deixar tudo isto e se lançar nas trevas mundanas? Com esta mensagem, O Filho Pródigo e sua Obstinação, estamos começando uma série acompanhando os passos do filho pródigo, na sua peregrinação pelo mundo; analisando os motivos do seu afastamento da casa paterna, suas conseqüências, seu sofrimento, seu arrependimento, sua volta ao pai, sua recepção na casa paterna.
Nas entrelinhas da narração sobre o filho pródigo entendemos que sua saída da casa paterna não se deu num momento, mas sim, após muita insistência, relutando contra os conselhos do pai. Na Bíblia encontramos muitas passagens mostrando pessoas ou nação inteira que experimentaram do fruto amargo da obstinação. Obstinação significa persistência, teimosia.
O profeta Jeremias, por exemplo, alertou a nação judaica contra seu erro deixando de buscar o Senhor para buscar deuses estranhos. Líderes do povo em rebeldia foram duros com o profeta, quando disseram: “Quanto à palavra que nos anunciaste em nome do Senhor, não obedeceremos a ti; antes certamente cumpriremos toda palavra que saiu da nossa boca...” (Jeremias 44:16).
Esta obstinação e dureza de coração levaram o povo ao cativeiro e sofrimento. Nos dias de hoje acontece a mesma coisa; cada vez que, obstinado, resolvemos nos afastar da presença de Deus, nosso Pai, enfrentamos problemas sérios. Obstinação é um dispositivo das forças espirituais da maldade que devemos combater.

Amado Pai celestial! Quantas vezes, por teimosia, virei as costas para ti e experimentei grandes dificuldades em minha vida; tudo porque segui os conselhos do meu coração. Obrigado pela sua paciência para comigo; hoje meu coração e meus ouvidos estão atentos em fazer somente a tua vontade. Oro em nome de Jesus. Amém.
Adolpho Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário